Por Sandro Oliveira
Muitas vezes, as pessoas seguem Jesus por interesse, seja para obter cura, prosperidade financeira ou libertação de problemas. Essa atitude não é nova e remonta aos tempos em que Jesus andava pela Terra. A Bíblia nos mostra que as pessoas o seguiam por causa dos milagres e da comida que Ele oferecia. O fato é que a grande maioria segue a Jesus simplesmente por interesse. Senão vejamos: "Seguia-o uma grande multidão, porque via os milagres que fazia (Mat. 6,22)"; - "a comida alimentou quatro mil homens, mais as mulheres e as crianças” (Mat. 15,36-38); “os milagres tornaram Jesus mais conhecido e muitas pessoas o seguiam por causa da comida” (João 6,26).
Nos dias atuais, muitas pessoas ainda seguem Jesus pelo mesmo motivo. Basta ouvir falar que o padre está celebrando missa de cura e libertação, que o pastor evangélico está realizando culto de prosperidade financeira, que muitos fazem de tudo para participar. Claro, a fé de que Jesus pode fazer a nossa vida melhorar não é ruim, o problema está quando achamos que isso é o que devemos buscar de Deus.
No entanto, quando Jesus enfrentou a cruz, muitas dessas mesmas pessoas o abandonaram. O próprio teve que carregar a sua cruz (Jo 19,17). Só algumas poucas pessoas ainda estavam com Ele, “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, Maria Madalena e o discípulo a quem Ele amava...” (João 19,25). É um contraste marcante entre a busca por benefícios materiais e a verdadeira devoção a Deus. Enquanto Jesus multiplicava a comida e realizava curas, a multidão estava atrás Dele.
É importante ter uma motivação certa para seguir Jesus. Em vez de buscar apenas os benefícios que Ele pode nos oferecer, devemos ter uma gratidão profunda por tudo o que Ele fez por nós, especialmente por ter dado Sua vida para nos libertar. É uma chamada para uma fé mais profunda e mais significativa.
Jesus nos convida a ir até Ele nos momentos de dificuldades, mas é fundamental que nossa motivação seja a gratidão e o amor por Ele, e não apenas o interesse em obter benefícios. É um desafio para que reexaminemos nossa fé e nossa relação com Deus, e busquemos uma conexão mais profunda e significativa com Ele.
Ao refletir sobre nossa fé, podemos descobrir que nossa motivação para seguir Jesus é mais profunda do que apenas buscar benefícios materiais. Podemos encontrar uma fonte de força e inspiração em Sua palavra e em Sua presença em nossas vidas.
E você, por que você segue Jesus Cristo?
Sandro Oliveira
Membro do Cursilho