segunda-feira, 17 de junho de 2024

Ministra reforça importância da doação de sangue e defende fortalecimento de hemocentros

Na sexta-feira (14), em live promovida pelo Instituto Henfil em parceria com a Revista Fórum, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que a doação de sangue, hoje, está presente como um valor na sociedade brasileira. Trindade também afirmou não ver com bons olhos iniciativas que tentam permitir que o sangue seja comercializado no país.

“Temos de estabelecer uma estratégia de incentivo, de apoio à doação. É uma proposta que faço a todos para que a gente fortaleça essa política”, disse a ministra. Segundo ela, também é fundamental fortalecer o trabalho nos hemocentros.

O encontro virtual celebrou o lançamento da campanha nacional de doação: “Toda vida é importante para alguém. Doe sangue, mesmo sem saber para quem”. Com mais de 3,2 milhões de bolsas de sangue coletadas no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde registrou 1,6% da população brasileira como doadora, em 2023.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a recomendação é que cada país tenha uma população doadora entre 1% e 3%, mas também que cada região avalie qual a melhor taxa para suprir as demandas locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário