Para a maioria das pessoas, a rotina de higiene bucal começa com a colocação da pasta dental na escova de dentes. A seguir, a escova é levada à pia, molhada e só depois vai à boca. Você também é adepto a esta rotina? Caso positivo, já parou para pensar se ela está correta?
Muitas vezes repetimos comportamentos simplesmente porque se transformam em hábitos, e esquecemos de pensar se realmente são benéficos para nossa saúde. A rotina de higiene bucal é um exemplo. De acordo com a Dra. Sandra Kalil, membro do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), nem sempre é indicado molhar a escova de dentes antes de levá-la à boca.
“Se o paciente apresentar várias lesões de cárie ou mesmo erosão é melhor não molhar, para aproveitar ainda mais os benefícios presentes naquele creme dental”, explica a especialista.
Além disso, outros profissionais da área defendem que não se deve molhar a escova nem antes de colocar a pasta dental, já que as cerdas atuam como uma esponja e, se já absorveram a água, não farão o mesmo com a pasta de dente.
Na próxima vez que você for escovar os dentes, pense nestes detalhes e observe se pequenas mudanças de comportamento resultam em um sorriso mais saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário