terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Prefeito Paim da Farmácia concede entrevista e faz balanço do ano de 2014

 
Nesta terça-feira (30), em entrevista a três emissoras de rádio, Transamérica FM, Sociedade de Feira AM e Educadora FM de Conceição do Jacuípe, o prefeito de Coração de Maria, Paim da Farmácia, acompanhado pelo chefe de Gabinete Sandro Oliveira, fez um balanço do segundo ano de gestão e esclareceu as medidas adotadas para enfrentar a crise do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Falou também sobre as contas aprovadas do município, pois teve a aplicação correta dos recursos em educação, saúde, Fundeb, cumprido com todas as normas da lei de responsabilidade fiscal estabelecidas pelo TCM.

Trechos da entrevista:

“A situação financeira dos municípios se agravou no ano de 2014, e a perspectiva para 2015 é de um ano difícil. Mas nossa prioridade é pagar aos servidores efetivos em dia. Estamos em meio a uma crise que afeta não só Coração de Maria, mas todos os municípios, principalmente os pequenos. Tenho conhecimento, por exemplo, que alguns municípios atrasaram o pagamento dos servidores e também não pagaram o 13º salário. Em Coração de Maria os pagamentos de todos os servidores estão em dia, inclusive o 13º”, disse Paim.

“Em relação às obras posso garantir que, os mercados da Sede e do Distrito do Retiro não pararam, nem a reforma dos postos de saúde e nem da quadra do Mucambinho. O problema da lentidão são os repasses, tramites burocráticos normais de obras públicas, dos Governos Estadual e Federal, mas nada que comprometa as obras, e esperamos entregá-las ainda no primeiro semestre de 2015. Mais de 40 milhões de reais foram investidos em obras no município só nesse ano de 2014. Só de cisternas de polietileno foram mais de 35 milhões”, ressaltou o prefeito.
Para o prefeito Paim da Farmácia, estas entrevistas são importantes para a divulgação das ações municipais. “É muito importante participar destas entrevistas, é uma oportunidade de prestar contas do que a atual gestão está fazendo e tirar as dúvidas que por ventura possam surgir. Penso que a avaliação do nosso governo é bastante positiva, mais é o povo que deve analisar o que estamos fazendo em prol dos marienses”, finalizou.

Veja o resumo das principais ações do prefeito Paim da Farmácia no ano de 2014:

* Implantação de mais 4.000 Cisternas de polietileno em toda zona rural;
* Construção de 90 Cisternas de Produção;
* Construção de 90 barreiros para aguadas;
* Instalação de 19 Poços Artesianos;
* Implantação de Sistema simplificado de água em várias comunidades rurais;
* Sistema de água encanada da Embasa no Tabuleiro do São Simão;
* Manutenção das estradas vicinais;
* Construção do mercado de carnes do Retiro (em andamento);
* Construção da quadra poliesportiva no Mucambinho (em Andamento);
* Construção do Centro de Abastecimento da Sede (em andamento);
* Reforma das USFs (em andamento);
* Calçamento das Ruas do Loteamento de Péricles (em andamento);
* Novas placas de sinalização de trânsito. 

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Roupa branca, arruda na orelha, pé de coelho, comer lentilha... Qual a sua superstição?

UM fato tem me chamado bastante atenção nas festas de final de ano. São às superstições que envolvem o povo na passagem de um ano para o outro. Ouvi pessoas falando que vão vestir-se de branco, colocar um galho de arruda na orelha, jogar flores no mar, e por aí vai.

ORA, não vai adiantar nada disso, se usou calça branca, camisa branca e por dentro, ter um coração cheio de ódio, rancor, ressentimento. Jesus nos chama a atenção quanto a isso: "Ai de vós, doutores da Lei e fariseus hipócritas, porque sois semelhantes a túmulos caiados: formosos por fora, mas por dentro" (Mat 23, 27-28). 

DE um jeito ou de outro 2015 vai chegar, com ou sem galho de arruda, com ou sem roupa branca. O engraçado é que, teoricamente continuará tudo igual. Temos os mesmos amigos, outros o mesmo emprego, outros (infelizmente) ainda desempregados, outros as mesmas dívidas, seremos a mesma pessoa que fomos no ano que passou, enfim, a única diferença é que temos, não um mês, mas doze meses pela frente para mudar muitas coisas que ainda andam fora do plano de Deus. 

NESSE contexto, convido a todos s a uma profunda reflexão: Como vai nosso relacionamento familiar? Estamos vivendo no diálogo, na unidade, amor e respeito? Como foi a nossa família durante o ano que está acabando? 

ASSISTIMOS pela televisão episódios de violência de irmãos contra irmãos, de pais contra filhos, enfim, tudo que vai contra aos valores cristãos. Será que nossa família também estar vivendo situações semelhantes? O que se passa em nossas famílias? Vivemos em paz com outras famílias? Essas perguntas nós devemos responder para nós e para os nossos familiares, dialogando com franqueza e com amor. 

DEVEMOS amar a nossa família, mas não devemos nos esquecer das outras. A Sagrada Família não ficava isolada em sua casa, prova disso foi nas bodas de Caná (Jo 2, 1-12), quando Maria pediu a Jesus para que Ele ajudasse aquele casal amigo na hora em que eles estavam precisando. Um gesto concreto de que devemos estar sempre em união com todas as famílias.

VOLTANDO as roupas brancas, temos sim, que nos vestir de branco por dentro. Ter um coração cheio de amor, de paz e esperança, o resto é pura superstição.  Eu convido a todos para o ano de 2015, rezarmos em família e pelas famílias, fazer algo que ajude a sua e as outras famílias.

Sandro Oliveira
Membro do Movimento de Cursilhos 

Fotografia de 1926 mostra casal usando 'pau de selfie'

Fotografia de 1926 mostra casal usando 'bastão de selfie'
Imagem histórica mostra casal tirando foto de si mesmo e foi descoberta por inglês quando mexia em álbum de família

Uma fotografia de 1926 descoberta pelo inglês Alan Cleaver em mum álbum de família mostra o que pode ter sido o precursor do "pau de selfie". A foto mostra o casal Arnold e Helen Hogg usando um bastão para tirarem uma foto de si mesmo após seu primeiro ano de casamento.
Alan Cleaver é neto do casal moderno e encontrou a imagem com a seguinte legenda: "Tirada de si mesmo, outubro de 1926. A foto tem apenas cinco centímetros.
"Em nossa família sempre foi uma das fotos favoritas e o fato de ter despertado muito interesse agora teria sido algo adorado pelo meu avô," disse Cleaver ao jornal britânico Daily Mail.
Segundo ele, o avô não tirou muitas fotos ao longo da vida, mas tem diversas feitas após seu casamento nos anos 1920.
"Ele estava obviamente tentando algo novo. Infelizmente acreditamos que essa tenha sido a única que ele tirou desta maneira e o deixou satisfeito para que a incluísse em seu álbum", contou.
Cleaver admite nunca ter visto o avô usando seu "bastão de selfie".

Petista desde 1981, Jorge Portugal garante que continuará projeto de Albino na Secult

Portugal em evento do PT com presidente estadual, Everaldo da Anunciação 
Anunciado na última semana como o novo secretário de Cultura do Estado, o professor Jorge Portugal permanecerá com o projeto de interiorização das políticas culturais promovido pelo atual gestor da pasta Albino Rubim. “Tudo isso continua. É o mesmo projeto político e continua com Rui. Claro que vamos intensificar mais ainda. Vamos interiorizar e democratizar naquela linha que foi gestada por Albino Rubim e, antes, por Márcio Meireles”, comentou o próximo secretário de Cultura. Há 40 anos como professor, Jorge Portugal foi um dos fundadores do PT em Santo Amaro, desde 1981, e sua situação continua regularizada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar de fazer parte do partido, ele foi o nome da cota pessoal do governador eleito, Rui Costa (PT) para participar da composição do secretariado após rejeição do PSB à pasta, de acordo com informações dos bastidores. Ele já chegou a ser candidato a deputado estadual pelo PT em 1986, mas não tem mais militância ativa na sigla. “Passei a trabalhar e dar muitas aulas, e não fui mais aquele militante clássico. Dei a minha contribuição, apresentei programas de Lula na Bahia e grande comícios. Hoje eu apoio candidatos, mas não sou aquele militante orgânico”, explicou Portugal. 

De acordo com o presidente estadual da sigla, Everaldo da Anunciação, o fator principal para a escolha do futuro secretário foi por “relações pessoais” com os correligionários. “Soube há pouco tempo que ele foi eleitor de um candidato nosso. Logo, o escolhemos por ser de confiança”, disse Anunciação. O nome de Portugal também significa, para Rui, a articulação de Cultura com a pasta de Educação. Ainda de acordo com o chefe estadual da sigla, a saída do atual secretário da pasta, Albino Rubim, em 2015, se deveu pela própria escolha do professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) de voltar para a academia. Portugal chegou a participar do balanço anual do PT promovido pela Comissão Executiva, estando ao lado do presidente do partido. Outrora protagonista do programa "Aprovado" na TV Bahia, Portugal comentou que a relação de parceria continuará a mesma com a empresa de comunicação, vinculada à família do atual prefeito de Salvador ACM Neto. Contudo, isso não afetará nos rumos da pasta. “Continua a nossa relação boa e mútua, mas isso não interfere na política institucional da secretaria”, disse. 

FONTE: site bahianoticias

sábado, 20 de dezembro de 2014

Paróquia de Coração de Maria realiza casamento comunitário

Na noite desse sábado (20/12) doze casais disseram “Sim” diante da assembléia da Paróquia do Santíssimo Coração de Maria, em celebração presidida pelo Pe. Evangevaldo Almeida, administrador paroquial.
Depois de um bom tempo vivendo em união estável, os casais selaram o compromisso diante do Senhor, após passarem por uma preparação até chegarem ao tão esperado momento do “Sim” ao sacramento do matrimônio.
Um momento especial para toda a comunidade, familiares e amigos. Durante o período de preparação os casais participaram de palestras e reflexões sobre família, a importância da espiritualidade, do diálogo no matrimônio, bem como o valor deste sacramento.  
A celebração do matrimônio comunitário foi organizada pelo padre Evangevaldo Almeida, juntamente com os membros da Pastoral Familiar, ECC e RCC. 

Prefeitura de Coração de Maria paga o 13º salário aos servidores municipais

Natal com dinheiro no bolso. Os servidores municipais de Coração de Maria receberam ontem (19) o 13º salário integral. A informação é do secretário municipal de administração, José Eduardo.
O pagamento do 13º garante a injeção de mais de um milhão de reais na economia da cidade, aquecendo o mercado local e possibilitando aos servidores municipais o cumprimento de seus compromissos no período de final de ano.
Sobre o pagamento integral do benefício, o prefeito Paim da Farmácia ressaltou que em tempos de crise a prioridade foi o funcionalismo público. “Reunimos todos os esforços para poder honrar o pagamento integral do benefício do 13º aos servidores municipais. É prioridade da nossa gestão cuidar das pessoas, principalmente dos servidores que trabalham para a comunidade” disse o prefeito.

FONTE: http://www.coracaodemaria.ba.gov.br/

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Avenidas e ruas de Coração de Maria estão com novas placas de sinalização

Foram instaladas nas ruas e avenidas da Sede e dos Distritos de Coração de Maria, novas placas de trânsito para melhorar a trafegabilidade no município. O resultado é uma parceria com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), custou R$ 228.539,50 e teve o apoio do deputado estadual Ronaldo Carlleto.
De acordo com o secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Washington Oliveira, “a cidade está totalmente sinalizada de forma vertical e horizontal com placas de regulamentação e advertência. E em reunião com o Tenente Orlando ficou decidido que a partir de 1º de janeiro de 2015, a Polícia Militar irá advertir e multar as irregularidades”.  
Todo o município recebeu novas placas de trânsito sendo: 280 de Regulamentação; 158 de Advertência; 100 Indicativas; 12 Educativas e 10 de Serviços.

Segundo o Prefeito Paim da Farmácia “o objetivo é tornar o trânsito organizado e mais seguro, para os motoristas locais, visitantes e principalmente aos pedestres”, disse.

FONTE: http://www.coracaodemaria.ba.gov.br/


quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Azul inicia venda de voos Feira de Santana - Campinas (SP)

O novo voo de Feira de Santana para Campinas já encontra-se a vendas no site da Azul Linhas Aéreas. A informação foi divulgada pelo presidente da Associação Comercial de Feira de Santana Marcelo Alexandrino.

O novo voo, que será operado com Jato Embraer E190 (E90), tem várias opções de conexões domésticas e ainda tem conexão Internacional para Fort Lauderdale, em Miami.

“Temos certeza que essa nova ligação será uma enorme contribuição para o desenvolvimento de Feira de Santana e Região”, diz Alice Sena, Supervisora de Vendas da Azul. 

Papa Francisco faz aniversário, ganha bolo, e fiéis dançam tango no Vaticano

Papa Francisco sopra velas de um bolo comemorativo ao seu aniversário 
O papa Francisco completa 78 anos nesta quarta-feira, e os fiéis organizaram um aniversário que levou o famoso tango Argentino ao Vaticano

O aniversário de 78 anos do Papa Francisco está sendo comemorado nesta quarta-feira (17), com muito tango, bolo e chimarrão. Cerca de 13 mil fiéis lotaram a Praça São Pedro para a audiência geral na parte da manhã. 

Após os fiéis ouvirem a catequese do Papa sobre a família, o som passou a se de alguns dos tangos favoritos de ex-bispo de Buenos Aires. 

Ao término da audiência, começaram a soar as primeiras notas de Bandoneon e com elas começaram a se movimentar em homenagem ao papa Francisco centenas de pessoas, algumas vindas de distintas escolas de baile italianas e muitas delas turistas argentinas, que abriram o baile na famosa Avenue of the Settlement para oferecer simbolicamente ao papa esta dança nascida nas favelas da capital da Argentina.
O criador do evento "Um tango para Francisco" no Facebook, afirmou ter recebido mais de 3.200 confirmações.
O Pontífice entrou no clima, e durante o percurso no Papa-móvel, Francisco desceu para soprar as velas de um bolo com as cores da bandeira argentina e se aproximou de um nutrido grupo de seminaristas argentinos dos Legionários de Cristo que após cantar o parabéns para o papa, também lhe ofereceram um mate.
Papa Francisco recebe um balão com uma frase comemorativa ao seu aniversário 
"Hoje o Vaticano parece uma praça do 2x4", brincou Francisco, fazendo referência aos passos do tango argentino e perante a presença dos vários dançarinos de tango e milonga, que realizaram a exibição na Praça São Pedro ao término da audiência.
Apesar de o Vaticano celebrar somente o onomástico dos pontífices, Francisco teve seu bolo e soprou as velas.
Como no ano passado, quando convidou em seu aniversário quatro moradores de rua para almoçar, Francisco também quis estar ao lado dos mais necessitados hoje e no altar instalado na Praça São Pedro, cumprimentou e abraçou um grupo de oito sem-teto que estavam acompanhados pelo hospitaleiro croata Konrad Krajewski.

Além disso, também uma delegação de uma empresa espanhola comunicou hoje a Francisco que como presente de aniversário, entregarão 800 quilos de comida aos refeitórios de Roma para os mais necessitados.

News/ Portal Tri

A cidade de Coração de Maria já está no clima de Natal

Coração de Maria entrou no clima das festas de fim de ano. Praças e ruas da cidade estão decoradas com milhares de lâmpadas, um espetáculo que está chamando a atenção.

O trabalho decorativo terminou na semana passada com a montagem do presépio, das árvores de Natal, os troncos das árvores também ganharam iluminação com lâmpadas de led e as copas, lâmpadas e refletores. Até o bom velhinho ganhou um espaço na praça. Uma casa foi montada na Praça Araújo Pinho a mais tradicional da cidade. Um espetáculo que vale a pena ser visto.
A decoração de Natal virou cenário para as pessoas, que aproveitam a atração noturna para fotografias. A iluminação deu mais vida aos jardins. 

FONTE: http://www.coracaodemaria.ba.gov.br/


terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Rui Costa anunciou 14 novos secretários de Estado

 
O governador diplomado, Rui Costa, anunciou, na manhã desta terça-feira (16), os nomes de 14 novos secretários de Estado, referentes às pastas: Planejamento (Seplan), Fazenda (Sefaz), Segurança Pública (SSP), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (SEMA), Educação (Sec), Saúde (Sesab), Comunicação (Secom), Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Trabalho e Emprego (Setre), Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Relações Institucionais (Serin), Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e Procuradoria Geral do Estado (PGE).


Como a nova estrutura do governo é composta de 24 secretarias e a Procuradoria Geral do Estado, faltam ainda o anúncio de onze nomes de titulares. Confira, abaixo, a relação de secretários anunciados.


segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Câmara Municipal de Coração de Maria elege nova diretoria para o biênio 2015/2016

Na última sessão do ano da Câmara Municipal de Coração de Maria, realizada na noite desta segunda-feira (15), os parlamentares elegeram a nova diretoria para o biênio 2015/2016.

Dois vereadores se candidataram para presidente, Marivaldo de Izidorio e Renatinho. O vereador Renatinho teve 3 votos, e o presidente eleito que irá comandar os destinos do Legislativo de Coração de Maria 2015-2016, foi o vereador Marivaldo de Izidorio com 8 votos. Carlinhos de Massú será o vice-presidente; o vereador Pedro de Bezeco foi eleito 1º secretário e Bainho 2º secretário. A eleição se deu num clima de tranquilidade. 
Secretário Sandro Oliveira / Vereador eleito presidente Marivaldo / Vice prefeito Luis Carlos 


domingo, 14 de dezembro de 2014

Facebook pode ter botão de ‘não curti’

O fundador do Facebook anunciou que considera a possibilidade de adicionar um botão de “não curti” às atualizações da rede social. Durante uma sessão de perguntas e respostas na sede da empresa, Mark Zuckerberg confessou que essa é uma das mudanças mais pedidas por usuários da ferramenta, que querem dizer “'isso não é bom, isso não é algo que achamos que é bom para o mundo”. "Muitas vezes as pessoas compartilham momentos tristes de suas vidas no Facebook. Frequentemente elas nos dizem que não se sentem confortáveis apertando o botão ‘curtir’ em posts tristes dos outros, porque esse não é o sentimento apropriado para aquela notícia”, contou ele. O receio da empresa, contudo, é que a opção se torne uma forma de humilhar os autores das publicações. "Uma das coisas nas quais viemos pensando há algum tempo é qual seria a maneira correta de fazer com que as pessoas possam expressar mais emoções facilmente", afirmou Zuckerberg. Atualmente, o Facebook tem cerca de 4,5 bilhões de “curtidas” por dia.

sábado, 13 de dezembro de 2014

Com 41%, Marcelo Sant'Ana é o novo presidente do Bahia

O novo presidente do Esporte Clube Bahia está definido: Marcelo Sant'Ana. O jornalista, de 33 anos, venceu a eleição na tarde deste sábado (13) com 1.755 votos, realizada na Arena Fonte Nova, com 41% dos votos. O candidato da chapa 'A Vez do Futebol' desbancou a concorrência de outros cinco adversários. Na segunda posição, com 1.381 votos, ficou o radialista Antonio Tillemont, derrotado pela segunda vez consecutiva no pleito. Olavo Fonseca Filho, candidato da 'A Voz do Campeão', ficou na terceira colocação com 708 votos, seguido de Marco Costa com 240, da Nova Ordem Tricolor. Binha de São Caetano  e Nelsival Menezes, ocuparam as últimas posições empatados com 13 votos.
Marcelo, na disputa eleitoral, foi apoiado pelo publicitário Sidônio Palmeiras, pelo ex-interventor Carlos Rátis e pelo secretário Guilherme Bellintani. Agora, eleito presidente para os próximos três anos, o jornalista tem a missão de recolocar o tricolor baiano na primeira divisão do futebol brasileiro e gerir os dois centros de treinamento.

Datafolha: Lula é considerado o melhor presidente da história do Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é considerado o melhor presidente do Brasil por 64% dos entrevistados pela pesquisa DataFolha, divulgada dia 8 de dezembro. O mesmo levantamento mostrou que o Partido dos Trabalhadores cresceu na preferencia dos brasileiros.
O reconhecimento pelas realizações do governo Lula é registrado em todos os segmentos e é maior entre os jovens, com 64% e, 46%, entre os mais velhos. A região com maior aprovação foi a Norte (62%), seguida por Nordeste, 68%. Entre os mais escolarizados, o petista teve o reconhecimento de 41% e, 36%, entre os mais ricos, a frente dos 32% de FHC.
Partido – Um comparativo feito pelo blog “O Cafezinho” mostra a recuperação da popularidade do PT entre os eleitores. Foi observado um crescimento de seis pontos percentuais entre a pesquisa realizada no dia 1º de setembro – um mês antes do primeiro turno das eleições – que mostrava o partido com 16% de preferencia, para 22% no levantamento feito neste mês.
Entre as mulheres, a popularidade passou de 13% para 21%; e entre os mais jovens, com até 24 anos, passou de 12% para 21%.
O PT permanece, ainda, como o partido preferido dos mais ricos e com maior escolaridade. Entre os entrevistados com ensino superior, o PT garantiu 16% de preferência, contra 14% do PSDB. E entre os que ganham mais de 10 salários-mínimos, o PT levou 17%, contra 13% do PSDB.
Até mesmo na região Sudeste, onde o PSDB conquista os melhores resultados nas urnas, a preferência pelo PT foi de 22%, a frente dos 9% para os tucanos.

FONTE: http://www.portalmetropole.com/2014/12/datafolha-lula-e-considerado-o-melhor.html

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Contas do prefeito Paim da Farmácia são aprovadas pelo TCM

Em julgamento ocorrido nesta terça-feira 09 de dezembro 2014 o TCM – Tribunal de Contas dos Municípios, aprovou embora com ressalva, as contas da Prefeitura Municipal de Coração de Maria, relativas ao ano de 2013. Sob a responsabilidade do prefeito Paim da Farmácia (PT), a aprovação das contas representa uma grande conquista para a sua administração, haja vista as condições que o atual gestor recebeu o município.

O Secretário de Administração e Finanças do Município, José Eduardo, afirma que essa aprovação significa a responsabilidade para com o dinheiro público do município. “A aprovação de contas pelo TCM, é importante para qualquer município, porque prova a credibilidade da administração, principalmente porque o tribunal é bastante criterioso nas suas análises”.

O Prefeito Paim relata que a aprovação das contas é uma comprovação de que a administração está no rumo certo. “Fica claro que os procedimentos contábeis foram dentro das orientações e normas recomendadas para a execução das atividades da administração. O município teve suas contas aprovadas, pois teve a aplicação correta dos recursos em educação, saúde, Fundeb, cumprido com todas as normas da lei de responsabilidade fiscal estabelecidas pelo TCM”, disse o Prefeito Paim.

Segundo o chefe de Gabinete Sandro Oliveira, “a aprovação só foi possível por causa de todo o trabalho feito pela gestão do prefeito Paim, envolvendo toda sua equipe de governo, onde foi possível, mesmo diante de tantas dificuldades financeiras, o compromisso com os gastos públicos e a aplicação devida dos recursos, possibilitando deixar as contas em dia”, destacou Sandro.

FONTE: site Jacuípe Notícias 

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Prefeitura de Coração de Maria constrói barreiros na zona rural

A Prefeitura de Coração de Maria, através da Secretaria de Agricultura, está desenvolvendo mais uma nova ação para possibilitar o armazenamento de água na zona rural. Trata-se da construção de barreiros para que a água possa ser acumulada nos períodos de chuvas. Os barreiros estão sendo construídos em parceria com o programa "Água para Todos", Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) Projeto 2ª Água, Consórcio Portal do Sertão.
O prefeito Paim da Farmácia destacou que o objetivo da prefeitura é assegurar o acesso a água para as famílias que vivem na zona rural. 
“A prefeitura tem buscado diversas formas para levar água ao trabalhador rural. E a construção de barreiros é apenas uma delas. Temos muitas dificuldades, mas não estamos medindo esforços para garantir água para a produção agrícola e animal. Nessa primeira etapa, cerca de 90 barreiros serão construídos em todo o município e vamos trabalhar para construir muito mais”. Ressaltou o prefeito.

Diminuir os efeitos de períodos de estiagem
“O homem do campo está tendo dificuldades para acumular água, mesmo no período de chuvas por falta de reservatório. Agora, muitos poderão armazenar água no barreiro para usar na lida com os animais. Essas ações têm como objetivo diminuir, sobretudo, os efeitos de períodos de estiagem. Por isso, estamos intensificando os trabalhos na zona rural”. Disse o secretário de Agricultura José Maurílio. 

FONTE: www.coracaodemaria.ba.gov.br/

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Brasil é o país com maior transparência sobre orçamento no mundo, diz levantamento

Um levantamento feito pela Organização não governamental Open Knowledge (Conhecimento Aberto, em inglês), divulgado nesta terça-feira (9), dá conta de que o Brasil é mais transparente que Estados Unidos, Dinamarca, Noruega e Alemanha no que diz respeito à abertura de dados dos gastos do governo federal. O ranking é feito através dos seguintes critérios: existência dos documentos; estar em formato digital; ser publicamente acessível; ser gratuito; estar disponível online; poder ser processado por um computador; estar disponível em grandes quantidades; ter uma licença de uso aberto; e ser fornecida de maneira atualizada. Porém, nas outras áreas que o site leva em consideração, como resultados eleitorais, horários dos meios de transportes e níveis de poluição, o Brasil é apenas mediano. Por conta disso, o país só obteve pontuação de 100% para os dados do Orçamento. A pior base de dados brasileira, segundo o Índice da Open Knowledge é das coordenadas de todos os CEP, área em que o país apresentou piora em relação a 2013. Veja os dados aqui, em inglês.

FONTE: http://www.bahianoticias.com.br/

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Homem desiste de ser engolido por anaconda e frustra público; confira vídeo

Os espectadores que esperavam ansiosos pela exibição de “Eaten alive” ficaram frustrados neste domingo (7). Após anunciar que seria engolido ao vivo por uma anaconda, o naturalista e cineasta Paul Rosolie voltou atrás no exato momento em que era abocanhado pelo animal. Logo depois que a cobra mordeu sua cabeça, ele pediu socorro à produção do programa. Rosolie usou um traje especial que permitiria que ele sobrevivesse caso fosse devorado. "Preciso de ajuda. Não estou sentindo meus braços", disse. Quando anunciado, o programa foi alvo de críticas e chegou a ganhar um abaixo-assinado por abuso contra animais. O Discovery prometeu exibir o programa no Brasil em fevereiro do ano que vem. Abaixo você pode conferir o vídeo que foi exibido neste domingo. Com informações de O Globo.

Data de apresentação no novo Arcebispo será no dia 06 de fevereiro de 2015

Foi definida a data da apresentação do arcebispo Coadjutor de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro. Será no dia 06 de fevereiro às 19 horas, na Catedral Senhora Sant'Ana. O papa Francisco atendeu à solicitação de dom Itamar Vian de ter um Arcebispo Coadjutor. Dom Zanoni deverá suceder dom Itamar no final do próximo ano, quando atual Arcebispo completa 75 anos de idade. É norma da Igreja católica que cardeais, arcebispo, bispos, padres e diáconos peçam renúncia do cargo ao completar 75 anos. Deixam o cargo mas não deixam de continuar servindo ao Povo de Deus.

sábado, 6 de dezembro de 2014

Coração de Maria realiza 1º Seminário de Juventude

A Prefeitura Municipal de Coração de Maria, através da Secretaria de Assistência Social, realiza neste sábado (6) no auditório do Colégio Municipal Manoel Novais, o 1º Seminário de Juventude do SCFV do CRAS de Coração de Maria.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito Paim da Farmácia, do chefe de Gabinete Sandro Oliveira, da secretária de Assistência Social Edlene Paim, da coordenação do CRAS Islomane Viana e do presidente estadual do Conselho da Juventude Juremar.

De acordo com os organizadores, o seminário tem por objetivo analisar a situação da juventude mariense; debater melhorias para a juventude mariense; eleger os membros da sociedade civil do CMJ; apresentar os membros do Poder Público do CMJ e Construir o Plano Municipal de Juventude.

Realização:
Prefeitura Municipal de Coração de Maria
Secretaria de Assistência Social
SFCV e CRAS
Apoio:
União da Juventude Mariense (UJM) 

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Advento Perspectiva para o Natal


DEIXA a luz do céu entrar! Em nossos cantares manifestamos sempre este desejo e esta abertura do divino fazer morada em nós. Estamos vivendo tempos de grade espera. É momento de abrirmos as nossas casas-corações, e se deixar iluminar pela LUZ DO CRITO, o Sol da Justiça, e varrer de nossos corações todo egoísmo, e deixar a Luz de Cristo iluminar todas as sombras.

NESSE tempo os cristãos por meio do Advento se preparam para receber o Cristo, luz do mundo" (Jo 8, 12) em suas almas, retificando suas vidas e renovando o compromisso de segui-lo. Durante o Tempo de Natal assim como no Tríduo Pascal da semana Santa celebramos a redenção do homem graças à presença e entrega de Deus; mas diferentemente do Tríduo Pascal em que recordamos a paixão e morte do Salvador, no Natal recordamos que Deus se fez homem e habitou entre nós. 

O ADVENTO é classificado como tempo da expectativa do eterno. O tempo da alegria. “O Advento estimula-nos a captar o sentido do tempo e da história como ‘kairós, como ocasião favorável para a nossa salvação”. Deus está aqui, não se retirou do mundo, não nos deixou sós. Embora não o possamos ver e tocar, como acontece com as realidades sensíveis, Ele está aqui e vem visitar-nos de múltiplos modos.

NA VERDADE Ele armou a sua tenda entre nós. “A esperança marca o caminho da humanidade. Mas, para nós cristãos, a esperança encontra-se animada por uma certeza: que o Senhor está presente no fluir da nossa vida. Feliz Natal!

Pe. Evangevaldo Almeida
Administrador Paroquial
Paroquia do Santíssimo Coração de Maria

Papa pede que direitos das mulheres sejam mais respeitados

Em mensagem divulgada nesta sexta-feira (5) por ocasião do Festival da Família de Trento, na Itália, o papa Francisco afirmou que os direitos das mulheres precisam ser mais reconhecidos por toda a sociedade. "Muitas mulheres destacam a necessidade de terem seus direitos mais reconhecidos em setores em que geralmente atuam diariamente, como a vida social e profissional", comentou Francisco. "Algumas estão cansadas e se sentem esmagadas com o peso de suas tarefas", criticou o papa, ao ressaltar que elas não encontram "compreensão suficiente e ajuda". "É necessário achar uma maneira com a qual a mulher não seja, por exigências econômicas, obrigada a exercer um trabalho muito pesado em um horário exaustivo, que se soma a todas as responsabilidades de conduzir a casa e educar os filhos", sugeriu o pontífice, ao fim do pronunciamento.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Bebida alcoólica com energético pode levar à morte, avisam médicos

A Vodka e o Whisky, bebidas consideradas de alto teor alcoólico, ganharam nos últimos anos um aliado - o energético. A combinação fez também com que consumo dessas bebidas aumentasse significativamente pelos jovens em casas noturnas se transformando em uma epidemia mundial. Mas, o que muita gente não sabe é o perigo do consumo em excesso que essa combinação pode causar ao coração.
           
Segundo o cardiologista Luciano Vacanti, a mistura potencializa o risco de arritmias, pois as duas substâncias irritam o músculo do coração (o miocárdio). A intoxicação por cafeína é manifestada pela presença de ansiedade, insônia, desconforto no estômago, tremores, taquicardia, agitação e até raros casos de morte foram descritos na Austrália, Irlanda e Suécia, acrescenta Vacanti.

A psicoterapeuta Ilana Pinsky, professora do Departamento de Psiquiatria da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), aponta em uma pesquisa realizada pela universidade que a mistura faz com que os efeitos do álcool fiquem mascarados, o que gera outros problemas. A pessoa não fica tão bem quanto pode pensar, pode dirigir de maneira arriscada, e os órgãos do corpo são afetados da mesma maneira, ela sentindo ou não. Além disso, ela afirma que as embalagens deveriam conter obrigatoriamente as seguintes advertências, em destaque e em negrito. "Crianças, gestantes, nutrizes, idosos e portadores de enfermidades: consultar o médico antes de consumir o produto e não é recomendado o consumo com bebida alcoólica", explica.

Fonte: Com informações do Portal Folha UOL

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Papa Francisco nomeia Arcebispo Coadjutor para a Arquidiocese de Feira de Santana

Neste dia 03 de dezembro, o Papa Francisco nomeou Dom Zanoni Demettino Castro para Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Feira de Santana, transferindo-o da Diocese de São Mateus no Estado do Espírito Santo. O Papa Francisco acolheu a solicitação de Dom Itamar Vian de poder contar com um Coadjutor. “Foi o melhor presente que recebi na celebração de meus trinta anos de bispo”, disse dom Itamar.
Dom Zanoni terá direito sucessório ao Arcebispado de Feira de Santana, quando da renúncia de Dom Itamar Vian, que pelo Direito Canônico deve solicitá-la ao completar 75 anos, em agosto de 2015. Dom Zanoni chegará em Feira de Santana em fevereiro.
O senhor Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, ao comunicar a nomeação a dom Itamar, declara: “ felicito, cordialmente, a sua Arquidiocese pela designação do Arcebispo Coadjutor, que colaborará no governo pastoral de Vossa Excelência.Valho-me, da oportunidade, para confirmar-me com sentimentos de fraterna estima”.

DADOS BIOGRÁFICOS DE DOM ZANONI DEMETTINO CASTRO

NASCIMENTO: 23.01.1962 (52 anos), em Vitória da Conquista – BA.
FILIAÇÃO: Gildo Barbosa Castro e Valdenice Demettino Castro.
ORDENAÇÃO PRESBITERAL: 28.12. 1986
ORDENAÇÃO EPISCOPAL: 24.11.2007
ESTUDOS: Filosofia, Teologia e Mestrado em Teologia Sistemática.
ATIVIDADES: Professor de Doutrina Social da Igreja, Cristologia e Antropologia. Na Arquidiocese de Vitória da Conquista, entre outras, exerceu as seguintes atividades: Vigário Paroquial, Assessor da Pastoral da Juventude, Membro do Conselho de Formação e do Conselho de Presbíteros, Vigário Geral e Administrador diocesano.
LEMA: Ecce mite me. (Eis me, envia-me).
PARA CONTATOS:
Fone: (27) 3763.1177 - Celular: (27) 99984.0693
E-mail: zanonicastro@uol.com.br
Att.
Frei Mário Sérgio, ofmcap – Assessor de Comunicação da Arquidiocese

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

1º de Dezembro – Dia Internacional de Luta contra a Aids

O que é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids?
                       
Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

Por que o laço vermelho como símbolo?

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids.

O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos na Guerra do Golfo.

Foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991. Ele se tornou símbolo popular entre as celebridades em cerimônias de entrega de outros prêmios e virou moda. Por causa de sua popularidade, alguns ativistas ficaram preocupados com a possibilidade de o laço se tornar apenas um instrumento de marketing e perdesse sua força, seu significado. Entretanto, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a aids, reforçando a necessidade de ações e pesquisas sobre a epidemia.

Hoje em dia, o espírito da solidariedade está se espalhando e vem criando mais significados para o uso do laço.

Inspirado no laço vermelho, o laço rosa se tornou símbolo da luta contra o câncer de mama. O amarelo é usado na conscientização dos direitos humanos dos refugiados de guerra e nos movimentos de igualdade. O verde é utilizado por ativistas do meio ambiente preocupado com o emprego da madeira tropical para a construção de sets na indústria cinematográfica. O lilás significa a luta contra as vítimas da violência urbana; o azul promove a conscientização dos direitos das vítimas de crimes e, mais recentemente, o azul vem sendo adotado pela campanha contra a censura na Internet. O laço branco representa a campanha internacional “Homens pelo fim da violência contra a mulher”, lançada no Canadá há vários anos.
Além da versão oficial, existem quatro versões sobre sua origem. Uma delas diz que os ativistas americanos passaram a usar o laço com o “V” de Vitória invertido, na esperança de que um dia, com o surgimento da cura, ele poderia voltar para a posição correta. Outra versão tem origem na Irlanda. Segundo ela, as mulheres dos marinheiros daquele país colocavam laços vermelhos na frente das cassa quando os maridos morriam e combate.

Com todas essas variações, o mais importante é perceber que todas essa causas são igualmente importantes para a humanidade.

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia de Aids. As atividades desenvolvidas nesse dia visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta. A iniciativa foi referendada pelo Sistema das Nações Unidas, por meio da Assembléia Mundial de Saúde, e tem o apoio dos governos e organizações da sociedade civil de todos os países. A cada ano, a OMS elege a população/grupo social que registra o maior crescimento da incidência de casos de HIV/aids e define para uma campanha com ações de impacto e sensibilização sobre a questão.

Fonte: (http://www.aids.gov.br/final/dia_mundial/dia_mundial.htm)