domingo, 31 de maio de 2015

Seleção de Coração de Maria 0 x 1 Bahia (Júnior): veja o gol


Coração de Maria comemora aniversário de emancipação política

O aniversário do município de Coração de Maria é nesta segunda-feira 1º de junho, mas as festividades foram antecipadas para os dias 30 e 31 de maio. A cidade completa amanhã 71 anos de Emancipação Política. E para festejar o aniversário, a prefeitura municipal realizou uma programação especial que começou ontem com a entrega de 50 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida no Distrito do Retiro. Contemplando as famílias com a realização do sonho da casa própria.
Neste domingo (31) a programação começou bem cedo com a realização de uma Missa Solene na Igreja da Matriz. A celebração católica, iniciada às oito horas da manhã, foi presidida pelo Pe. Evangevaldo Almeida, e contou com a participação do Prefeito Paim da Farmácia, vice-prefeito Luis Carlos, dos secretários municipais, da deputada estadual Neusa Cadore, de vereadores, ex-prefeitos, servidores municipais, alem de centenas de pessoas.
Logo após a missa aconteceu em frente do Paço Municipal o hasteamento das bandeiras. Foram hasteadas pelo Prefeito Paim, o vice-prefeito Luis Carlos, o Presidente da Câmara Marivaldo, juntamente com outras autoridades e a população.
Em seguida, toda a comitiva oficial, incluindo políticos da região, lideranças e a população em geral, se dirigiram até a Rua Aníbal Amorim para a inauguração do Calçadão Abílio Lima. No seu discurso o Prefeito Paim falou das muitas ações realizadas nesses 29 meses de mandato e assinou ordem de serviços no valor de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), para continuar as melhorias que vem sendo realizadas na zona rural do município.
Pela tarde às 15h, todos os caminhos levaram ao Estádio Municipal Fernandão, para assistir a uma partida de futebol entre a seleção de Coração de Maria x Esporte Clube Bahia (Júnior). O jogo marcou a inauguração da reforma do estádio. Foi um evento que há muitos anos não se via no município. Mais de duas mil pessoas estiveram presentes no estádio. Na oportunidade foi prestada uma homenagem ao ex-goleiro da seleção mariense Rhico. 

quinta-feira, 28 de maio de 2015

‘Borracha é um instrumento do demônio’, diz educador inglês

Um educador inglês defendeu que as borrachas sejam banidas das escolas por ser um “instrumento do demônio”. A fala inusitada foi feita durante uma entrevista ao jornal “Daily Telegraph”, quando Guy Claxton disse que a existência do material faz com que as crianças se sintam envergonhadas dos seus erros. “A borracha é um instrumento do demônio porque perpetua uma cultura de vergonha sobre o erro. É um maneira de mentir para o mundo, que diz ‘Eu não cometi um erro. Fiz direito na primeira vez.’É isso que acontece quando você apaga e substitui o erro”, argumentou o professor da King’s College e cientista cognitivo. Para ele, a resiliência e a curiosidade ajudam os mais novos a melhorarem seus exames e encararem melhor a vida. “Proíba a borracha, coloque uma figura dela em uma grande placa e uma barra vermelha sobre ela, diga às crianças que não apaguem seus erros, mas os destaque porque eles são seus amigos, seus professores ”, defendeu. Segundo Claxon, as escolas devem deixar de lado a obsessão por boas notas e investir no processo de obtenção de respostas. Assim, as crianças poderiam se preparar para a “vida real”.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Consórcio Portal do Sertão realiza Intercâmbio de Experiências para agricultores

Durante os dias 12 a 14 de maio, o Consórcio Portal do Sertão e a Fatres realizaram o I Intercâmbio de Experiências, voltado para agricultores beneficiários do Programa Cisternas, secretários municipais e representantes das 14 prefeituras consorciadas. Do município de Coração de Maria estiveram participando o secretário de agricultura José Maurílio e o engenheiro agrônomo Gilvan Figueredo.  
O evento levou aproximadamente 50 pessoas, entre equipe técnica e convidados, a conhecer experiências consolidadas na região do Vale do São Francisco (Juazeiro e Petrolina), que pesquisam e executam trabalhos com tecnologias sociais e agroecologia. Na oportunidade, os participantes conheceram ações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Semiárido) e os trabalhos do Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (Caerdes), na Universidade do Estado da Bahia (Uneb-DTCS).
O Intercâmbio possibilita a troca horizontal de conhecimentos e a integração entre os participantes, criando um ambiente que permite o resgate e valorização dos agricultores como inovadores sociais e, portanto, detentores de conhecimentos e experiências, que, compartilhados, estimulam e motivam as famílias a melhorar seus sistemas produtivos, ampliando e fortalecendo o território de identidade a partir da integração regional.

CONVITE


CONVITE
O Excelentíssimo Prefeito Edimario Paim e o vice Prefeito Luis Carlos, convida V. Sª e família a participarem das cerimônias alusivas aos 71 anos de Emancipação Política do Município de Coração de Maria. Desde já, os mesmos agradecem por vossa honrosa participação. Com a seguinte programação:

Dia 30/05/15
14h Entrega de 50 Casas Populares (Retiro)
Dia 31/05/15
8h Santa Missa na Igreja Matriz
9h 30 Hasteamento das Bandeiras
10h Inauguração do Calçadão Abílio Lima e Revitalização da Rua Aníbal Amorim
14h 30 Inauguração da reforma do Estádio Fernandão
(Jogo Seleção de Coração de Maria X Junior do Esporte Clube Bahia)
1º de Junho – Feriado municipal - Aniversário de Emancipação Política de Coração de Maria)

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Inscrições para Enem começam nesta segunda

Aqueles que tiverem interesse em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 já podem se inscrever a partir desta segunda-feira (25). Segundo o Ministério da Educação (MEC), a previsão é de que o cadastro comece por volta das 10h, no site do Inep, e se encerre no dia 5 de junho. A inscrição só estará “confirmada” após o pagamento da taxa de R$ 63 até o dia 10 de junho – com exceção de alunos que cursam o último ano do ensino médio na rede pública, que estão automaticamente isentos, e daqueles que comprovarem carência ao Inep. Neste ano, o exame será realizado nos dias 24 e 25 de outubro. O edital da prova está disponível para download.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Prefeitos do Consórcio Portal do Sertão discutem a saúde na região

Representantes dos 11 municípios integrantes do Consórcio Portal do Sertão estiveram reunidos nesta quarta-feira (20/05/15), em Feira de Santana.
O encontro, realizado à tarde no salão de reuniões do Paço Maria Quitéria, teve vários temas em discussão, especialmente questões relacionadas à saúde pública na região.
Compareceram ao encontro os prefeitos de Feira de Santana, Santo Estevão, Coração de Maria, Irará, Antonio Cardoso e Água Fria. Estiveram representados pelos seus respectivos secretários de Saúde os municípios de Santanópolis, Tanquinho, Conceição do Jacuipe, Teodoro Sampaio e Amélia Rodrigues.
O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, recepcionou aos colegas do Consórcio Portal do Sertão, organismo que tem como presidente o prefeito Derivaldo, do município de Irará. A reunião durou pouco mais de duas horas. 

FONTE: Bahia na Politica

Prefeitura de Coração de Maria entrega fardamento escolar aos alunos da rede municipal

A prefeitura de Coração de Maria, através da Secretaria Municipal de Educação, está entregando fardamento escolar aos alunos da rede municipal de ensino. Mais de 4.000 alunos da zona urbana e rural, desde a educação infantil até o ensino fundamental serão beneficiados com o fardamento.
“O compromisso da prefeitura municipal é garantir uma escola pública de qualidade para os alunos da rede municipal”, destacou o assessor da secretaria de Educação, Joelson Silva.
“Essa entrega do fardamento escolar demonstra a importância dos estudos e de todas as condições que a prefeitura proporciona para formar alunos e cidadãos do bem”, disse a secretária de Educação Edineuza Cerqueira. 
“O nosso governo têm buscado cada vez mais melhorias na educação, como por exemplo, a alimentação escolar que é servida aos alunos é de primeira qualidade, o pagamento do Piso Nacional aos professores é outro exemplo. E lembramos ainda, que o nosso governo é pioneiro no fardamento escolar da rede municipal, desde 2013 que já entregamos as fardas aos nossos alunos, portanto, educação é prioridade para nós”, destaca o prefeito Paim da Farmácia.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Vídeo mostra diferença de abordagem policial quando um branco e um negro possuem arma

Um vídeo gravado no estado de Oregon, nos EUA, se tornou viral nos últimos dias e tem gerado polêmica em redes sociais. As imagens foram gravadas por um grupo de atores e visou mostrar a diferença entre abordagens policiais quando um homem branco e outro negro carregam um fuzil – no estado, a lei permite que pessoas comprem e carreguem alguns tipos de armas mesmo sem licença. O vídeo começa com o ator branco andando com uma AR-15 nas costas. O vê-lo, o policial desce do carro, anda até o “suspeito” e pede a identidade. Quando o homem se recusa a mostrar, o oficial pergunta porque ele está carregando a arma pela rua. Logo em seguida, aparece uma outra gravação de um negro andando calmamente, com a mesma arma, enquanto mexe no celular. Ao identificar o novo “suspeito”, o policial aponta a arma para o ator, se posicionando próximo à porta da viatura, e pede que ele se deite na rua. Sem se mexer, ele pede reforço e espera que outros dois carros da polícia cheguem. Um dos policiais que vieram reforçar a ação se aproxima devagar do homem no chão e retira calmamente a arma de suas costas. Depois, segura o braço do ator e o revista. Um dos “produtores” do vídeo diz que o objetivo da gravação é chamar a atenção para os direitos dos cidadãos, que deveria ser o mesmo independente da cor da pele. O vídeo já tem quase 750 mil visualizações no YouTube.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Radialista Silvio Mendes deixa a Radio Sociedade

O simpático e competente radialista Silvio Mendes da Paixão está de casa nova. Depois de 20 anos na Radio Sociedade, o melhor radialista do futebol baiano agora é o mais novo integrante do Programa Papo com Tillé, do empresário e comentarista esportivo Antônio Tillemont na Rádio Tudo FM. Além disso, Silvio Mendes continua comandando o programa na Mira na TV Aratu.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Ginecologista esquece celular no abdome de paciente após cesariana

Um ginecologista jordaniano é acusado de ter deixado seu celular acidentalmente no abdome de uma paciente durante uma cesariana no mês passado.
Hanan Mahmoud Abdul Karim, 36, foi internada em um hospital privado de Amã, na Jordânia, para o parto em 24 de abril. Durante o procedimento, o ginecologista teria deixado o telefone celular dentro da barriga de Karim, que deu deu à luz um bebê de 4,8 kg. As informações são do jornal Gulf News.
Majeda Abdul Hamid, a mãe da paciente, disse ter notado uma vibração na barriga da filha depois de ela ter tido alta e voltado para a casa. 
"Minha filha sofreu graves dores e não conseguia se mover. Eu a trouxe de volta para o hospital, onde nada foi feito por ela", disse a mãe.
Karim foi então internada no serviço de urgência do hospital público Al Bashir, em Amã, onde um exame de raio-X revelou um objeto estranho dentro de sua barriga. Ela foi operada e o telefone celular removido.
O caso de Karim se tornou um escândalo no país e ecoou no governo da Jordânia.
Hatem Al Azrae, porta-voz do Ministério da Saúde da Jordânia, disse que o caso de Hanan é "infundado e  fabricado", mas afirmou que o ministério está averiguando o caso.

Fonte: bol.uol.com.br

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Vacinação contra a gripe começa hoje

Nesta segunda-feira (4), cerca de 65 mil postos de saúde começam a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Devem ser disponibilizadas 54 milhões de doses para imunizar 49,7 milhões de pessoas. O objetivo é vacinar os chamados grupos prioritários, do qual fazem parte crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional. Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais também devem ser imunizadas e precisam levar prescrição médica. O Dia D da campanha acontece no próximo sábado (9) e a mobilização segue até o dia 22 de maio. Em 2014, 44,3 milhões foram imunizados com a vacina.

domingo, 3 de maio de 2015

Bahia goleia Conquista por 6 a 0 e é bicampeão baiano

O Bahia não tomou conhecimento do Vitória da Conquista e venceu a equipe do interior por 6 a 0 na tarde deste domingo, 3, na Arena Fonte Nova. Após perder a primeira partida por 3 a 0, o Bahia precisava marcar o mesmo número de gols para se sagrar campeão.
E foi mais fácil do que os tricolores da capital imaginavam, com o Bahia marcando os três tentos que precisava já aos 23 minutos do primeiro tempo. No segundo, a equipe ampliou o resultado marcando mais dois, de pênaltis, e Kieza fechou o placar após driblar Viáfara, fazendo o sexto gol da partida.
O Bahia volta a campo no próximo sábado, 9, no estádio do Independência, em Minas Gerais, para enfrentar o América-MG na estreia da Série B do Campeonato Brasileiro.