domingo, 28 de fevereiro de 2016

Cursilho de Cristandade realiza Assembléia

Motivados pelo tema da Campanha da Fraternidade 2016: “Casa comum, nossa responsabilidade” e o Lema: Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca (Amós 5,24), o Movimento de Cursilhos de Cristandade da Forania 4 e 5 da Arquidiocese de Feira de Santana realizou na manhã deste domingo (28/02) a primeira Assembléia de 2016 na cidade de Coração de Maria. Além de aprofundar o tema da CF 2016 os membros do MCC em reunião no auditório do colégio Manoel Novais realizaram a eleição e posse do novo coordenador do Sub-GED que substituirá o cursilhista Antonio Carlos (Popó). O escolhido para um período de dois anos foi o cursilhista Antonio Carlos Moreira da Paróquia de Conceição do Jacuípe, que recebeu das mãos de Popó a agenda das atividades para o ano de 2016. 

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

'Bola de fogo' cai sobre o Atlântico a mil quilômetros do Brasil

De acordo com a Agência Espacial, esse é o evento mais grandioso do gênero desde o ocorrido em Chelyabinsk, em 15 de fevereiro de 2013. O meteoro que atingiu a região liberou 500 mil toneladas de TNT e mais de mil pessoas foram feridas – a maioria por estilhaços de vidro de janelas.
Já a bola de fogo sobre o Atlântico provavelmente passou despercebida. Ela se desintegrou a cerca de 30 quilômetros sobre a superfície do mar, a 1000 quilômetros da costa brasileira. A Nasa listou o acontecimento em uma página de internet que relata a ocorrência de meteoros e bolas de fogo. Cerca de 30 pequenos asteroides (entre 1 e 20 metros) entram na atmosfera da Terra anualmente. A maioria cai nos oceanos.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Prefeito Paim da Farmácia entrega kits produtivos a agricultores

Na manhã deste sábado (20) o Consórcio Portal do Sertão, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Prefeitura de Coração de Maria, por meio do Projeto 2ª Água, entregou a 57 famílias do município de Coração de Maria, kits produtivos para o desenvolvimento da avicultura. O Caráter Produtivo é um benefício que o governo dar aos agricultores para desenvolver melhor o Programa.
Os beneficiários são contemplados com cisternas calçadão, barreiros de trincheira e barragens subterrâneas. Nesse primeiro momento foram entregues um total de 57 kits compostos por: pintos, galinheiros, comedouros, bebedouro, carro de mão, regador, pá, ancinho, bota, luva, balde e ração.
Além dos beneficiários, estiveram presentes ao evento, o prefeito municipal Paim da Farmácia, vice-prefeito Luis Carlos, o representante do Portal do Sertão o Agrônomo Gilvan Figueredo, os Secretários José Maurílio (Agricultura), Sandro Oliveira (Chefe de Gabinete prefeito), José Eduardo (Administração e Finanças), Washington Oliveira (Obras) os vereadores Marivaldo de Izidorio, Bainho, Pedro, Tany, Carlinhos e João Rios, e lideranças municipais.
"Melhorar as condições de vida das famílias da zona rural, promovendo o desenvolvimento sustentável tem sido uma das preocupações do nosso governo", afirmou o prefeito Paim da Farmácia.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Prefeito Paim da Farmácia entrega mais uma USF reformada e ampliada

O prefeito Paim da Farmácia inaugurou na manhã deste domingo (14), mais uma obra de reforma e ampliação de USF em Coração de Maria. Desta vez, foi a Unidade de Saúde da Família (USF) João Paulo II da Comunidade do Mucambinho. O prefeito estava acompanhado de sua esposa Cristiane Cerqueira, do vice-prefeito Luis Carlos, pelos secretários, Sandro Oliveira, Jorge Figueredo, Washington Oliveira, José Eduardo e Zé Maurílio, de vereadores, funcionários da secretária de saúde, profissionais de saúde que atuam no local e da comunidade. A solenidade de inauguração foi bastante concorrida e contou com vários pronunciamentos de autoridades e lideranças políticas. 
O prédio passou por uma reforma completa em toda sua estrutura e ganhou sala de reunião, uma nova cozinha e copa, novos consultórios, sala de curativo, novos banheiros, novo consultório odontológico etc.. A Unidade de Saúde conta com um médico clínico geral, uma enfermeira, três técnicos em enfermagem, dentista, técnica de saúde bucal, uma equipe formada por agentes comunitários de saúde, auxiliar administrativo, funcionário de serviços gerais, motorista. A USF do Mucambinho atende as comunidades de: Pedra Nova I, II e III, Pitiá, Pau Pombo, Sítio, Bate Quente, Linha entre outras. 
Na solenidade de inauguração, o prefeito Paim da Farmácia, destacou que apesar das dificuldades financeiras, nunca faltou e não vão faltar empenho e esforço do atual governo através da secretária de saúde em dar um atendimento de qualidade para o povo mariense, completou o prefeito.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Carnaval de 2017 será no dia 28 de fevereiro

O Carnaval de 2016 nem bem acabou e o de 2017 já tem data: o dia 28 de fevereiro. Então a festa deve começar na sexta-feira anterior, dia 25. E acabar na quarta-feira de cinzas, primeiro de março. De acordo com a Agência Brasil, a festa de momo está diretamente relacionada com a Páscoa. A folia termina sempre 40 dias antes do domingo de Ramos, que é o domingo que antecede a Páscoa. Da quarta-feira de cinzas até o domingo de Páscoa são 46 dias, período em que muitos cristãos fazem a quaresma. É um momento espiritual e de reflexão no qual muitos cristãos também fazem algum tipo de jejum para relembrar o jejum de Cristo no deserto. Com base em relatos bíblicos e históricos, os católicos acreditam que a ressurreição de Cristo ocorreu em um dia de lua cheia, próximo ao equinócio da primavera no hemisfério Norte. Por esta razão, no ano 325, a Igreja Católica realizou o Concílio de Niceia e decidiu que a Páscoa seria celebrada sempre no domingo subsequente ao surgimento da primeira lua cheia após a chegada da primavera. Assim, como o feriado da Páscoa é variável, a data do carnaval também segue essa mudança.

Igreja Católica lança Campanha da Fraternidade 2016

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) lançam hoje (10) a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016.
O tema deste ano é Casa Comum, Nossa Responsabilidade e o lema "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca", com foco no saneamento básico, no desenvolvimento, na saúde integral e na qualidade de vida.
Dados divulgados pelo Conic mostram que, mesmo figurando entre as maiores economias do mundo, o Brasil tem mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico.
“O Estado brasileiro tem deficiência na prestação de serviços relacionados ao tratamento da água e do esgoto e à coleta de lixo”, informou a CNBB.

Campanha ecumênica

A primeira campanha da fraternidade ecumênica foi realizada em 2000, com o tema Dignidade Humana e Paz e lema "Novo milênio sem exclusões".

A segunda, em 2005, teve como tema Solidariedade e Paz e lema "Felizes os que promovem a paz". A campanha de 2010 tratou de Economia e Vida, a partir do lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro".