segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Em discurso, Lula critica ONU e diz que medidas de sustentabilidade são ‘fracasso coletivo’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) neste domingo (22) e criticou a atuação da instituição e as medidas climáticas tomadas. Lula disse que “louváveis e significativos”, mas que “ainda assim, nos faltam ambição e ousadia”.

“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram o maior empreendimento diplomático dos últimos anos e caminham para se tornarem nosso maior fracasso coletivo”, disse. Segundo o presidente, apenas 17% das 17 metas da Agenda 2030 vão ser atingidas no prazo. Esses objetivos são um conjunto de metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral — como proteção do meio ambiente, erradicação da pobreza, redução da desigualdade — da Agenda 2030.

Lula diz que situações recentes, como a mudança do clima, pandemia, corrida armamentista e os conflitos na Europa e no Oriente Médio “escancaram as limitações das instâncias multilaterais”. Para ele, a maioria das instituições “carece de autoridade e meios de implementação para fazer cumprir suas decisões”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário