É comum encontrar alguém na rua usando fones de ouvido. O acessório, que se popularizou com os tocadores portáteis e celulares, tornou-se item de primeira necessidade para os fãs de música. No entanto, é preciso atenção, pois seu uso incorreto pode causar danos à audição.
Apesar de não ser raro cruzar com pessoas ouvindo música muito alta – a ponto de o som escapar do fone -, esse exagero no volume é a principal "derrapada" dos usuários.
Segundo Manoel de Nóbrega, otorrinolaringologista e professor da Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo), a maioria dos gadgets do mercado possui potência máxima de 90 a 120 decibéis – o limite saudável, de acordo com o médico, é de 85 decibéis. "Como o volume dos aparelhos é alto, a pessoa deve ouvir em 60% da altura disponível nos dispositivos", explicou.
Nóbrega ainda salienta que os fones de ouvido por inserção, chamados de intra-auriculares, são mais prejudiciais do que outros modelos. "O uso de fones por inserção não é recomendado, porque o contato do aparelho com o canal do ouvido aumenta em até três vezes a intensidade do som, causando mais impacto na audição. O ideal é utilizar os produtos em formato de concha", disse.
Fones de ouvido por inserção, como da imagem, podem causar retenção de cera e até eventuais inflamações |
Paulo Roberto Lazarini, otorrinolaringologista da Santa Casa de São Paulo, também faz críticas ao uso deste modelo. "A inserção do fone de ouvido pode machucar o canal, causar retenção de cera e até eventuais inflamações", afirmou.
Outro hábito prejudicial dos usuários, citado pelos especialistas, é utilizar os fones para encobrir o barulho de locais ruidosos, como o metrô.
O som desse tipo de transporte atinge picos de até 110 decibéis, fazendo com que o usuário apele para uma música ainda mais alta. Nesse caso, uma boa opção é utilizar gadgets que possuem isolamento de ruídos. Assim, o usuário pode ouvir música em volumes mais baixos.
Utilizar o produto durante grandes períodos também pode causar danos ao sistema auditivo. O ideal, de acordo com os médicos, é abaixar o volume em caso de exposição prolongada. "Um áudio de 85 decibéis pode ser ouvido por até 8 horas. Já 110 decibéis são saudáveis por apenas 30 minutos", contou Nóbrega.
FONTE: site bol
Nenhum comentário:
Postar um comentário