quinta-feira, 6 de março de 2025

Campanha da Fraternidade 2025, mais uma vez com o tema voltado para natureza

Por Sandro Oliveira

Quero fazer um convite aos católicos para uma reflexão profunda. Como estamos tratando o mundo em que habitamos? Será que estamos zelando pelo nosso planeta da maneira que Deus nos entregou? A Campanha da Fraternidade de 2025 nos instiga mais uma vez a contemplar a vida no planeta que habitamos. O tema escolhido é "Fraternidade e Ecologia Integral" e o lema "Deus viu que tudo era muito bom", uma alusão ao versículo de Gênesis 1,31 que aborda a criação do mundo. A preservação do meio ambiente é um tema de extrema relevância.

Durante os 61 anos de sua história, houve oito Campanhas da Fraternidade que, de alguma maneira, trataram da preocupação da Igreja com o meio ambiente. Entretanto, são poucos os católicos que abordam esse assunto tão crucial para a vida do nosso planeta. Muitas vezes, agimos com egoísmo, focando apenas nas questões humanas, sem valorizar a natureza, como se não fôssemos parte dela. Somos a única espécie que destrói o habitat que a abriga. 

Certa ocasião, em uma reunião da Escola Vivencial do Cursilho, comentei que, se não preservarmos a água, corremos o real risco de não poder realizar mais batizados. Alguns riram, alegando que eu era exagerado. Lembrei a todos que a água é fundamental para diversas religiões em rituais de purificação e batismo, especialmente para os cristãos, e finalizei dizendo que frequentemente só valorizamos a água quando nos falta. 

Às vezes, recordo da minha infância, quando íamos ao rio para nos banhar. Isso se era um programa popular para muitas famílias aos domingos em Coração de Maria. Elas realizavam piqueniques às margens do nosso querido Rio Parnamirim. Hoje, lamentavelmente, não temos mais a oportunidade de aproveitar suas águas como antes. O rio foi devastado! Anteriormente, até depósitos de lixo foram feitos em suas margens, e a vegetação ribeirinha foi removida para cultivo de abacaxi e pastagens. Com as chuvas, a enxurrada carregou areia, aterrando o leito do rio, e em várias áreas, produtos químicos contaminaram a água. O que resta agora é um pequeno riacho do que um dia foi um belo rio. 

Neste período de Quaresma, algumas pessoas se dedicam a doar cestas básicas e peixes, um gesto bonito e relevante, mas é fundamental que tenhamos consciência sobre a importância de preservar o meio ambiente e conscientizar essas pessoas. No início da Bíblia, lemos que "o Espírito de Deus pairava sobre as águas" (Gênesis 1,2), uma das passagens mais belas e significativas das Escrituras. 

Com este espírito, vamos pedir a Deus que Seu Espírito desça sobre nós e que possamos cultivar um amor maior por Sua criação, ajudando a conservar o que Ele fez. Que a imagem de São Francisco de Assis, destacada no cartaz da Campanha da Fraternidade, nos inspire a adotar novas atitudes e a cuidar do nosso planeta, a Terra.

Sandro Oliveira
Membro do Cursilho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário