O arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, completa, no domingo (3), 50 anos de sua ordenação episcopal. A comemoração do jubileu de ouro de bispo será neste sábado (2), às 10h, na Catedral da Sé e será comandada pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo Metropolitano de São Paulo.
Além de cardeais, arcebispos, e bispos de todo o Brasil, participará da missa o Núncio Apostólico, representante do Papa Francisco no País.
Dom Paulo foi ordenado bispo em dia 3 de julho de 1966 e começou como auxiliar na Região Episcopal Santana.
Biografia
Filho de imigrantes alemães, Dom Paulo Evaristo Arns nasceu em 1921 em Forquilhinha, Santa Catarina. Ordenado sacerdote em 1945, ele foi estudar na Sorbonne, em Paris. Formou-se em estudos brasileiros, latinos, gregos e literatura antiga.
No Brasil, foi bispo e arcebispo de São Paulo entre os anos 60 e 70 e se destacou por sua luta política, como contra as torturas praticadas durante a Ditadura Militar e a favor do voto, nas Diretas Já.
Em 1985, o cardeal criou a Pastoral da Infância com o apoio da irmã Zilda Arns, que morreu no Haiti vítima do forte terremoto que destruiu parte do país, em 2010. Ela realizava trabalhos humanitários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário