quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Fé, laicidade e educação: Um olhar pessoal

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 27 de setembro de 2017, que aprovou por 6 votos a 5 o ensino religioso confessional nas escolas públicas, é um tema complexo e gerador de debates. Essa decisão permite que as aulas de religião nas escolas públicas sigam os ensinamentos de uma religião específica. 

Eu, como católico e ativo nos movimentos da Igreja, tenho uma visão crítica sobre o ensino religioso confessional nas escolas públicas. Na minha perspectiva, o Estado brasileiro deve manter sua laicidade, garantindo que não haja privilégio a nenhuma religião específica no âmbito público.

Tenho uma posição contrária ao ensino religioso em escolas públicas. Minha opinião vem de uma experiência pessoal do passado, quando estudei no Colégio Manoel Novais, em Coração de Maria. Lembro de uma colega de sala que saía da aula de religião — na época ministrada por uma freira católica — porque pertencia a outra religião. Como adolescentes de 13 e 14 anos, percebíamos uma diferença, e havia uma espécie de discriminação; ela sentia vergonha com o olhar dos colegas. 

Quando falamos de ensino religioso, estamos tratando de escolas públicas. Para escolas particulares — como católicas, evangélicas ou espíritas —, a legislação brasileira permite o ensino religioso como disciplina, desde que com conteúdos que enfoquem diversidade, cidadania e a religião como fenômeno cultural. Já uma escola pública, na minha visão, não pode privilegiar nenhuma religião em seu currículo, e é o que determina a lei. 

O Estado deve ser laico, garantindo liberdade para que cada pessoa escolha sua religião. O Estado não deve impedir manifestações religiosas, mas também não deve usar sua estrutura para difundir qualquer religião específica. Claro que numa escola particular, onde os pais escolhem matricular seus filhos, não há problema em ter um conteúdo religioso determinado; é uma opção dos pais. 

Acredito que não se pode transferir para a escola a responsabilidade pela instrução religiosa e espiritual dos filhos; essa é uma responsabilidade dos pais, da família. Os pais devem ser o primeiro exemplo de oração, santidade, caráter e submissão a Deus. Essa é minha simples e humilde opinião; estou aberto a ouvir opiniões diferentes e não me sentirei ofendido com perspectivas contrárias.

Sandro Oliveira
Membro do Movimento de 
Cursilho de Cristandade

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Famílias da Zona Rural são beneficiadas com cisternas para armazenamento de água

Nos últimos quatro anos, os moradores da Zona Rural de Coração de Maria vêm sendo beneficiados com a entrega de cisternas de capacitação de água. Mais de 4.000 Cisternas de Polietileno e mais de 300 de Placas de cimento foram entregues aos beneficiários. Na tarde dessa terça-feira (26/09), o secretário de Agricultura Zé Maurílio acompanhado do Chefe de gabinete Sandro Oliveira visitaram os beneficiários, Donato de Santana (Nêgo) e Ábdnon Domingos (Seu Zuca) moradores da Comunidade da Sutera.
“A cisterna de placas de cimento, para captação e armazenamento de água da chuva, é uma tecnologia social de baixo custo. Garante o acesso a água para consumo às famílias residentes na zona rural. E o nosso governo vem dando continuidade nesse trabalho de valorização do trabalhador rural”, destacou o secretário Zé Maurílio.

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Prefeitura de Coração de Maria convoca assistentes sociais e motoristas aprovados em concurso

A Prefeitura de Coração de Maria convocou nesta sexta-feira (22) mais nove aprovados no Concurso Público 001/2016. A informação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) http://www.pmcoracaodemaria.ba.ipmbrasil.org.br De acordo com a publicação, os cargos preenchidos são de Assistente Social, Motorista de Veículos Pesados e Agente Comunitário de Saúde.

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Numerólogo diz que o mundo vai acabar amanhã

Os terráqueos têm apenas algumas horas para aproveitar o planeta que habitam, de acordo com o numerólogo David Meade. É que o autor do livro 'Planet X - The 2017 Arrival' acredita que o mundo vai acabar no dia 23 de setembro, ou seja, amanhã, quando o planeta Nibiru (ou 'Planeta X') vai colidir com a Terra. A Nasa nega que esse planeta exista. Meade usa passagens bíblicas para reforçar sua teoria - que antes estabelecia outubro como o mês do fim do mundo. Segundo o numerólogo, o Grande Eclipse Americano, que aconteceu em 21 de agosto, indicava a aproximação do planeta. "Vejam, o Dia do Senhor está vindo - um dia cruel, com ira e fúria - para tornar a Terra desolada e destruir os pecadores dentro dela. As estrelas do céu e suas constelações não vão se iluminar. O sol será escuro e a lua não mostrará sua luz", justifica o numerólogo, baseado em trechos do 13º capítulo do livro de Isaías no Velho Testamento. Meade diz ainda que sua teoria tem como base uma série de coincidências com o número 33, por exemplo, a lua ficar preta. "Isso ocorre a cada 33 vezes em Gênesis. O eclipse começou em Oregon, o 33º Estado", defendeu, em entrevista ao Daily Star.

Primavera começa hoje

A Primavera começa às 17h02 nesta sexta-feira (22) e deve trazer temperaturas mais altas. O tempo seco característico do inverno, no entanto, deve continuar até próximo ao final da estação, quando um pouco mais de chuva traz um pouco mais de umidade.
De acordo com estimativa do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), a primavera será de calor e com temperaturas acima da média histórica, que normalmente fica em torno de 28°C. Também o período de chuvas mais regulares, que usualmente começa no meio de outubro, pode demorar a chegar neste ano.

Segundo o Climatempo, para a primavera de 2017, não há expectativa de massas polares fortes e não devemos ter eventos de frio atípico como no meio da primavera de 2016.

A primavera deste ano também deve terminar com o fenômeno da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que proporciona chuva volumosa para várias regiões do país, informa o Climatempo.

Em geral, o aumento do calor e da umidade da estação provocam as costumeiras pancadas de chuva no final da tarde ou da noite nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.
A estação também traz poucas alterações nos totais mensais de chuva na região Sul. Já nas regiões Norte e Nordeste, costuma haver pouca variação de temperatura.

Probabilidade de 55% do La Niña

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que há um aumento da probabilidade entre 55% e 60% de ocorrer o fenômeno La Niña no Sul durante a primavera e verão de 2017-18. Diferentemente do El Niño, o fenômeno consiste na diminuição da temperatura das águas do Pacífico.

Os meteorologistas confirmam essas previsões em parte devido ao resfriamento recente das anomalias de temperatura superficial e sub-superficial.

O La Niña, de forma geral, costuma aumentar a ocorrência de chuvas no norte do Nordeste e no leste da Amazônia. No Sudeste, as temperaturas ficam abaixo da normalidade, informa o Climatempo. No entanto, não há condições técnicas para que o fenômeno ocorra.

domingo, 3 de setembro de 2017

Reportagem da TV Subaé

Uma pena que na reportagem da TV Subaé a minha fala tenha saído fora do contexto original, não foi divulgado tudo o que eu falei. Talvez, por questão de tempo, ou não quiseram mesmo. Na minha fala que não foi ao ar, eu citei, por exemplo, que um dos períodos em que o município diminuiu bastante o número de habitantes foi no período de 2000 a 2010. A população saiu de 23.818 em 2000 para 22.401 no ano de 2010, uma diminuição de 1.417 pessoas. Curiosamente, nesse período foram os mandatos dos prefeitos Chicão, Neusa e Diego, no entanto, não os responsabilizei por isso.

Por outro lado, em agosto de 2013, a população do município era de 23.314 habitantes. Em agosto de 2016, a população estimada era de 23.961 habitantes, um crescimento de 647 pessoas. E na mesma matéria falo que as pessoas que se deslocaram para Santa Catarina vêm acontecendo há mais de 15 anos, tanto é verdade que tem pessoas que já moram lá há quase 20 anos.

Falo também que todos os gestores que passaram pela prefeitura se preocuparam em atrair empresas para o município, mas o grande problema são as cidades concorrentes que disputam conosco, a exemplo de Feira de Santana, São Gonçalo e Alagoinhas, por terem um potencial maior, levam uma vantagem a mais. Mesmo assim, estamos sempre à procura de empresas para se instalarem no município. E que todos os prefeitos até se preocuparam e se preocupam com o lado social das pessoas, mas os empresários pensam no lucro e nas vantagens a eles oferecidas. Por isso, a dificuldade de cidades do nosso porte atraírem empresas como deveríamos e necessitamos.


Sandro Oliveira

Fonte dos números IBGE