segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Quadrilha clona WhatsApp para pedir dinheiro

Apesar de toda a segurança garantida pelo WhatsApp para bloquear invasões, uma quadrilha brasileira conseguiu criar um golpe que consegue clonar contas com o objetivo de pedir dinheiro a amigos e familiares da pessoa clonada. O golpe foi apresentado em uma reportagem exibida pelo programa "Fantástico", da TV Globo, neste domingo (12).

Segundo a reportagem, funcionários de operadoras de telefonia participavam do esquema. Eles derrubavam o sinal de celular da vítima e colocavam o número dela em outro chip, que ficava em outro aparelho. Daí ligavam o sinal de novo, configuram o WhatsApp nesse outro celular, baixavam o backup de mensagens antigas e se passavam pela pessoa para pedir dinheiro aos contatos via transferência bancária.

O golpe já aconteceu em São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Maranhão e Distrito Federal. Um empresário de Porto Alegre teve prejuízo de R$ 100 mil quando foi clonado --o golpista pediu várias transferências e até pagamento de contas pessoais à sua secretária. 

Em julho do ano passado, a Polícia Civil do Maranhão desarticulou uma quadrilha que praticava esse tipo de golpe. Entre os seis presos, estava um funcionário de uma loja da Vivo que tirava do ar os celulares das vítimas para habilitá-los nos chips dos golpistas. 

A Delegacia de Crimes de Informática de Porto Alegre trabalha com a hipótese de que os fraudadores podem ser os mesmos suspeitos do golpe no Rio Grande do Sul, pois a maioria das transferências feitas no Estado foi para contas bancárias do Maranhão e os detidos na operação do ano passado estão atualmente à solta.
Por meio de nota, a operadora de telefonia celular Vivo disse ao "Fantástico" que "os casos mencionados se encontram em apuração interna e que trata com o rigor da lei quaisquer possíveis desvios, seja de seus colaboradores ou de terceiros. A Vivo mantém em sua página na Internet orientações para a prevenção de fraudes e orienta, como medida preventiva, que em situações suspeitas o cliente confirme a veracidade das informações com o solicitante utilizando outros meios de contato".

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Prefeitura de Coração de Maria define horário de atendimento ao público

O prefeito de Coração de Maria, Edimário Paim, por meio de Decreto N° 16 de 06 de fevereiro de 2017, definiu o novo horário de atendimento ao público. O referido decreto estabelece o funcionamento dos órgãos e repartições públicas da Prefeitura Municipal e definiu os seguintes horários de atendimento, de 8h00min até as 13h00min e das 14h30min à 17h30min.

De acordo com o prefeito Paim, o objetivo da mudança é para facilitar a vidas dos munícipes que necessitam dos serviços públicos no período vespertino e também de pessoas que se deslocam de outros municípios para resolverem suas demandas nas repartições públicas. O decreto que definiu o novo horário de atendimento entrou em vigor no dia 06 de fevereiro.

  DECRETO N° 16 DE 06 DE FEVEREIRO DE 2017
               
Dispõe sobre o novo horário de expediente no âmbito da Administração Pública do Município de Coração de Maria e dá outras providências.


O Prefeito Municipal de Coração de Maria, Estado do Bahia, no uso de suas atribuições legais, que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município, e

CONSIDERANDO a conveniência de padronização do horário de expediente e de atendimento ao público, e, por fim,

CONSIDERANDO o interesse público em questão, bem como a conveniência e oportunidade facultada à Administração Pública,

DECRETA:

Art. 1° O horário de expediente das repartições públicas vinculadas ao município de Coração de Maria, a partir do dia 01 de fevereiro de 2017, terá expediente das 8h00min até as 13h00min e das 14h30min à 17h30min, até ulterior deliberação.

Parágrafo único. O disposto no caput deste artigo não se aplica, no entanto, aos serviços essenciais da Secretaria de Saúde que, continuarão funcionando em seu expediente normal.

Art. 2º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se todas as disposições em contrário.


Coração de Maria - BA, em 06 de Fevereiro de 2017.



EDIMÁRIO PAIM DE CERQUEIRA
PREFEITO MUNICIPAL



SANDRO MURICI DE OLIVEIRA
CHEFE DE GABINETE



WASHINGTON LUIS FERREIRA DE OLIVEIRA
SECRETARIO DE ADMINISTRAÇÃO

Fonte do Decreto: http://www.coracaodemaria.ba.gov.br