domingo, 21 de agosto de 2016

Missa do Vaqueiro reúne milhares de pessoas em Coração de Maria

Neste domingo, 21, foi realizada em Coração de Maria a missa em homenagem aos vaqueiros e aos amantes da montaria. A festa faz parte da programação religiosa da festa da Padroeira de Coração de Maria. Centenas de fies de vários lugares do município e cidades vizinhas prestigiaram o evento que reuniu mais de 500 vaqueiros numa procissão que percorreu as principais ruas da Cidade. A frente da procissão estava a imagem de Nossa Senhora Aparecida e logo em seguida, o padre Evangevaldo Almeida e os vaqueiros. A Missa foi celebrada pelos padres Evangevaldo Almeida e Jair Onofre. Após a celebração da Missa houve uma apresentação de aboios com o vaqueiro Ademário, leilão de prendas e muitas comidas típicas. 



segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Novos cursilhistas de Coração de Maria


Quero dedicar esse texto aos irmãos que viveram o Cursilho de Cristandade.  Digo viver e não fazer, porque o Cursilho é um caldeirão de espiritualidade e emoções, e as emoções se vivem, não se fazem.
Nesse último final de semana foi realizado o 20º Cursilho Misto do Setor I da Arquidiocese de Feira de Santana. Estavam vivenciando pela primeira vez 43 pessoas de paróquias do Setor I. Entre elas estavam nove de Coração de Maria, foram eles: Luly, Cláudia, Lorena, Cláudia Maria, Eliene, Florisvado, Luis Carlos, Thalita e Marivaldo.
Quem vive um Cursilho não ingressa em mais um movimento da Igreja, porém, mergulha verdadeiramente em seu mistério e missão. Assim aconteceu comigo e espero que aconteça com os novos cursilhistas. Onde estiverem, evangelizem os ambientes, sejam testemunhas vivas do amor, defensores da paz, da verdade e da vida. 
O Cursilho é a grande catequese do leigo, que chega na hora certa. O compromisso principal do cursilhista é com Jesus Cristo. Portanto não se esqueçam do tripé: Oração, Estudo e Ação, “Cristo conta com você”. Decolores !!! 


quarta-feira, 10 de agosto de 2016

STF retira competência de Tribunal de Contas para julgar contas de prefeitos

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quarta-feira (10), por 6 votos a 5, que a competência de julgamento de contas do chefe do Poder Executivo que age na qualidade de ordenador de despesas é do Poder Legislativo. Os prefeitos que possuíam contas rejeitadas por decisão do Tribunal de Contas Municipais (TCM) se tornavam inelegíveis. Com a decisão do STF, a Câmara dos Vereadores passa a ter decisão exclusiva. O Recurso Extraordinário (RE) 848826 envolvia discussão acerca da definição do órgão competente, se o Poder Legislativo (Câmara dos Vereadores) ou o Tribunal de Contas Municipais (TCM). Durante a sessão, foram suscitadas discussões sobre a diferença entre as contas do governo e as contas de gestão. Os argumentos utilizados pelos ministros que votaram em sentido do Tribunal de Contas também ser competente e poder tornar o prefeito inelegível, são que existem dois tipos de contas, que seriam julgadas pelos dois órgãos. Externamente, o TCM daria parecer prévio à Câmara em relação a contas de gestão, verificando onde os recursos públicos são aplicados. O voto do TCM só seria mudando mediante dois terços dos votos dos vereadores. Já internamente, a Câmara dos Vereadores analisariam as contas do governo, mediante auxílio técnico do TCM. A decisão do STF já preocupa a comunidade, uma vez que a Câmara não tem meios constitucionais para assegurar o ressarcimento aos cofres públicos no caso de recursos desviados. Já Lewandowski e Gilmar Mendes, que votaram que apenas a Casa Legislativa tem competência de julgar as contas dos prefeitos, uma vez que é um órgão constituído por representante democraticamente eleito, representando a soberania popular, e que essa é a jurisprudência da Corte. 

Novas viaturas da Polícia Militar são entregues em Coração de Maria

O Capitão PM Orlando Cerqueira Sousa, comandante do 3º Pelotão de Coração de Maria - 20ª Companhia Independente da Polícia Militar de Santo Amaro (CIPM), o Chefe de Gabinete Sandro Oliveira e o Secretário de Administração Eduardo de Carvalho, entregaram oficialmente na manhã desta quarta-feira (10), duas novas viaturas ao município de Coração de Maria, enviadas pelo Governo do Estado para a Polícia Militar. Simbolicamente as chaves foram entregues ao comandante. 
Para o Capitão Orlando Sousa, a aquisição irá melhorar o engajamento dos policiais. “As viaturas já estavam servindo a comunidade há alguns dias, mas esse ato que realizamos é importante para ressaltar que a renovação da frota influi diretamente na eficácia do combate à criminalidade. Uma viatura vai ficar aqui na Sede e a outra vai atender no Posto Policial do Distrito do Retiro e consequentemente em todo o município”, ressaltou.

Para o Chefe de Gabinete Sandro Oliveira, a chegada das novas viaturas representa um passo à frente na melhoria do atendimento à população. “Claro que só novas viaturas não irão resolver a questão da segurança pública, mas o fato de a Polícia estar com veículos novos em seu deslocamento significa mais agilidade na repressão da violência em nosso município”, disse o secretário.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Convenção homologa Paim da Farmácia à reeleição em Coração de Maria

Paim da Farmácia foi homologado como candidato a prefeito durante Convenção do Partido dos Trabalhadores e outros 9 partidos aliados, PROS, PTC, PMB, PRTB, PTB, PP, PPS, PSC e PC do B, na tarde noite dessa sexta-feira (05), na câmara de vereadores de Coração de Maria. Ele estava ao lado da esposa Cristiane, do pré-candidato a vice Luis Carlos e esposa e diante de uma multidão. Mais de 50 candidatos a vereadores também foram homologados durante a convenção.
“De tudo o que realizamos, ainda é pouco do que o nosso povo merece. E é por isso que peço a vocês o direito de continuar governando os destinos de nossa terra por mais quatro anos. O melhor caminho para Coração de Maria é continuar o projeto de mudança que iniciamos em janeiro de 2013. Governamos com o povo e para o povo”. Disse Paim da Farmácia.   


quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Asteroide pode colidir com a Terra e provocar fim do mundo

Um asteroide chamado Bennu pode colidir com a Terra, segundo informações divulgadas pela Nasa nesta terça-feira (2). De acordo com a agência, a órbita de Bennu coincide com a do planeta a cada seis anos, o que indica que ele pode atingir a Terra um dia. "A aproximação do asteroide com a Terra no ano 2135 ajustará a órbita de Bennu, potencialmente colocando-o em colisão", afirmou Dante Lauretta, professor de Ciência Planetária na Universidade de Arizona. O asteroide foi descoberto pela Nasa em 1999 e possui aproximadamente 500 metros de diâmetro, orbitando em torno do Sol a uma velocidade de 100 mil quilômetros por hora. Ainda de acordo com especialistas da agência, Bennu pode revelar segredos sobre a origem da humanidade. "Acreditamos que o asteroide é uma cápsula do tempo desde os primórdios de nosso sistema solar", relatou Lauretta a um canal de TV norte-americano. Para estudar melhor o asteroide e os possíveis efeitos apocalípticos de uma colisão, a Nasa enviará uma nave espacial chamada Osiris-Rex para coletar uma amostra do corpo celeste.