quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Reflexões de um Dia de Finados

Por Sandro Oliveira

Aqui vai um texto um pouco longo, mas se você curte uma boa leitura, espero que goste. No Dia de Finados, é comum reencontrar pessoas que não víamos há muito tempo — não são os que partiram, mas os que ainda estão vivos. Essas pessoas que voltam para acender uma vela no túmulo de um ente querido eram anteriormente afastadas. Isso leva à reflexão de que, apesar da dor, a morte consegue unir as famílias. 

Os funerais são ocasiões em que muitas famílias se reúnem. Cada um busca melhorar sua vida e acaba se mudando para lugares diferentes, às vezes bem distantes. Anos podem passar sem a troca de visitas, chamadas telefônicas ou qualquer sinal de contato. Novas amizades surgem e, gradualmente, os antigos laços vão se desfazendo. Porém, quando um membro da família falecem, tudo muda. Surge a urgência de notificar parentes distantes. 

Aqueles que estavam ausentes e não deram notícias por muito tempo, ao saber da perda, frequentemente respondem: “Esperem por mim, não enterrem até que eu chegue”. É interessante notar esse comportamento, que demonstra como a morte pode trazer de volta pessoas que a rotina não conseguiu manter unidas. É curioso observar o ser humano nessa situação. Passam-se anos sem preocupação com a família, mas quando ocorre a morte de um familiar, tudo é interrompido para comparecer ao sepultamento. Até aqui, essa atitude pode ser vista como compreensível diante da perda. Mas os outros presentes, os "convidados do enterro", se veem obrigados a esperar pela chegada desse parente que vem de longe para se despedir do pai, da mãe ou do irmão no caixão. 

Além disso, ele ainda solicita que a cerimônia aguarde sua chegada. Esse cenário sugere que a morte tem a capacidade de reunir pessoas que a vida cotidiana não conseguiu manter próximas. Existe um contraste notável entre anos de afastamento e a súbita presença provocada pelo luto. Isso revela as complexidades em como lidamos com nossas famílias e com a perda de pessoas queridas. 

Finalmente, após um longo atraso de quase três horas após o horário combinado para o funeral, o indivíduo finalmente chega ao velório. Ele aparece sério, usando óculos escuros, e cumprimenta os presentes com um simples aceno. A sua expressão carrega o peso da perda e, momento a momento, ele se dirige ao falecido. Ao lado do corpo, permanece em silêncio por alguns instantes, suspira e então se junta a parentes e amigos, recebendo as tradicionais condolências. A sua atuação mescla dor e formalidade. A sua chegada atrasada contrasta com a espera dos outros, chamando atenção. Nele, se observa um ritual de luto sendo seguido, com momentos de silêncio ao lado do corpo e as palavras de consolo recebidas.

Enquanto isso, do lado de fora, vizinhos e amigos fazem a típica conversa de velório, repetindo as mesmas frases de sempre. Algumas expressões comuns incluem: “Parece que está dormindo”; “Nossa, tão jovem!”; “Era uma pessoa tão boa, sempre cuidava da família e muito envolvida com a Igreja...” Essas conversas funcionam quase como um ritual, onde as pessoas buscam lembrar as qualidades do falecido e demonstrar sua saudade, tentando capturar a essência da pessoa que se foi.

Caro leitor, você pode estar rindo enquanto lê isso e concordando, mas é exatamente assim que ocorre. Depois, vemos aquele mesmo indivíduo, que veio de longe, sair do velório sorrindo e alegre, com os óculos escuros — se for mulher, coloca os óculos na altura da cabeça, entre os cabelos; se for homem, já sai conversando sobre esportes, carros, contando piadas... E todos riem como se nada tivesse acontecido. O falecido foi quase esquecido e não era lembrado em vida. Agora, a tendência é que seja ainda mais rapidamente esquecido; caso haja herança, talvez seja lembrado por alguns dias a mais. 

A ironia está no contraste entre a seriedade mostrada no velório e a repentina mudança de humor que ocorre depois. Concluo esse longo texto fazendo um convite à reflexão sobre seus relacionamentos familiares: Como estão suas relações com a família? Você tem dedicado tempo de qualidade a eles? Preocupa-se genuinamente com o bem-estar dos seus familiares? Quais ações concretas você tem tomado para fortalecer esses laços e viver melhor com sua família? Somente se lembra deles em momentos de perda, como na morte de alguém? Tomo um momento para que você pense sobre essas questões.

Sandro Oliveira
Membro do Movimento de Cursilhos

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

SDR assina convênio com o Consórcio Portal do Sertão para inspeção agropecuária

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), assinou, nesta segunda-feira (26), no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, um convênio com Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Portal do Sertão para instalação do Serviço de Inspeção Municipal e do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SIM/SUASA). O convênio, de mais de R$ 220 mil, irá beneficiar 150 famílias de agricultores familiares do Território.
O SIM/SUASA permitirá regulamentar o escoamento dos produtos da agricultura familiar e economia solidária, por meio da inspeção dos produtos de origem animal produzidos pelos agricultores familiares. “Esse convênio simboliza a descentralização das ações do governo federal e estadual, pois fortalece os municípios, enquanto agente de inspeção municipal. Ao descentralizar os papéis, nós estamos facilitando a vida do agricultor familiar, aproximando do debate sobre a importância da inspeção, junto às cooperativas, associações e grupos produtivos. De um lado, está o consórcio defendendo a bandeira da inclusão produtiva e ao lado, está o Estado, investindo na geração de renda e na organização dos agricultores. Todos em prol do fortalecimento da agricultura familiar”.
Derivaldo Pinto, presidente do Consórcio Portal do Sertão e prefeito de Irará, destacou a importância do convênio celebrado. “O SIM/ SUASA nos permitirá regularizar a demanda da agricultura familiar no que se refere à produção animal. Com o selo de inspeção, os agricultores familiares terão suas ações fortalecidas podendo comercializar seus produtos não só nas feiras da região, mas também nos mercados institucionais a exemplo do Programa Nacional da Alimentação Escolar”.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Secretaria Municipal de Assistência Social realiza caminhada contra violência

Foi realizada na manhã dessa quarta-feira (21) a segunda caminhada contra violência, com o tema: "DIGA NÃO A TODAS AS FORMAS DE VIOLÊNCIA". O evento foi realizado pela Prefeitura de Coração de Maria, através da Secretaria de Assistência de Assistência Social e contou com a participação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Participaram os grupos de crianças, adolescentes, mulheres e idosas do CRAS.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Rui Costa quer representantes das religiões nas escolas do estado

Um programa da Secretaria de Educação da Bahia pretende levar representantes de diferentes religiões para as salas de aula. A intenção, de acordo com o governador Rui Costa, é que os valores religiosos, bem como os familiares, sejam debatidos nas escolas de todo o estado para que as “crianças possam discutir outros valores que não sejam carros, relógios e tênis”. O assunto foi pauta após o gestor relacionar, durante entrevista concedida nesta segunda-feira (19) à rádio Metrópole, a violência à desestrutura da família e o desapego aos "valores". Rui disse também que o programa está sendo estruturado de forma que não imponha qualquer doutrina e que convidou os representantes para conhecer o projeto.

Prefeitura decreta Luto Oficial pela morte do conselheiro tutelar Edivaldo Freitas (Diva da Barraca)

 NOTA DE PESAR
É com grande pesar que a Administração Municipal informa o falecimento de Edivaldo Lima Freitas, membro do Conselho Tutelar de Coração de Maria. 
A Administração Municipal em nome de todos os funcionários e do chefe do Executivo, na pessoa do Prefeito Edimario Paim de Cerqueira, lamenta profundamente e manifesta seus pesares à família.
Em virtude da morte do conselheiro será decretado a partir de amanhã (19) luto oficial de três dias. 

A toda a família do senhor, Edivaldo Lima Freitas, as condolências dos representantes do Poder Executivo Municipal.

Coração de Maria, 18 de outubro de 2015.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORAÇÃO DE MARIA
DECRETO Nº 47, DE 19 DE OUTUBRO DE 2015
“Decreta Luto Oficial e dá outras providências.”
O PREFEITO MUNICIPAL DE CORAÇÃO DE MARIA, Estado Federado da Bahia, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas por lei e, nos termos do disposto na Lei Orgânica Municipal. 
DECRETA:

Art. 1º - Fica decretado Luto Oficial de 3 (três) dias, nas Autarquias e Repartições Públicas Municipais, em virtude do falecimento do Sr. Edivaldo Lima Freitas, Membro do Conselho Tutelar de Coração de Maria.
Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE CORAÇÃO DE MARIA, ESTADO FEDERADO DA BAHIA, 19 DE OUTUBRO DE 2015.

EDIMARIO PAIM DE CERQUEIRA
PREFEITO MUNICIPAL

Fonte: http://www.coracaodemaria.ba.gov.br/

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Embasa retoma abastecimento em Coração de Maria, Amélia Rodrigues e Conceição do Jacuípe

A Embasa informa que foi retomado, na tarde de hoje, o abastecimento de água nos municípios de Amélia Rodrigues, Coração de Maria e Conceição do Jacuípe. O abastecimento estava comprometido desde o último sábado (10), em função de falhas da Coelba no fornecimento de energia elétrica para as instalações da empresa.
O abastecimento de água está sendo retomado gradativamente, com previsão de completa regularização em até 48 horas nos três municípios.

Fonte: Embasa

sábado, 10 de outubro de 2015

Prefeitura de Coração de Maria transfere feriado do Dia do Servidor para sexta-feira (30)

A Prefeitura de Coração de Maria, por meio do Decreto 46 de 08 de outubro de 2015, altera a data para comemoração do feriado do Dia do Servidor Público para o dia 30 de outubro (sexta-feira). Este feriado é celebrado tradicionalmente no dia 28 deste outubro.
Desta forma, o expediente do dia 28 (quarta-feira) será normal em todas as repartições públicas municipais. Já na sexta-feira (30), não haverá expediente, com exceção dos órgãos que prestam serviços de caráter essencial à população.
 
DECRETO Nº 46, DE 08 DE OUTUBRO DE 2015.
“Dispõe sobre a transferência do Feriado do dia 28 de Outubro, que marca as comemorações do Dia do servidor Público Civil.”
O PREFEITO MUNICIPAL DE CORAÇÃO DE MARIA, Estado Federado da Bahia, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas por lei e, nos termos do disposto na Lei Orgânica Municipal.
DECRETA:

Art. 1º - Fica transferido o Feriado do dia 28 de Outubro, relativo às comemorações do Dia do Servidor Público Civil, no âmbito municipal, neste exercício de 2015, para o dia 30 de outubro, sexta-feira.
 Parágrafo Único: As unidades administrativas que prestam serviços essenciais ou obrigatórios à população ficam excluídas das disposições do presente Decreto, as quais funcionarão através do estabelecimento de plantões ou de outro meio que for determinado pela Secretaria a que estejam subordinados.
Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE CORAÇÃO DE MARIA, ESTADO FEDERADO DA BAHIA, 08 DE OUTUBRO DE 2015.

EDIMARIO PAIM DE CERQUEIRA
PREFEITO MUNICIPAL


Assessoria de Comunicação

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Eleitos os novos conselheiros tutelares de Coração de Maria para 2016-2019

Pela primeira vez sendo usada a fórmula da eleição unificada para os conselheiros tutelares de todo Brasil, neste domingo (04), foram definidos os novos conselheiros tutelares que tomaram posse em janeiro de 2016, em Coração de Maria. Uma grande movimentação nas seções, principalmente no colégio Manoel Novais em uma disputa bastante acirrada. Sobretudo, pelo fato de termos em disputa 24 nomes para 5 vagas. Dessa forma, cabia aos marienses exercer sua cidadania, fazendo suas escolhas. A apuração começou às 18h e seguiu pela madrugada desta segunda (5), terminando às 4 horas. Segue baixo o resultado preliminar da eleição, o oficial será divulgado pelo CMDCA. Os eleitos vão atuar a partir de 2016 e encerrarão a gestão em 2019.

ELEITOS
1º lugar: Marcinha – 894 votos (Reeleita)
2º lugar: Flávio – 894 votos
3º lugar: Tatinha – 843 votos
4º lugar: Carol – 838 votos
5º lugar: Nice – 762 votos

SUPLENTES:
6º lugar: Vandão – 729 votos
7º lugar: Uzêda – 689 votos
8º lugar: Silva – 668 votos
9º lugar: Kaki – 644 votos
10º lugar: Marizete – 628 votos.

domingo, 4 de outubro de 2015

Eleição para Conselho Tutelar acontece com tranquilidade

Os marienses estão indo às urnas neste domingo (4) para eleger os 5 novos conselheiros tutelares de Coração de Maria, em um processo eleitoral que ocorre com muita tranquilidade e sem transtornos. Na sede do município tem sessões eleitorais instaladas no Colégio Manoel Novais, e nos dois distritos do São Simão e Retiro. A eleição começou às 8 horas, com a utilização de urnas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Cada eleitor pode votar em cinco candidatos. A apuração terá início imediato ao fim da eleição e acontecerá no Colégio Manoel Novais. Serão eleitos os cinco candidatos mais votados somando um total de 5. 

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Celulares na Bahia, Minas e Sergipe ganham 9º dígito no dia 11

Os celulares da Bahia (DDDs 71, 73, 74, 75, 77), Minas Gerais (DDDs 31, 32, 33, 34, 35, 37 e 38) e Sergipe (DDD 79) terão que incluir o nono dígito a partir do dia 11 de outubro, por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para atender a demanda por telefonia móvel. Com o número 9 à frente dos números dos celulares permite mais combinações às operadoras, o que permite receber novos consumidores do serviço. O primeiro estado a adotar o nono dígito foi São Paulo, em 2012. Até outubro deste ano, 14 estados já passaram pela mudança. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o objetivo da Anatel é modificar os números de todos os estados gradualmente até dezembro do próximo ano, mas ainda não há um cronograma definido para o fim do processo.