quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Reflexão para o dia de Finados

OUTRO dia recebi um e-mail que dizia assim: “Você tem consciência que, se morrêssemos amanhã, a firma onde trabalhamos nos substituiria rapidamente? Mas a família que deixamos para trás, sentirá a nossa falta para o resto das suas vidas? Pensando nisto, já que perdemos mais tempo com o trabalho do que com a família, parece um investimento muito pouco sensato, não acha?”.

– Pois bem, achei interessante e resolvi fazer esse artigo.

Reflexão para o dia de Finados


NO dia de finados costumamos ver pessoas que há muito tempo não víamos, (não é o finado, mas os que estão vivos). Pessoas que foram embora e vieram neste dia para acender uma vela na sepultura do seu ente querido. Cheguei à conclusão que por mais sofrível que possa parecer, a morte aproxima as famílias.

SENÃO vejamos, é nos velórios que muitas famílias se reencontram. Veja como é interessante – a família vai procurando melhorar de vida e vai cada um para lugares diferentes e às vezes distantes. Ficam anos e anos sem visitar ou telefonar para os parentes, não dá nem um sinal de vida. Conhecem novas pessoas que acabam preenchendo o lugar dos familiares. Os anos passam e caem no esquecimento. Mas aí chega o dia em que alguém da família morre. Aí começa aquela agonia para ligar para os parentes que moram distantes. E aqueles que foram embora e nunca mais deram notícia, quando conseguem falar com eles para dá a notícia do acontecido, a resposta é a seguinte: “Esperem eu chegar, só enterrem o corpo quando nós chegarmos”.

VEJAM como o ser humano se comporta. Leva anos e anos sem se preocupar com a família, e quando morre um ente querido, Ele deixa tudo e vem para o sepultamento. Até aí normal. Mas aí “os convidados do enterro” tem que esperar esse parente que vem de longe para ver o seu pai, ou sua mãe ou um irmão, morto num caixão. Alem disso, manda avisar que só pode enterrar quando ele chegar.

AÍ, DEPOIS de muito tempo, quase 3 horas depois do horário combinado para o enterro, o cidadão chega ao velório. Chega sério, de óculos escuros, cumprimenta alguns presentes apenas com a cabeça. E tem ares de quem carrega as dores da perda, depois parte em direção ao local onde está o falecido. Após alguns segundos em silêncio ao lado do corpo, suspira profundamente e segue indo até os parentes e os amigos para receber o tradicional “meus sentimentos”.

ENQUANTO isso, os vizinhos e amigos estão lá fora conversando, aquela conversa de velório, as mesmas. Algumas dizem assim: “Parece que está dormindo; Ôôô morreu tão novo; era uma pessoa tão boa, cuidava bem dos filhos, do esposo(a), não saía da Igreja...”

OLHA meu querido leitor, talvez você esteja rindo ao fazer essa leitura, e concordando comigo, mas é assim mesmo. Depois, a gente ver o mesmo, que veio de viagem, sair sorrindo todo feliz, óculos escuros – quando é mulher coloca os óculos na meia altura da cabeça e entre os cabelos – quando é homem vai logo conversando sobre futebol, carro, conta piada... E riem como se nada tivesse acontecido. O finado(a) foi esquecido. Não era lembrado quando estava vivo. Agora é que vai ser esquecido mesmo, se tiver herança, vai ser lembrando por mais uns dias.

FINALIZO esse texto pedindo para que você faça a sua reflexão: Como estou vivendo com a minha família? Tenho tempo para ela? Preocupo-me com os meus familiares? O que tenho feito para viver melhor com a minha família? Ou só me lembro dela no dia que morre alguém? Reflitam.
 
Sandro Oliveira
Membro do Movimento de Cursilhos

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

SDR assina convênio com o Consórcio Portal do Sertão para inspeção agropecuária

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), assinou, nesta segunda-feira (26), no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, um convênio com Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Portal do Sertão para instalação do Serviço de Inspeção Municipal e do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SIM/SUASA). O convênio, de mais de R$ 220 mil, irá beneficiar 150 famílias de agricultores familiares do Território.
O SIM/SUASA permitirá regulamentar o escoamento dos produtos da agricultura familiar e economia solidária, por meio da inspeção dos produtos de origem animal produzidos pelos agricultores familiares. “Esse convênio simboliza a descentralização das ações do governo federal e estadual, pois fortalece os municípios, enquanto agente de inspeção municipal. Ao descentralizar os papéis, nós estamos facilitando a vida do agricultor familiar, aproximando do debate sobre a importância da inspeção, junto às cooperativas, associações e grupos produtivos. De um lado, está o consórcio defendendo a bandeira da inclusão produtiva e ao lado, está o Estado, investindo na geração de renda e na organização dos agricultores. Todos em prol do fortalecimento da agricultura familiar”.
Derivaldo Pinto, presidente do Consórcio Portal do Sertão e prefeito de Irará, destacou a importância do convênio celebrado. “O SIM/ SUASA nos permitirá regularizar a demanda da agricultura familiar no que se refere à produção animal. Com o selo de inspeção, os agricultores familiares terão suas ações fortalecidas podendo comercializar seus produtos não só nas feiras da região, mas também nos mercados institucionais a exemplo do Programa Nacional da Alimentação Escolar”.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Secretaria Municipal de Assistência Social realiza caminhada contra violência

Foi realizada na manhã dessa quarta-feira (21) a segunda caminhada contra violência, com o tema: "DIGA NÃO A TODAS AS FORMAS DE VIOLÊNCIA". O evento foi realizado pela Prefeitura de Coração de Maria, através da Secretaria de Assistência de Assistência Social e contou com a participação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Participaram os grupos de crianças, adolescentes, mulheres e idosas do CRAS.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Rui Costa quer representantes das religiões nas escolas do estado

Um programa da Secretaria de Educação da Bahia pretende levar representantes de diferentes religiões para as salas de aula. A intenção, de acordo com o governador Rui Costa, é que os valores religiosos, bem como os familiares, sejam debatidos nas escolas de todo o estado para que as “crianças possam discutir outros valores que não sejam carros, relógios e tênis”. O assunto foi pauta após o gestor relacionar, durante entrevista concedida nesta segunda-feira (19) à rádio Metrópole, a violência à desestrutura da família e o desapego aos "valores". Rui disse também que o programa está sendo estruturado de forma que não imponha qualquer doutrina e que convidou os representantes para conhecer o projeto.

Prefeitura decreta Luto Oficial pela morte do conselheiro tutelar Edivaldo Freitas (Diva da Barraca)

 NOTA DE PESAR
É com grande pesar que a Administração Municipal informa o falecimento de Edivaldo Lima Freitas, membro do Conselho Tutelar de Coração de Maria. 
A Administração Municipal em nome de todos os funcionários e do chefe do Executivo, na pessoa do Prefeito Edimario Paim de Cerqueira, lamenta profundamente e manifesta seus pesares à família.
Em virtude da morte do conselheiro será decretado a partir de amanhã (19) luto oficial de três dias. 

A toda a família do senhor, Edivaldo Lima Freitas, as condolências dos representantes do Poder Executivo Municipal.

Coração de Maria, 18 de outubro de 2015.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORAÇÃO DE MARIA
DECRETO Nº 47, DE 19 DE OUTUBRO DE 2015
“Decreta Luto Oficial e dá outras providências.”
O PREFEITO MUNICIPAL DE CORAÇÃO DE MARIA, Estado Federado da Bahia, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas por lei e, nos termos do disposto na Lei Orgânica Municipal. 
DECRETA:

Art. 1º - Fica decretado Luto Oficial de 3 (três) dias, nas Autarquias e Repartições Públicas Municipais, em virtude do falecimento do Sr. Edivaldo Lima Freitas, Membro do Conselho Tutelar de Coração de Maria.
Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE CORAÇÃO DE MARIA, ESTADO FEDERADO DA BAHIA, 19 DE OUTUBRO DE 2015.

EDIMARIO PAIM DE CERQUEIRA
PREFEITO MUNICIPAL

Fonte: http://www.coracaodemaria.ba.gov.br/

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Embasa retoma abastecimento em Coração de Maria, Amélia Rodrigues e Conceição do Jacuípe

A Embasa informa que foi retomado, na tarde de hoje, o abastecimento de água nos municípios de Amélia Rodrigues, Coração de Maria e Conceição do Jacuípe. O abastecimento estava comprometido desde o último sábado (10), em função de falhas da Coelba no fornecimento de energia elétrica para as instalações da empresa.
O abastecimento de água está sendo retomado gradativamente, com previsão de completa regularização em até 48 horas nos três municípios.

Fonte: Embasa

sábado, 10 de outubro de 2015

Prefeitura de Coração de Maria transfere feriado do Dia do Servidor para sexta-feira (30)

A Prefeitura de Coração de Maria, por meio do Decreto 46 de 08 de outubro de 2015, altera a data para comemoração do feriado do Dia do Servidor Público para o dia 30 de outubro (sexta-feira). Este feriado é celebrado tradicionalmente no dia 28 deste outubro.
Desta forma, o expediente do dia 28 (quarta-feira) será normal em todas as repartições públicas municipais. Já na sexta-feira (30), não haverá expediente, com exceção dos órgãos que prestam serviços de caráter essencial à população.
 
DECRETO Nº 46, DE 08 DE OUTUBRO DE 2015.
“Dispõe sobre a transferência do Feriado do dia 28 de Outubro, que marca as comemorações do Dia do servidor Público Civil.”
O PREFEITO MUNICIPAL DE CORAÇÃO DE MARIA, Estado Federado da Bahia, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas por lei e, nos termos do disposto na Lei Orgânica Municipal.
DECRETA:

Art. 1º - Fica transferido o Feriado do dia 28 de Outubro, relativo às comemorações do Dia do Servidor Público Civil, no âmbito municipal, neste exercício de 2015, para o dia 30 de outubro, sexta-feira.
 Parágrafo Único: As unidades administrativas que prestam serviços essenciais ou obrigatórios à população ficam excluídas das disposições do presente Decreto, as quais funcionarão através do estabelecimento de plantões ou de outro meio que for determinado pela Secretaria a que estejam subordinados.
Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE CORAÇÃO DE MARIA, ESTADO FEDERADO DA BAHIA, 08 DE OUTUBRO DE 2015.

EDIMARIO PAIM DE CERQUEIRA
PREFEITO MUNICIPAL


Assessoria de Comunicação

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Eleitos os novos conselheiros tutelares de Coração de Maria para 2016-2019

Pela primeira vez sendo usada a fórmula da eleição unificada para os conselheiros tutelares de todo Brasil, neste domingo (04), foram definidos os novos conselheiros tutelares que tomaram posse em janeiro de 2016, em Coração de Maria. Uma grande movimentação nas seções, principalmente no colégio Manoel Novais em uma disputa bastante acirrada. Sobretudo, pelo fato de termos em disputa 24 nomes para 5 vagas. Dessa forma, cabia aos marienses exercer sua cidadania, fazendo suas escolhas. A apuração começou às 18h e seguiu pela madrugada desta segunda (5), terminando às 4 horas. Segue baixo o resultado preliminar da eleição, o oficial será divulgado pelo CMDCA. Os eleitos vão atuar a partir de 2016 e encerrarão a gestão em 2019.

ELEITOS
1º lugar: Marcinha – 894 votos (Reeleita)
2º lugar: Flávio – 894 votos
3º lugar: Tatinha – 843 votos
4º lugar: Carol – 838 votos
5º lugar: Nice – 762 votos

SUPLENTES:
6º lugar: Vandão – 729 votos
7º lugar: Uzêda – 689 votos
8º lugar: Silva – 668 votos
9º lugar: Kaki – 644 votos
10º lugar: Marizete – 628 votos.

domingo, 4 de outubro de 2015

Eleição para Conselho Tutelar acontece com tranquilidade

Os marienses estão indo às urnas neste domingo (4) para eleger os 5 novos conselheiros tutelares de Coração de Maria, em um processo eleitoral que ocorre com muita tranquilidade e sem transtornos. Na sede do município tem sessões eleitorais instaladas no Colégio Manoel Novais, e nos dois distritos do São Simão e Retiro. A eleição começou às 8 horas, com a utilização de urnas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Cada eleitor pode votar em cinco candidatos. A apuração terá início imediato ao fim da eleição e acontecerá no Colégio Manoel Novais. Serão eleitos os cinco candidatos mais votados somando um total de 5. 

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Celulares na Bahia, Minas e Sergipe ganham 9º dígito no dia 11

Os celulares da Bahia (DDDs 71, 73, 74, 75, 77), Minas Gerais (DDDs 31, 32, 33, 34, 35, 37 e 38) e Sergipe (DDD 79) terão que incluir o nono dígito a partir do dia 11 de outubro, por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para atender a demanda por telefonia móvel. Com o número 9 à frente dos números dos celulares permite mais combinações às operadoras, o que permite receber novos consumidores do serviço. O primeiro estado a adotar o nono dígito foi São Paulo, em 2012. Até outubro deste ano, 14 estados já passaram pela mudança. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o objetivo da Anatel é modificar os números de todos os estados gradualmente até dezembro do próximo ano, mas ainda não há um cronograma definido para o fim do processo.