sábado, 30 de novembro de 2024

Botafogo é campeão da Libertadores 2024

Em partida épica na final de Libertadores, o Botafogo venceu o Atlético-MG, por 3 a 1, e se sagrou campeão da América pela primeira vez na História. Os times brasileiros se enfrentaram pela decisão do torneio continental neste sábado (30), no Monumental de Núñez, em Buenos Aires. Luiz Henrique, Alex Telles e Júnior Santos marcaram para o Glorioso, que teve Gregore expulso logo no primeiro minuto de jogo. Vargas descontou para o Galo.

Kley Lima, Zé Gol e vereadores serão diplomados dia 13 de dezembro

Acontece no dia 13 de dezembro de 2024, a diplomação do prefeito eleito Kley Carneiro Lima (Avante), o vice-prefeito Jose da Silva Miranda (PT) e os 11 vereadores eleitos de Coração de Maria. O ato está programado para as 9h, no Fórum Juiz João Leal, situado na Av. Amélio Teixeira Amorim, 14, Centro, Coração de Maria. 

Serão diplomados também os eleitos das cidades de Pedrão e Teodoro Sampaio. Será presidida pela juíza Karla Adriana Barnuevo de Azevedo, Juíza Presidente da 1ª Junta Eleitoral responsável pela totalização dos votos.

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Nordeste pode ter cinco times na Série A em 2025 com acesso de Ceará e Sport; entenda

A última rodada da Série B do Brasileirão 2024, disputada neste domingo (24), foi marcada por uma intensa disputa por três vagas de acesso à elite do futebol brasileiro. Mirassol, Sport e Ceará levaram a melhor e estarão na Série A no próximo ano. O Mirassol foi o primeiro a garantir sua vaga. Jogando em casa contra a Chapecoense, o time paulista venceu por 1 a 0 e encerrou a competição na segunda colocação, com 67 pontos.

O Sport também fez valer o mando de campo e conquistou o acesso ao bater o campeão Santos por 2 a 1 na Ilha do Retiro. Com a vitória, o Rubro-Negro pernambucano alcançou 66 pontos e ficou com a terceira posição.

A última vaga ficou com o Ceará, que empatou sem gols com o Guarani, fora de casa. O Vozão contou com a ajuda do Goiás, que venceu o Novorizontino por 1 a 0, e garantiu o quarto lugar, somando 64 pontos.

O Novorizontino, destaque da competição, ficou com a menção honrosa. A equipe passou boa parte do torneio no G-4 e dependia de um empate contra o Goiás para subir, mas a derrota em Goiânia tirou suas chances de acesso.

NORDESTE PODE TER RECORDE DE TIMES NA SÉRIE A

Com Sport e Ceará subindo para a Série A, o futebol nordestino já garantiu quatro representantes na elite em 2025, somando Fortaleza e Bahia. O número pode aumentar caso o Vitória confirme sua permanência na competição.

Fonte: Bahia Notícias 

Mutirão de Regulação acelera transferência de pacientes

Um esforço conjunto dos profissionais da Central Estadual de Regulação (CER) e de diretores médicos e gerais dos maiores hospitais estaduais permitiu a realização de mais um mutirão de regulações, no sábado (23). Com a presença da Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, a iniciativa alcançou a marca de 682 regulações até às 19h. A intenção da mobilização foi solucionar as demandas de pacientes de unidades de toda a Bahia. O mutirão é parte de uma série de iniciativas para acelerar as transferências e melhorar o acesso à assistência de alta complexidade em nosso Estado.

Defesa Civil do Estado alerta sobre os riscos de fortes chuvas nos próximos dias

A previsão do tempo sinaliza que, a partir de sábado (23) até a próxima terça-feira (26), o estado da Bahia será atingido por fortes chuvas. De acordo com informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hidricos (Inema) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas podem variar de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), cenário este que se tornará mais ameno a partir do próximo domingo (1/12), quando as chuvas podem variar de fracas a moderadas. 

sábado, 23 de novembro de 2024

A Capela do Cursilho

Por Sandro Oliveira

QUANDO fiz o cursilho, em 1998, experimentei um momento de virada muito importante na minha vida, pois costumo dizer que divido em antes e depois dessa vivência maravilhosa.  Não que eu fosse uma pessoa sem fé ou afastada da igreja, mas mudei a maneira de ver o mundo, de pensar o cristianismo, de ver além do que os padres falavam nas homilias dominicais. Tudo isso, além, claro, dos momentos emotivos e de espiritualidade que envolvem aqueles que participam do encontro, e das amizades que construímos nesse período. 

ALÉM das palestras, que no cursilho chamamos de mensagens, e dos momentos de espiritualidade, me identifiquei muito com o esforço do movimento em formar lideranças cristãs, e esse tem sido o meu objetivo dentro do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC). Um movimento eclesial que forma lideranças para a igreja católica. Lideranças visando evangelizar nos mais diversos ambientes da sociedade, pois esse é o seu principal carisma: Evangelizar Ambientes, mesmo que alguns ainda não encarnem esse carisma no dia a dia. Mas esse é um assunto para outra hora, pois agora quero falar da Capela do Cursilho. 

QUANDO fiz o cursilho, o espaço era outro. O cursilho era realizado na Casa do Papagaio “Paz e Bem” - a casa do cursilho, que teve sua construção iniciada pela Diocese e concluída a montagem da mesma pelos cursilhistas de Feira de Santana no ano de 1970. Eu tinha essa casa antiga como um lugar sagrado. Tudo nela, para mim, exalava espiritualidade e paz. A Capela é meu local predileto.

UMA capela simples, sem luxo, pela qual eu tinha um sentimento de pertencimento. Aquele lugar me transmitia uma espiritualidade bem familiar, pois eu o tinha como se fosse meu, e foi esse um dos motivos que me deixaram triste quando tivemos que sair da casa antiga para o Centro de Formação Dom Itamar Vian, um excelente espaço, onde realizamos os nossos cursilhos de 2019 para cá.  Quando chegamos ao novo local para realizarmos um cursilho, não gostei da capela, achei muito grande, desagradável.

MAS foi então que minha filha Marcelle, que tinha feito o cursilho na casa antiga em 2015, me disse que a Capela nova era muito linda, após trabalhar no cursilho em 2019. Eu perguntei: “Por que você acha linda?” E ela respondeu: “Porque daqui de dentro a gente vê o céu!”. E não é que a gente vê o céu mesmo! Isso porque a arquitetura da capela faz com que, ao olharmos para o altar, vejamos o céu no alto.

IMPRESSIONANTE, como eu não me atentei para aquele importante detalhe. Talvez tenha sido o apego emocional à capela antiga, e isso me impossibilitava de ver o novo. É natural sentir saudades de coisas e lugares passados, especialmente aqueles que tiveram significado profundo em nossas vidas. Mas devemos nos abrir para o novo. Depois que minha filha me mostrou o “Céu” da Capela nova, agora eu a considero uma das mais lindas, um lugar abençoado, de fé e reflexão, além de ser muito elegante. 

É ISSO AÍ, cursilhistas de ontem e de hoje, dividam a vida, compartilhem sentimentos, vivam intensamente e façam o bem. É isso que tento passar para as minhas duas filhas e para aqueles que fazem o cursilho. Compaixão, solidariedade, justiça e amor ao próximo devem ser partilhados, independentemente de raça, de religião, do status social, da opinião política. Enxergar o lado bom das coisas deve ser uma escolha para fazermos todos os dias ao levantarmos para uma nova experiência nesta maravilhosa aventura que é a vida. 

“Senhor, que eu veja” (Lc 18, 35-43)

Cante: Viva a vida! Faz o mundo ficar mais bonito no seu coração.

Sandro Oliveira
Membro do Cursilho

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Brasil pede desculpas públicas pela escravização de pessoas negras

O governo Lula, em nome do Estado brasileiro, pediu publicamente nesta quinta-feira (21) desculpas à população negra pela escravização e seus efeitos.
 
O pedido de desculpas, feito um dia depois do Dia da Consciência Negra, ocorreu em evento com as presenças das ministras Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania) e Anielle Franco (Igualdade Racial), além do advogado-geral da União, Jorge Messias.
 
"Nessa caminhada de luta, que é abolicionista, que a gente lutou e continua lutando por liberdade, a gente vem construindo a cada dia passos mais importantes", disse Macaé. "Essa memória de mais de 300 anos de escravatura não acaba no 13 de maio, porque o 14 de maio começa com o total abandono da população negra no país".

Bolsonaro e mais 36 são indiciados pela PF

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 36 pessoas no inquérito que investiga tentativa de golpe de Estado no Brasil.

A PF indicia alguém quando conclui, após investigações, que há indícios de autoria de determinado crime.
O indiciamento é formalizado com base em evidências colhidas em depoimentos, laudos periciais e escutas telefônicas, além de outros instrumentos de investigação.

Etapa PGR

Após o indiciamento, o próximo passo da PF é encaminhar o inquérito ao Ministério Público Federal (MPF).

Caberá à Procuradoria-Geral da República (PGR), órgão máximo do MPF, decidir se há elementos suficientes para oferecer uma denúncia contra os indiciados.

Etapa STF

Caso a denúncia seja oferecida, o próximo passo é o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir se acolhe ou não o pedido.

Em caso positivo, os indiciados viram réus e passam a responder a processo judicial, em que podem ser absolvidos ou condenados a cumprir pena.

Indiciados
Além do ex-presidente, estão entre os indiciados alguns ex-ministros do governo, como Anderson Torres (Justiça), general Augusto Heleno (GSI) e Braga Netto (Defesa).

Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid também está na lista.

O inquérito concluído abrange o envolvimento nos ataques de 8 de janeiro, em tramas golpistas durante a eleição presidencial de 2022, bem como o plano para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSD) e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Fonte: CNN

terça-feira, 19 de novembro de 2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 19, a Operação Contragolpe, para desarticular organização criminosa responsável por ter planejado um golpe de Estado para impedir a posse do presidente eleito em 2022 e restringir o livre exercício do Poder Judiciário.

Até o momento, cinco pessoas teriam sido presas, com autorização do STF. Quatro suspeitos são militares do Exército, ligados às forças especiais, os chamados "kids pretos".

Um policial Federal também teria sido preso.

Segundo a Polícia Federal, os investigados são, em sua maioria, militares com formação em Forças Especiais, e a organização criminosa se utilizou de elevado nível de conhecimento técnico-militar para planejar, coordenar e executar ações ilícitas nos meses de novembro e dezembro de 2022.

Entre essas ações elaboradas pelo grupo, a investigação identificou um detalhado plano denominado "Punhal Verde e Amarelo", que seria executado no dia 15 de dezembro de 2022, voltado ao homicídio de Lula e Geraldo Alckmin, então presidente da República e vice eleitos.

"Ainda estavam nos planos a prisão e execução de um ministro do Supremo Tribunal Federal, que vinha sendo monitorado continuamente, caso o Golpe de Estado fosse consumado", diz a PF. Segundo o G1, o ministro seria Alexandre de Moraes.

As prisões foram autorizadas por Moraes e já tinham sido cumpridas às 6h50 desta terça.

Os militares teriam sido presos no Rio de Janeiro, onde participavam da missão de segurança da reunião de líderes do G20.

Além dos cinco mandados de prisão preventiva, a PF cumpre três mandados de busca e apreensão e 15 medidas cautelares diversas da prisão, que incluem a proibição de manter contato com os demais investigados, a proibição de se ausentar do país, com entrega de passaportes no prazo de 24 horas, e a suspensão do exercício de funções públicas.

O Exército Brasileiro acompanhou o cumprimento dos mandados, que estão sendo efetivados no Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e Distrito Federal.

Os fatos investigados nesta fase da investigação configuram, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, Golpe de Estado e organização criminosa.

Plano detalhado

O planejamento elaborado pelos investigados detalhava os recursos humanos e bélicos necessários para o desencadeamento das ações, com uso de técnicas operacionais militares avançadas, além de posterior instituição de um "Gabinete Institucional de Gestão de Crise", a ser integrado pelos próprios investigados para o gerenciamento de conflitos institucionais originados em decorrência das ações.

Funcionário da presidência

Segundo a GloboNews, um dos presos foi secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República em 2022. Atualmente, é assessor do deputado e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

A operação foi autorizada no âmbito do inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado e a sequência de atos antidemocráticos promovidos ao longo do processo eleitoral de 2022, e que culminaram nos atos de 8 de janeiro de 2023. Há uma expectativa de que esse inquérito seja finalizado ainda este ano.

A PF chegou aos alvos desta terça ao analisar dados desses militares já investigados no inquérito. Segundo a GloboNews, parte dos indícios veio, por exemplo, de material que já tinha sido deletado de aparelhos do coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, e foi restaurado pelos investigadores. Cid deve depor novamente à PF nesta terça.

Outra parte, ainda maior, veio dos aparelhos celulares de outros militares.

Em fevereiro, uma operação também relacionada ao mesmo inquérito prendeu militares do Exército e um ex-assessor da presidência e fez buscas contra uma série de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Líderes mundiais chegam ao Brasil para cúpula do G20

Este ano a reunião do G20 acontece pela primeira vez no Brasil, a cúpula começa formalmente nesta segunda (18) e terça-feira (19). No entanto, governantes do mundo todo já começam a desembarcar no Rio de Janeiro, cidade que sedia a cúpula.

O G20 vai reunir chefes de Estado das 19 maiores economias do mundo, mais a União Africana, União Europeia, e outros líderes de países convidados.

Entre a manhã de sábado (16) e a tarde deste domingo (17), autoridades já desembarcam no Rio de Janeiro. O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, chegou no sábado e se reuniu com o presidente Lula.

No mesmo dia, outros chefes de Estado chegaram para a reunião, entre eles o presidente do Chile, Gabriel Boric; da Colômbia, Gustavo Petro; a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni (que foi a primeira a chegar); e o Príncipe de Abu Dhabi e presidente dos Emirados Árabes, Mohamed bin Zayed Al Nahyan.

Ao longo deste domingo mais líderes se juntaram ao encontro, o anfitrião brasileiro se reuniu com presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa e também com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que disse “Grande importância estratégica e econômica”, sobre a reunião.

Javier Milei, presidente da Argentina; e Emmanuel Macron, Presidente da França, chegaram no fim da tarde, após se encontrarem na Casa Rosada, sede do governo argentino.

Xi Jinping, presidente da China, também desembarcou no Rio de Janeiro neste domingo. Ele deverá ter uma reunião bilateral com Milei.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou por volta de 21h após realizar visita à Amazônia.

Estão previstas as chegadas ao Brasil dos chefes de Estado do México, Claudia Sheinbaum; da Espanha, Pedro Sánchez; e do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, nas primeiras horas da segunda-feira (18), dia do início da Cúpula do G20.

Fonte: CNN

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

O Sac Móvel estará em Coração de Maria nos dias 16 a 19 de novembro

O SAC Móvel chegou em Coração de Maria. A carreta está na Praça Dr. Araújo Pinho, no centro da cidade, na frente da prefeitura, o período de atendimento é de 16/11 a 19/11/2024, horário de atendimento: 07h30 às 17h. Os serviços disponíveis são:

- Emissão de Carteira de Identidade;

- Orientação e Recadastramento de Pensionistas do Estado;

- Emissão de Antecedentes Criminais;

- Registro de críticas, denúncias, elogios, orientações, reclamações, solicitações e sugestões sobre os serviços públicos prestados pelo Governo do Estado;

- Serviços do PLANSERV. 

AL-BA aprova projeto estadual de ampliação ao acesso à habilitação na Bahia

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, nesta terça-feira (12), os projetos programas CNH da Gente e CNH na Escola, desenvolvidos pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), para incentivar a formação e qualificação de condutores de veículos automotores e elétricos. 

Os projetos visam à população inscrita no CadÚnico e a estudantes do Ensino Médio ou da Educação Profissional e Tecnológica, da rede pública estadual de ensino.  A novidade em relação ao programa da antiga Escola Pública de Trânsito é que os beneficiados pelos novos programas terão direito a realizar o processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma totalmente gratuita. 

Após sancionadas pelo governador – próxima etapa para a implementação das iniciativas –, serão anunciados os pré-requisitos e a quantidade de vagas disponíveis.

“Celebramos esse momento que vai contribuir muito com as famílias em vulnerabilidade social que terão direito à habilitação gratuita. Grande parte dos contemplados vai utilizar o documento para gerar renda através dos aplicativos de transporte. Quem participar terá apenas que se dedicar para passar nas provas, contribuindo para um trânsito mais seguro e humanizado”, explicou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.

Fonte: Bahia Noticias 

Terrorismo: Homem detona explosivos em frente ao STF

Duas explosões aconteceram na noite de quarta-feira (13/11) nas proximidades do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, deixando uma pessoa morta. Um boletim de ocorrência da Polícia Civil do Distrito Federal identifica o homem que morreu como Francisco Wanderley Luiz.

Ele disputou a eleição de 2020 na cidade de Rio do Sul, em Santa Catarina, pelo Partido Liberal (PL), mas não conseguiu número de votos suficientes para ser eleito vereador.

Nas urnas, ele se identificou como Tiü França. Um perfil no Facebook com esse nome, que não está mais disponível, mostrava uma foto dele dentro do STF e o texto: "Deixaram a raposa entrar no galinheiro (chiqueiro) ou não sabem o tamanho das presas ou é burrice mesmo."

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Os dez mais ricos ganham US$ 64 bilhões em um único dia nos EUA

A maior potência econômica do mundo, EUA, tem também os nove mais ricos do mundo entre os 10 maiores. Destaque para Elon Musk com US$ 290 bilhões, seguido de Jeff Bezos US$ 228 bilhões, Mark Zuckerberg US$ 202 bilhões, Larry Ellison US$ 193 bilhões. Bernard Arnault, 5º na lista, é francês e tem US$ 173 bilhões. Bill Gates US$ 159 bilhões, Larry Page US$ 158 bilhões, Sergey Brin US$ 149 bilhões, Warren Buffett US$ 148 bilhões e Steve Ballmer US$ 146 bilhões. Detalhe: a vitória de Donald Trump nas eleições norte-americanas de 2024 fez com que a fortuna dos dez bilionários mais ricos do mundo tivesse um aumento de US$ 64 bilhões em um único dia. O valor representa um recorde histórico desde o início do índice de riqueza da Bloomberg. 

terça-feira, 12 de novembro de 2024

Austrália: Menores de 16 anos proibidos de usar as redes sociais

A Austrália radicaliza e proíbe, por lei, o acesso de menores de 16 anos às redes sociais. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Anthony Albanese, que prometeu agir contra empresas de tecnologia que não protegerem os jovens usuários. Plataformas como Facebook, TikTok e Instagram serão responsáveis por implementar essa restrição de idade e enfrentarão multas significativas caso não adotem a medida, conforme advertiu o líder de centro-esquerda.

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

TikTok deve restringir acesso à rede social no Brasil até dia 14 para seguir operando

O TikTok tem até quarta-feira (14) para acabar com o acesso livre à rede no Brasil, por determinação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Hoje, qualquer pessoa consegue ver o que é publicado sem precisar de um cadastro ou processo de identificação.

Em nota, o TikTok alegou ter compromisso com a segurança e a privacidade dos usuários e que só aceita cadastro de adolescentes a partir dos 13 anos. O governo federal quer que o TikTok bloqueie o acesso de usuários não cadastrados, e crie mecanismos para proteger crianças e adolescentes.

Em outra determinação, a ANPD deu prazo até dia 24 para que a plataforma apresente um plano de cadastramento de adolescentes, para que os pais tenham conhecimento. O não cumprimento das medidas pode gerar como penalidades como multas e restrições na atuação da rede no país.

Divulgação do gabarito do Enem será feita ainda nesta semana, segundo Ministro

O ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, informou na noite deste domingo (10) que a divulgação do gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será antecipada. A previsão era divulgar o gabarito no dia 20 de novembro, mas o ministro disse que será divulgado nesta semana. 

Segundo o ministro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, informará a nova data. 

Conforme o cronograma, a entrega final dos resultados está prevista para o dia 13 de janeiro de 2025. 

No último domingo (10), os alunos realizaram as provas de ciências da natureza (física, química e biologia) e suas tecnologias e matemática. No domingo passado (3), primeiro dia de provas, os candidatos fizeram as questões de linguagens e ciências humanas.

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Bahia lidera redução de desmatamento no país com queda de 63,3%

A Bahia se tornou destaque nacional ao conquistar liderança na redução do desmatamento entre os biomas Cerrado e Amazônia Legal, após registrar uma queda expressiva de 63,3%, entre agosto de 2023 e julho de 2024. 

A informação foi dada durante cerimônia realizada nesta quarta-feira (6), no Palácio do Planalto, em Brasília, que contou com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin, da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, entre outras autoridades.

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Vinho brasileiro é eleito um dos 50 melhores do mundo

É notório que em praticamente todo grande concurso internacional de vinho, há rótulos brasileiros no topo. No 31º Sélections Mondiales des Vins não seria diferente. Realizado em Montreal, no Canadá, é o maior concurso de vinhos da América do Norte e o único patrocinado pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

O concurso reuniu 1.630 amostras de 31 países, e o brasileiro Jolimont Intendente 2015, da vinícola gaúcha Jolimont, ficou na lista dos Top 50 melhores da edição de 2024 que se destacaram entre todas as provas. Ao lado do rótulo brasileiro estão vinhos portugueses, italianos, chilenos e espanhóis

O rótulo é considerado uma “obra-prima” da vinícola nascida em 1948 em Canela, no Rio Grande do Sul. A safra 2015 é uma das que conferiu a mais alta qualidade ao vinho, elaborado com as uvas Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat e Cabernet Franc. No site da vinícola, o rótulo é vendido a R$ 900.

O concurso também conferiu medalhas de ouro e grande medalha de ouro. A Jolimont também foi premiada com o Jolimont Cave 2022 e o Jolimont Espumante Moscatel 2023 (veja a lista completa abaixo).

Melhores vinhos brasileiros

Best Of Show e TOP 50

Jolimont Intendente 2015 – Vitivinícola Jolimont

Grande Medalha de Ouro

Jolimont Intendente 2015 – Vitivinícola Jolimont

Medalha de Ouro

Jolimont Cave 2022 – Vitivinícola Jolimont

Jolimont Espumante Moscatel 2023 – Vitivinícola Jolimont

Miolo Lote 43 DOVV 2022 – Miolo Wine Group

Salton Espumante Brut – Vinícola Salton

Salton Espumante Prosecco Rosé – Vinícola Salton Torre Blends de Castas 2020 – Soliman Indústria e Comércio de Vinhos Finos.

Donald Trump é eleito presidente dos EUA e volta à Casa Branca após 4 anos

O candidato republicano Donald Trump, de 78 anos, venceu as eleições presidenciais dos Estados Unidos ao garantir votos suficientes para um novo mandato. A projeção foi feita pela Associated Press (AP) nesta quarta-feira (6).

A vitória do candidato foi anunciada por volta das 7h30 desta quarta após ele vencer o estado de Wisconsin e ultrapassar a marca de 270 delegados. A margem é inalcançável para sua adversária, a democrata Kamala Harris, mesmo que a contagem de cédulas ainda não tenha sido totalizada.

Trump já fez o discurso da vitória na Flórida e falou sobre imigração ilegal, e garantiu que seu slogan será "promessas feitas serão cumpridas".

A campanha vitoriosa marca o retorno de Trump à Casa Branca após quatro anos, quando foi derrotado por Joe Biden.

Trump assume o cargo em 20 de janeiro de 2025 e terá nos dois primeiros anos de governo a Câmara e o Senado de maioria republicana.

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Eleições nos EUA: Nova pesquisa mostra Kamala com 51% e Trump com 47%

Na véspera da eleição para presidente dos Estados Unidos, a pesquisa NPR/PBS News/Marist divulgada nesta segunda-feira (4) aponta que a candidata democrata, Kamala Harris, tem uma ligeira vantagem sobre o republicano Donald Trump entre os prováveis ​​eleitores em nível nacional: 51% a 47%. 

O levantamento mostra que, para 55% dos prováveis eleitores (contra 44%), Trump está principalmente fazendo propostas que pretende executar, em vez de promessas que visam obter votos.

Em contrapartida, os entrevistados estão divididos em 49% a 49% sobre se Harris realmente pretende ou não executar suas propostas.

Os prováveis ​​eleitores na pesquisa estão divididos sobre qual candidato pode lidar melhor com a economia: 50% para Trump e 49% para Harris. Os entrevistados dão a Harris avaliações pessoais mais positivas do que Trump (50% a avaliam favoravelmente, contra 45% para Trump).

Com os resultados da nova pesquisa incorporados, a média de pesquisas feita pela CNN aponta que 49% dos prováveis ​​eleitores em todo o país apoiam Harris e 47% apoiam Trump.

Das cinco pesquisas incluídas, duas mostram uma vantagem para Harris, enquanto três não mostram um líder claro na disputa. 

Fonte: CNN

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Tema da redação do Enem 2024 é 'Desafios para a valorização da herança africana no Brasil'

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 é “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, segundo informou o Ministério da Educação (MEC). Cerca de 4,3 milhões de candidatos fazem a prova neste domingo, 3. A proposta mantém a tradição do vestibular, de propor discussões sobre problemas sociais.

A Lei 10.639/2003 determina a inclusão de história e cultura africanas no currículo escolar, mas ainda há dificuldades na abordagem do tema em várias etapas de ensino. Pesquisa realizada no ano passado mostrou que sete em cada dez secretarias municipais de Educação realizam pouca ou nenhuma ação para implementar esses conteúdos.

O debate sobre a valorização da herança africana tem crescido no Brasil nos últimos anos, assim como as discussões sobre estratégias para superar o racismo e as desigualdades.