terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Por que você segue Jesus Cristo?

Por Sandro Oliveira

NA MAIORIA das vezes, o povo segue Jesus porque está precisando de alguma coisa. Seja para ser curado de uma enfermidade, problema financeiro, para se livrar de maus espíritos, e por aí vai. O fato é que a grande maioria segue a Jesus simplesmente por interesse. É assim desde os tempos em que Jesus andava por essas bandas, senão vejamos: "Seguia-o uma grande multidão, porque via os milagres que fazia (Mat. 6,22)"; - "a comida alimentou quatro mil homens, mais as mulheres e as crianças,” (Mat. 15,36-38); “os milagres tornaram Jesus mais conhecido e muitas pessoas o seguiam por causa da comida” (João 6,26). Ou seja, seguiam a Jesus, por interesse!

NOS dias atuais muitas pessoas ainda seguem Jesus pelo mesmo motivo. Basta ouvir falar que o padre está celebrando missa de cura e libertação, que o pastor evangélico está realizando culto de prosperidade financeira, que as muitos fazem de tudo para participar. Claro, a fé de que Jesus pode fazer a nossa vida melhorar não é ruim, o problema está quando achamos que isso é o que devemos buscar de Deus.

O TRISTE é saber, enquanto Jesus multiplicava a comida e realizava curas, a multidão estava atrás Dele. Mas quando Jesus passou pelo caminho da cruz ninguém mais estava com Ele, o próprio Cristo teve que carregar a sua cruz (Jo 19,17). Só algumas poucas pessoas ainda estavam com Ele, “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, Maria Madalena e o discípulo a quem Ele amava...” (João 19,25).

É VERDADE que o próprio Cristo nos convida a ir até Ele nos momentos de dificuldades, “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mat. 11,28). Mas tenhamos em primeiro lugar o desejo de apresentar ao nosso Deus as nossas necessidades crendo que ele pode nos ajudar, mas a nossa motivação e a nossa vida deve ser motivada pela gratidão a Cristo, por Ele ter dado Sua vida para nos libertar e não pelo interesse no que Ele pode nos fazer.

E VOCÊ, por que você segue Jesus Cristo?

Sandro Oliveira
Membro do Cursilho

Brasil tem 4º melhor PIB no trimestre entre o G20 e se iguala à China

Após alta de 0,9% no terceiro trimestre de 2024, o Brasil tem o quarto melhor Produto Interno Bruto (PIB) no período, e na comparação interanual, entre os integrantes do G20 que divulgaram os resultados sobre o crescimento da economia dos respectivos países.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, um estado ou uma cidade, geralmente em um ano. Uma alta significa que a economia está crescendo em ritmo bom, e uma queda implica no encolhimento da produção econômica.

No ranking, divulgado em nota informativa pela Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Fazenda, o Brasil fica atrás apenas da Indonésia (1,5%), Índia (1,3%) e México (1,1%) na comparação com o terceiro trimestre, e se iguala à China.

Confira o PIB de integrantes do G20 no 3º trimestre de 2024:

  1. Indonésia, com crescimento de 1,5%;
  2. Índia, com crescimento de 1,3%;
  3. México, com crescimento de 1,1%;
  4. Brasil, com crescimento de 0,9%;
  5. China, com crescimento de 0,9%;
  6. Arábia Saudita, com crescimento de 0,8%;
  7. Estados Unidos, com crescimento de 0,7%;
  8. França, com crescimento de 0,4%;
  9. União Europeia, com crescimento de 0,3%;
  10. Canadá, com crescimento de 0,3%;
  11. Japão, com crescimento de 0,2%;
  12. Coreia do Sul, com crescimento de 0,1%;
  13. Alemanha, com crescimento de 0,1%;
  14. Reino Unido, com crescimento de 0,1%;
  15. Itália, com crescimento de estável de 0%;
  16. Turquia, com queda de -0,2%; e
  17. África do Sul, com queda de -0,3%.

Top 10 maiores PIBs na variação interanual dos integrantes do G20:

  1. Índia (5,4%)
  2. Indonésia (5%)
  3. China (4,6%)
  4. Brasil (4%)
  5. Rússia (3,1%)
  6. Arábia Saudita (2,8%)
  7. Estados Unidos (2,7%)
  8. Turquia (2,1%)
  9. México (1,7%)
  10. Coreia do Sul (1,5%)

Top 10 maiores PIBs na variação acumulada de 4 trimestres dos integrantes do G20:

  1. Índia (7,1%)
  2. Indonésia (5%)
  3. China (5%)
  4. Rússia (4,4%)
  5. Turquia (3,6%)
  6. Brasil (3,1%)
  7. Estados Unidos (3%)
  8. Coreia do Sul (2,3%)
  9. México (1,9%)
  10. França (1,2%)
  11. O PIB do Brasil

No terceiro trimestre (período de julho a setembro), o PIB brasileiro cresceu 0,9%, frente ao segundo trimestre deste ano. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (3/12).

Fonte: Metrópoles 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

CNH: Congresso analisa habilitação para carro automático

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que passou por mudanças importantes recentemente, como ampliação da pontuação máxima para a respectiva suspensão e também no prazo de validade, poderá mudar novamente em um futuro próximo. Pelo menos é o que propõem projetos de lei que estão tramitando no Congresso Nacional.

Dentre eles, está a proposta de introduzir na CNH novas categorias para diferenciar condutores habilitados para veículos com câmbio manual e automático.

Trata-se do PL 7.746/2017, de autoria da deputada federal Mariana Carvalho (Republicanos), que prevê a criação de duas categorias de habilitação: uma restrita a veículos com câmbio automático e outra que abrangeria todos os tipos de veículos, independentemente do tipo de câmbio.

A proposta ainda tramita na Câmara dos Deputados e aguarda votação nas comissões técnicas. A tramitação do projeto começou em março de 2023, e desde então, passou por várias comissões e debates no Congresso.

O projeto ainda enfrenta resistência de alguns parlamentares, que argumentam que as mudanças podem ser onerosas para os motoristas e para as autoridades locais responsáveis pela implementação.

Fonte: Uol