segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Portal do Sertão e Prefeitura de Coração de Maria orientam produtores sobre construção de casas

 
É o objetivo do Prefeito de Coração de Maria, Sr. Paim da Farmácia, contando com o apoio do Portal do Sertão a construção de 400 casas rurais no município.

Dentro deste processo foi feita uma reunião, nesta segunda-feira, 30 de setembro de 2013, com moradores rurais, o Prefeito Paim e o Secretário do Portal do Sertão, Sr. Daniel, para explicar os tramites legais e documentais para a chegada da primeira leva de casas para a cidade.
Este projeto, Casas Rurais, é diferenciado, pois as casas são construídas dentro da propriedade do produtor rural, evitando o êxodo do produtor para os centros urbanos, sendo que o beneficiado paga somente 4% do valor da obra dividido em 4 parcelas anuais.

No caso de Coração de Maria, o custo da obra que é uma casa e uma sistema, fica em torno de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), desta forma o beneficiado pagará quatro prestações anuais de R$ 285,00 (duzentos e oitenta e cinco reais).

O secretário do Portal do Sertão, Daniel (foto) tem a disposição a estrutura da prefeitura como apóia a sua equipe de trabalho. O objetivo da reunião foi facilitar os trabalhos, tirando as duvidas, indicando quais as funções da cada um, as documentações necessárias, os tramites legais e as pessoas a quem o morador rural deve recorrer.

O objetivo é que com o apoio do Portal do Sertão até o final do mandato atual de Paim da Farmácia 400 casas tenham sido construídas na cidade.



João Paulo II e João 23 serão canonizados, anuncia papa Francisco

O papa Francisco anunciou nesta segunda-feira (30) a canonização dos pontífices João Paulo II e João 23 para o dia 27 de abril de 2014. "Fazer a cerimônia de canonização dos dois juntos é uma mensagem para a Igreja: esses dois são bons", declarou Francisco após reunião com cardeais no Vaticano. Para a canonização, a Igreja exige pelo menos dois milagres confirmados, embora Francisco tenha aprovado a de João 23 – com quem partilha uma perspectiva reformista – baseado em apenas um. Nesta terça-feira (1º), o papa iniciará três dias de conversações com um conselho de oito cardeais, nomeados para ajudá-lo a repor a ordem na Cúria – administração da Igreja atingida por vários escândalos – e melhorar a comunicação entre o Vaticano e as igrejas locais. 

sábado, 28 de setembro de 2013

Canalização de água da embasa esta sendo levada para Coração de Maria

penúltima semana de setembro funcionários e técnicos fizeram a conexão da tubulação em Conceição do Jacuípe e iniciação o trajeto que levara esta tubulação de água (Adutora) até Coração de Maria.

Este é a continuação do projeto assinado por vários prefeitos da região que aumentará o fornecimento de água para Coração de Maria e demais cidades.

A água vem diretamente de Pedra do Cavalo, atualmente a água esta sendo tratada em Amélia Rodrigues depois redistribuída.O projeto visa beneficiar as demais cidades como Conceição do Jacuípe e Amélia Rodrigues com um abastecimento mais eficiente pela Embasa.

O prefeito de Coração de Maria, Paim da Farmácia, já se reuniu com técnicos da Embasa onde eles apresentaram a planta do projeto. A previsão de chegada da tubulação em Coração de Maria e inicio de novembro, pois é um percurso longo e bem trabalhoso.


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Corpo de Dominguinhos é exumado para novo sepultamento em Garanhuns nesta quinta-feira



O corpo do músico Dominguinhos foi exumado do Cemitério Morada da Paz, em Paulista, região metropolitana do Recife, na manhã desta quinta-feira (26), e segue para um novo sepultamento na cidade de Garanhuns, no agreste de Pernambuco. A mudança foi autorizada depois que, no início de agosto, o primeiro filho de Dominguinhos, Mauro Moraes, abriu um processo na Justiça de Pernambuco para que o corpo de seu pai seja transferido para Garanhuns, em Pernambuco, cidade natal do músico. Segundo Mauro, o corpo de Dominguinhos foi enterrado no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife, contra vontade do pai, que já havia menifestado em entrevistas o desejo de ser enterrado em Garanhuns. A ex-mulher do músico, Guadalupe Mendonça, e a outra filha, Liv Moraes, não teriam o consultado sobre onde velariam e enterrariam o músico. Os restos mortais do sanfoneiro devem chegar ao novo destino por volta do meio-dia desta quinta. O corpo do Dominguinhos será enterrado assim que chegar na cidade. Logo após, haverá uma homenagem com músicos.

Empregada adiciona urina e água suja no chá de patroa e é presa

Uma empregada doméstica de 22 anos foi presa em Tseung Kwan O, na China, ao ser acusada de colocar urina e água suja no chá da mulher para quem trabalhava, e pode pegar até três anos de prisão.
A dona do apartamento, de 41 anos, afirmou que sentiu um cheiro estranho ao pegar a xícara, e, ao confrontar a funcionária, descobriu que havia urina e água suja, utilizada na lavagem das roupas, de acordo com o jornal “South China Morning News”.

A polícia foi chamada e os oficiais prenderam a empregada, que foi levada para a delegacia de Tseung Kwan O, acusada do crime de administrar veneno ou substâncias tóxicas com intenção de danos a outra pessoa.

A jovem trabalhava na casa há três meses e não há informações sobre o que teria motivado ao atitude. Esse tipo de crime prevê uma pena de até três anos de cadeia.

Fonte:Rota das Notícias

Adolescência agora acaba aos 25 anos, segundo psicólogos

Adulto aos 18 anos? Não mais. Agora a adolescência termina aos 25 anos, de acordo com diretrizes atualizadas e dadas a psicólogos infantis. A ideia busca evitar que crianças e jovens se apressem e se sintam pressionados a atingir marcos importantes, o que pode levar a um complexo de inferioridade caso não os atinjam. Os dados são da BBC. 

“A ideia de que, de repente aos 18, você é um adulto não soa verdadeira”, diz a psicóloga infantil Laverne Antrobus, que trabalha na Tavistock Clinic de Londres. “Minha experiência com os jovens é a de que eles ainda precisam de uma quantidade bastante considerável de apoio e ajuda para além dessa idade”, completou.

A mudança acompanha os acontecimentos na compreensão de maturidade emocional, desenvolvimento hormonal e atividade do cérebro. O desenvolvimento cognitivo de uma pessoa jovem, por exemplo, continua em um estágio mais tardio e a maturidade emocional, a autoimagem e julgamento serão afetados até que o córtex pré-frontal do cérebro esteja totalmente desenvolvido.

Agora, existem três fases da adolescência: início da adolescência entre 12 e 14 anos, adolescência média entre 15 e 17 anos, e adolescência final de 18 a 25 anos. “Alguns adolescentes podem querer ficar mais tempo com suas famílias, porque eles precisam de mais apoio durante esses anos de formação e é importante que os pais percebam que todos os jovens não se desenvolvem no mesmo ritmo”, completou Laverne. As informações são do Terra.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Técnicos da Embasa tem reunião com prefeito de Coração de Maria

 
Embasa realiza visita técnica na zona rural de Coração de Maria

Na tarde desta quarta-feira, (25/09), o prefeito Paim da Farmácia, os secretários Sandro Oliveira, Zé Maurílio e Paulo Evangelista, os engenheiros William Jorge, Ozias Brandão e outros técnicos da Empresa Baiana de Água e Saneamento – Embasa, estiveram reunidos no Gabinete do Prefeito para tratarem da possibilidade de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água – SIAA, para atender várias comunidades da zona rural do município de Coração de Maria.
Logo após a reunião todos foram para uma visita técnica na sede do Retiro, Tabuleiro do São Simão, Zabelê, Bugiu, Matambina e em várias outras localidades da zona rural da região do Retiro. O objetivo da visita foi para que os técnicos da Embasa tivessem uma visualização da região em que o prefeito Paim da Farmácia solicitou ao presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho e do secretário Desenvolvimento Urbano – SEDUR, Cícero Monteiro a instalação de água da Embasa nessas regiões e também nas comunidades do Cantagalo, Canabrava, Santa Rosa e adjacências.

Os técnicos ficaram surpresos com o tamanho da população e da quantidade de casas que existem na zona rural de Coração de Maria. E que dentro em breve outros técnicos farão um trabalho de estudos mais detalhados de toda a região, para assim ver a possibilidade de atender ao pedido do prefeito.
O engenheiro Willian Jorge disse acreditar nessa possibilidade, porque o custo da obra terá retorno, por ter um grande número de residências na região.

Segundo Ozias Brandão existe grande possibilidade da região do Tabuleiro do São Simão ser beneficiado com mais rapidez, por causa da proximidade do Distrito do São Simão já existir sistema de água da Embasa.

Já o prefeito falou durante a reunião “da importância dessas comunidades serem atendidas pela Embasa, porque minimizaria e muito o sofrimento dessas pessoas. Que há anos vem sofrendo com a falta de água potável, por isso, seria muito bom se fossemos atendidos”. Disse Paim.

Prefeito Paim reafirma compromisso de ouvir reivindicações das comunidades

O Prefeito Paim da Farmácia, o vice Luis Carlos, Secretários Sandro Oliveira, Zé Maurílio, Paulo Evangelista, Administrador do Retiro Tony e os vereadores Marivaldo e Pedro, estiveram na noite de ontem (24/09) na Comunidade da Matambina. Conversaram com os moradores e ressaltou a importância da participação das comunidades rurais no governo Paim.

Prefeito anuncia mais um poço artesiano com recursos próprios
“Nós viemos aqui mais para ouvir do que falar, porque quando a gente ouve as reivindicações, fica mais fácil ajudar a buscar uma solução para os problemas. Por isso, é sempre muito importante estarmos mais perto das pessoas. Aproveito a oportunidade para anunciar que nos próximos 45 dias, estaremos perfurando um poço artesiano e instalando água para todas as casas da Matambina.” disse o Prefeito Paim.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

TIM pode deixar de existir no Brasil

Os problemas financeiros da Telecom Itália levaram o banco Barclays e a BTIG, empresas fornecedoras globais de serviços financeiros, a prever que a empresa vai vender a TIM no Brasil, o que alteraria o equilíbrio no quinto maior mercado de wireless do mundo. A dissolução da segunda maior operadora do país, que deve espalhar os seus ativos e assinantes entre seus rivais, seria a opção mais viável, pois a Anatel não deve aprovar uma fusão completa da TIM com um único concorrente, afirmou o Barclays. Uma companhia de fora, como a Vodafone, também pode comprar uma participação ou a totalidade da TIM, disse Walt Piecyk, analista da BTIG, em Nova York. De acordo com os analistas, uma divisão da TIM seria motivo de comemoração para as outras operadoras do país, pois a remoção de um concorrente iria aliviar a pressão sobre a concorrência de preços. Procurada, a TIM afirmou, através de sua assessoria, que não iria comentar o tema. Com informações de O Globo.

Carro de advogado fica parcialmente destruído depois de atropelar touro próximo a Tanquinho

mitsubishi

A Polícia Rodoviária Federal-PRF foi solicitada na noite desta segunda-feira,23, para registrar mais um grave acidente na BR-324 próximo a cidade de Tanquinho, felizmente o motorista do Mitsubishi de placa ASX NZH -1154 licença de Feira de Santana, saiu ileso depois de atropelar um touro que cruzava a pista por volta das 18h30. O animal morreu no local.
acidente com andreson
O condutor do veículo identificado por Andreson da Silva Lima (foto), advogado, residente em Feira de Santana em entrevista ao CN disse que retornava da cidade de Capela do Alto Alegre, onde presta serviço semanalmente e depois da cidade de Tanquinho sentido Posto Trevo foi surpreendido com um boi vindo da pista contrária em direção ao carro,” tomei aquele susto, conseguir tirar um pouquinho, mas não evitei o choque que foi muito forte, já que o boi era imenso.O carro parecia que ia capotar, mas conseguir controlar e parar no acostamento onde muita gente que parou não acreditou como sair sem ferimento desse acidente”, conta o advogado.

De acordo com  informações, depois de atingir o animal, o veiculo do advogado teria atingido outro carro, que segundo ele só ficou sabendo depois, já que não viu mais nada ao sentir o impacto com o animal. Alguns moradores da região disseram que o touro pesava aproximadamente 30 arrobas (450kg).
A equipe CN que passava pelo local minutos depois do acidente, saiu sem ter a informação a quem pertencia o touro e antes mesmo da chegada da PRF.

FONTE: Calilanoticias

domingo, 22 de setembro de 2013

Bahia vence Botafogo no Maracanã

O Bahia fez hoje à tarde, uma partida simplesmente magnífica, e talvez, a melhor partida do ano de 2013 e de forma muito além que justa, abateu e bateu o Botafogo-RJ pelo placar de 2 x 1 de virada, assim como fizera no primeiro turno em jogo que aconteceu em Sergipe.

Fernandão e Obina marcaram para o Tricolor de Aço, enquanto Edilson fez o gol alvinegro. Com o resultado, o Botafogo seguiu com 42 pontos, na vice-liderança do Brasileirão. Já o Bahia chegou aos 32, se afastando cada vez mais da zona de rebaixamento e pula para a oitava posição e cola no Esporte Clube Vitória, com os mesmos números de pontos. Próximo jogo, Vasco, às 16 no Estádio da Fonte Nova. 

sábado, 21 de setembro de 2013

Vaqueiros vão a Brasília acompanhar votação sobre regulamentação da atividade no Senado

Um grupo de 40 vaqueiros baianos inicia viagem a Brasília neste domingo (22) para acompanhar, na próxima terça-feira (24) votação no Senado sobre o reconhecimento e regulamentação da profissão no Brasil. Eles sairão de ônibus do Centro Histórico de Salvador vestidos a caráter e devem desembarcar na capital federal na segunda-feira (23). De acordo com informações do A Tarde, cerca de 200 vaqueiros devem acompanhar a sessão - além da comitiva baiana, grupos de Alagoas, Pernambuco e Piauí confirmaram participação no ato. De acordo com o antropólogo Washington Queiroz, a atividade existe no Brasil desde a época colonial e a regulamentação é aguardada desde 1985. Atualmente, a Bahia abriga 186 núcleos de vaqueiros. Após Requerimento de Urgência da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), a votação do reconhecimento e regulamentação da profissão de vaqueiro ocorrerá às 16h desta terça.

*O vaqueiro Ademário que faz parte dos Encourados de Pedrão,  mora na comunidade do Mastruz, Coração de Maria, é dos que fazem parte desse grupo.

Governo do Japão criará programa parecido com o Bolsa Família de Lula

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, seguiu a receita do ex-presidente Lula na "marolinha" e fez declarações públicas que estimulam a população a gastar mais no mercado interno para ajudar a economia do país a crescer. "Agora no Japão é a hora de comprar", disse Abe.  Outra medida em estudo para ser tomada é o pagamento de 10.000 ienes (cerca de R$ 227) para famílias que são isentas de imposto. A medida atinge cerca de 24 milhões de domicílios. Também estuda-se o pagamento de 15.000 ienes (cerca R$ 340) por pessoa, para os mais de 10 milhões de famílias de baixa renda que recebem pensões ou subsídios. É uma espécie de Bolsa Família adaptado à realidade japonesa. A medida visa compensar, para as famílias de menor renda, o aumento do imposto nacional sobre vendas que entrará em vigor em 2014, necessário para cobrir os custos da previdência social da envelhecida população japonesa. Com isso, espera-se manter a atividade econômica do país.

Fonte: site Bahia Notícias

21 de setembro - Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. 
     Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social.

     No Brasil, segundo o IBGE, 14,5%  da população tem algum tipo de deficiência (algo em torno de 24,5 milhões de pessoas). Os direitos dos deficientes estão garantidos na Constituição Federal de 1988 e o Brasil tem uma das legislações mais avançadas sobre os direitos das pessoas com deficiência, das quais destacamos algumas:
  • Lei Federal  nº 7.853, de 24/10/1989, dispõe sobre a responsabilidades do poder público nas áreas da educação, saúde, formação profissional, trabalho, recursos humanos, acessibilidade aos espaços públicos, criminalização do preconceito.
  • Lei Federal  nº 8.213, 24/07/1991, dispõe que as empresas com 100 (cem) ou mais empregados devem empregar de 2% a 5% de pessoas com deficiência.
  • Lei Federal  nº 10.098, de 20/12/2000, dispõe sobre acessibilidade nos edifícios públicos ou de uso coletivo, nos edifícios de uso privado, nos veículos de transporte coletivo, nos sistemas de comunicação e sinalização, e ajudas técnicas que contribuam para a autonomia das pessoas com deficiência.
  • Lei Federal nº 10.436, 24/04/2002, dispõe sobre  o reconhecimento  da LIBRAS-Língua Brasileira de Sinais para os Surdos

Estes avanços foram frutos de muita luta e enfrentamentos e muita vontade de transformar. Muito há que se fazer, para que estas leis saiam do papel, trazendo igualdade para todos os cidadãos.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Prefeito Paim se reúne com o secretário Rui Costa

O Prefeito Paim da Farmácia, Secretários Sandro Oliveira e Zé Maurílio se reuniram no último dia 17/09 com o secretário de Estado da Casa Civil da Bahia, Rui Costa. Na oportunidade o Prefeito Paim levou algumas demandas de Coração de Maria para serem analisadas pelo secretário, com a possibilidade de serem atendidas.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Prefeito Paim visita obras de pavimentação no Bairro Ave Maria

O prefeito de Coração de Maria, Paim da Farmácia(PT), acompanhado pelo Chefe de Gabinete Sandro Oliveira e Cidio Marques (departamento de Transportes), estiveram na manhã desta quarta-feira (18) vistoriando a obra de pavimentação do Bairro Ave Maria.

Na oportunidade, o prefeito Paim cumprimentou e conversou com trabalhadores, populares, e estreitando a relação do governo municipal com a população. 

Segundo o secretário Washington Oliveira a finalização da obra está prevista para ser entregue no prazo de 60 dias.

“Apesar de todas as dificuldades o governo está fazendo todos os esforços possíveis para atender aos anseios da população, e há muito que os moradores dessa localidade esperavam por essa obra. Estamos satisfeitos com o andamento dos trabalhos” disse o prefeito Paim.


Prefeito de Coração de Maria visita comunidade e anuncia abastecimento de água

Em reunião realizada na noite desta terça-feira (17/09) na Comunidade do São Francisco, o prefeito Paim da Farmácia, anunciou que vai instalar sistema de abastecimento de água para todas as casas das Comunidades do São Francisco, Campo Grande e Olheiros. Essa água será encanada de um poço artesiano já existente na comunidade.

Cerca de 150 pessoas participaram da reunião e ouviram o prefeito Paim dizer que as escavações vão começar a partir desta quarta-feira (18). E disse ainda que já foi solicitado ao presidente da Embasa, Abelardo Oliveira, a rede de abastecimento de água para a sede do Retiro e região.

Participaram também da reunião o vice-prefeito Luis Carlos, o chefe de Gabinete Sandro Oliveira, o Secretário de agricultura José Maurílio, o assessor do gabinete Paulo Evangelista e os vereadores Pedro de Bezeco, Tany e Marivaldo de Isidoro. 

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Por que a gente chora ao descascar a cebola?

Todo mundo já verteu lágrimas ao descascar e cortar uma cebola, mas por que isso acontece? A explicação é simples: compostos da cebola se misturam e produzem ácido sulfúrico, que faz os olhos arderem e lacrimejarem.

As cebolas (Allium cepa) contêm compostos de enxofre responsáveis pelo seu forte cheiro e também uma elevada concentração de aminoácidos, dentre as quais se destaca a cisteína (que contém enxofre). No entanto, cebola não tem cheiro se não for cortada e, quando isso ocorre, a ruptura das paredes celulares provoca o contato entre os aminoácidos e as enzimas presentes em outras células, o que dá início a uma diversidade de reações químicas que conduzem à formação de compostos de enxofre voláteis, como o disulfureto de alilopropila (C6H12S2).

Esta substância, muito volátil, chega rapidamente aos nossos olhos e entra em contacto com a água (lágrimas). Então, ocorre mais uma reação química que a transforma em ácido sulfúrico. Isso mesmo, em contato com os olhos ocorre formação de um ácido extremamente forte. Este é o motivo da ardência nos olhos, explica  Luiz Henrique Ferreira, professor de química da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos).
Também ocorre outro fenômeno: a ação enzimática sobre os aminoácidos da própria cebola, quando cortada, origina a formação do óxido de tiopropionaldeído (C3H6OS) que é um agente lacrimejante e também responsável pela produção de lágrimas.
Para evitar a ardência e o chororô há vários truques como lavar a cebola, usar um palito de fósforo na boca ou picar a cebola embaixo d'água. O princípio de todas é o mesmo, evitar que o gás chegue aos olhos. Segundo o especialista, o fósforo não funciona, já que também tem enxofre. 

Assim, as dicas são:
1. Cortar cebola com ventilador ligado. Isso afasta de nossos olhos  as substâncias voláteis produzidas pela cebola;
2. Molhar as mãos antes de cortar a cebola. As substâncias encontrarão água antes de chegar aos olhos;
3. Mergulhar a cebola em água quente por pelo menos cinco minutos para desnaturar suas enzimas. O problema ocorre quando a cebola terá que ser utilizada em salada;
4. Pelo mesmo motivo, cortar cebola em água corrente. Esta é a melhor opção de todas!
Resposta fornecida por Luiz Henrique Ferreira, professor de química da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos)
Leia mais em: http://zip.net/bpkYrx

Campanha de Vacinação contra raiva animal em Coração de Maria


Período: 12 de setembro a 09 de outubro
A vacinação ocorre na zona urbana e zona rural, cada agente comunitário de saúde comunica a população da área qual o dia programado para a vacinação. A equipe de saúde formada por agente de saúde, técnica de enfermagem e vacinador visitam as casas e realizam a vacinação nos animais. Procure o seu Agente comunitário de Saúde ou o Posto de Saúde mais próximo da sua casa para se informar qual a data da vacinação.
No dia 21 de setembro, próximo sábado, ocorrerá o dia nacional da vacinação em que funcionarão o Posto do Retiro (praça), o Posto do São Simão e o Posto da Sede (Centro de Saúde Vieira de Melo) durante o dia todo. Além de pontos de vacinação na zona urbana: Posto de Gasolina Ave Maria e Posto de Gasolina Coração de Maria.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde – Coração de Maria

Prefeito de Coração de Maria avalia 9 meses de governo

Na tarde de segunda-feira (16) o prefeito de Coração de Maria em entrevista ao programa de Olho na Cidade, fez um balanço positivo de seus 9 meses de governo afirmando que está trabalhando quase 16 horas por dia para arrumar o município.

Com 72, 34% dos votos o então prefeito Edimário Paim (Paim da Farmácia) explica que nestes primeiros meses de governo já conseguiu fazer muita coisa por Coração de Maria, "no início da gestão nós encontramos a cidade nas escuras com muitas irregularidades e inadimplências".

Segundo Paim as quase 16 horas de trabalho diário já rendeu para o município, a reabertura de todos os postos de saúde, troca de quase toda a rede iluminação, vencimentos dos aposentados atualizamos, fardamento escolar para os alunos da rede municipal e reforma das principais escolas do nosso município, "se eu for enumerar aqui o que já foi feito não haveria tempo", expôs o prefeito.

E conclui afirmando ao povo de Coração de Maria que o pior já está passando, "nós vamos arrumar a casa para colocar o município em local de destaque que ele merece".

Redação De Olho na Cidade
Ouça o áudio:  https://www.facebook.com/prefeituracoracaodemaria.bahia

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Prefeito Paim da Farmácia vai conceder entrevista e fazer balanço dos 9 meses de governo

O prefeito de Coração de Maria, Paim da Farmácia vai à imprensa para conceder entrevista nesta segunda-feira (16) e terça-feira (17). O objetivo da entrevista é fazer um balanço do seu governo na área de Educação, Saúde, Obras, etc.

Hoje (16/09)
Às 12h no Programa “LINHA DIRETA COM O POVO” Dílson Barbosa, na Rádio Sociedade de Feira de Santana.
Às 16h30 no Programa “DE OLHO NA CIDADE” Jorge Bianchi, na Rádio Sociedade de Feira de Santana.

Amanhã (17/09)
Às 5h30 no Programa de Carlos Geilson, na Rádio Transamérica FM.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Prefeito Paim sugeriu ao TER-Ba que avalie a proposta de Coração de Maria permanecer como Zona Eleitoral

Os estudos realizados pela Comissão de Rezoneamento do Tribunal Eleitoral da Bahia (TRE-Ba) podem alterar a composição de aproximadamente 80 zonas eleitorais do Estado. O resultado desse trabalho ainda não está disponível, mas o prefeito Paim da Farmácia(PT), de Coração de Maria, e a deputada estadual Neusa Cadore (PT) se reuniram com a presidenta do TRE-Ba, Desembargadora Sara Brito, na quarta-feira, 11, para buscar mais informações.

Paim sugeriu à presidenta que avalie a proposta de Coração de Maria permanecer como Zona Eleitoral, concentrando também municípios como Pedrão e Teodoro Sampaio. O prefeito argumento que a medida desafogaria outras Zonas que têm até cinco municípios. Além disso, Paim citou a questão geográfica de distritos como Sítio, localizado a 30 km da sede e que possui cerca de 30 por cento da população.

Sara Brito achou relevante as observações apresentadas e disse que a Comissão ainda apresentará os estudos ao TRE, em seguida, será avaliada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Paim oficializará a proposta à Comissão. Neusa disse que é fundamental avaliar essas particularidades de cada região para que a nova distribuição potencialize o trabalho dos cartórios, mas também permita um fácil acesso da população aos serviços. 

Fonte: Ascom Neusa Cadore – Lino Filho

Polícia Militar e Prefeitura realizam formatura do Proerd em Coração de Maria

A Polícia Militar e a Prefeitura Municipal de Coração de Maria realizaram na tarde desta sexta-feira (13) a formatura do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência. Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Pedro Correia Damasceno, receberam ensinamentos que fazem parte da prevenção primária ao uso de Drogas, ministrado pelo instrutor o soldado da PM Wanderval Macedo.

A cerimônia aconteceu no Clube Ipojucam e contou com as presenças do Prefeito Paim da Farmácia, primeira dama Cristiane, do Chefe de Gabinete Sandro Oliveira, Secretaria de Educação Edineuza Cerqueira, assessor da secretaria Joelson Silva, pelo Comandante do 3º Pelotão da 20º CIPM Tenente Sacramento, professores e pais de alunos. 
“É com imensa satisfação que participo da solenidade de formatura do Proerd. Parabenizo a Polícia Militar, o meu muito obrigado pela disponibilidade, interesse e contribuição de formação pedagógica na nossa escola. Fico feliz em saber que temos profissionais que engrandecem o nome da polícia militar. A Secretaria de Educação, a Escola Pedro Correia Damasceno meu muito obrigado. E a vocês alunos vou repetir o grito do Proerd em que vocês a pouco instantes disseram: Luz, câmera, ação... Drogas não”. Disse o prefeito Paim da Farmácia.


'Realizei meu sonho', diz idosa de 88 anos após se casar

A aposentada Maria do Carmo Oliveira, de 88 anos, enfim, realizou o sonho de se casar. Nesta sexta-feira (13) ela oficializou no civil a união com José Varela dos Santos, que tem 105 anos. Eles moram juntos há meio século. "Estou muito feliz. Agora sim, realizei meu sonho", disse a aposentada logo após a troca de alianças.

O casamento aconteceu no município de Maxaranguape, a 54 quilômetros de Natal, e contou com a presença dos filhos, netos e bisnetos do casal. Ao G1, Maria do Carmo contou que não foi fácil convencer o companheiro a se casar. "Eu via todo mundo se casando e eu só morando junto. Eu também queria me casar, sempre pedia a ele, mas ele não queria. Ele dizia que não se casou quando era novo, também não ia se casar depois de velho", disse.
Depois de 50 anos de insistência, José Varela decidiu atender ao apelo da companheira. O casamento no civil é só o primeiro passo para a oficialização da união. No dia 14 de novembro, quando José completa 106 anos, o casal recebe as bençãos do padre na cerimônia religiosa que será celebrada na catedral da cidade. "Eu só vou usar aliança quando eu me casar no padre", revela José Varela.
No civil, o casamento foi realizado dentro do programa Justiça na Praça do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, junto com outros 122 casais.

O casal é natural de Taipu, município a 50 quilômetros de Natal, e se mudou para a praia de Caraúbas, em Maxaranguape, há mais de 50 anos. José Varela é agricultor e Maria do Carmo, dona de casa. Há três anos ela teve a perna esquerda amputada por problemas vasculares. "Depois disso não consegui mais fazer tudo dentro de casa, só ando na cadeira de rodas, é mais difícil fazer tudo", diz.
Atualmente, quem cuida do casal é o filho adotivo. Ele conta que José Varela e Maria do Carmo levam uma vida como todo casal normal. "Eles se dão bem, mas como todo casal têm suas brigas", afirmou. A família ficou satisfeita com a decisão de oficializar a união. "Estamos todos muito felizes", disse Josivan.


quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Depois de 3 dias de trabalho, profissional abandona posto e pede férias ao Mais Médicos

Foi excluído do programa Mais Médicos pelo Ministério da Saúde o profissional Patrick Henrique Cardoso, que três dias após assumir o cargo no posto de saúde Novo Gama, no Distrito Federal, pediu para tirar férias. O médico tinha se apresentado ao trabalho no dia 2 de setembro, trabalhou por três dias, e logo no dia 6 disse que tinha uma viagem para fazer e não iria trabalhar". Patrick embarcou para os Estados Unidos para passar 15 dias, e em seu perfil no Facebook, escreveu "Enfim, férias!" e em um comentário desse mesmo post, disse: "estou trabalhando muito". Nesta terça-feira (10), o médico fez atualizações em que mostrava estar em Chicago. Outras publicações também foram encontradas com notícias críticas à contratação de médicos cubanos pelo programa. Sem a previsão de férias, a Secretaria de Saúde do DF solicitou a desvinculação do médico do programa. No local onde Patrick deveria estar apenas uma médica continua no posto. Informações de O Globo.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Bell Marques anuncia a sua saída do Chiclete com Banana


Em vídeo de despedida da banda Chiclete com Banana, Bell Marques, que deixa a banda e segue em carreira solo, afirmou que essa é a fala mais difícil da vida dele. Além disso, falou do relacionamento com os integrantes: “Como todo relacionamento, e quando digo todo são todos, existe uma parte que está submersa, que ninguém vê e que ninguém sabe. Mesmo assim existirão pessoas que vão achar que sabem de tudo por se sentirem mais íntimos ou mais próximos. É bom refletirmos porque em toda separação há varias versões e precisamos respeitá-las para não sermos injustos com ninguém. Somente quem conviveu trinta anos juntos sabe de tudo”. No vídeo, ele também fala sobre como ficarão as apresentações até a saída definitiva dele.

Caçadores posam com jacaré-americano de 336,33 kg

Caçadores posam com jacaré-americano (Alligator mississippiensis) macho de 336,33 kg em área do rio Mississippi, perto da cidade de Port Gipson (Estados Unidos), em foto deste domingo (8) disponibilizada nesta terça-feira (10). É o jacaré mais pesado capturado no Estado do Mississippi. O recorde foi quebrado três vezes em uma semana.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Justiça ordena retirada de barracas de praia de Cabuçu

A Justiça Federal ordenou a retirada de todas as barracas de praia construídas de forma irregular na orla de Saubara, recôncavo Baiano. Só foram atingidas pela medida as construções com estrutura de concreto ou alvenaria e localizadas ao longo da faixa de areia ou territórios da marinha. Além disso, a Justiça cancelou os alvarás, autorizações e licenças que permitam a instalação, construção, reconstrução, reforma e funcionamento das barracas sem licença ambiental. 
A sentença foi uma resposta a ação ajuizada pelo Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) e pela Advocacia Geral da União (AGU). De acordo com os órgãos, nos últimos 20 anos, o município permitiu a instalação de barracas irregulares em área da União, sem licença ambiental do órgão competente, e cobrou taxas pelo uso desses equipamentos. A decisão ainda proíbe que o município permita a utilização de bens da União ou de uso comum do povo sem a prévia autorização do poder público. 
O município também terá que  cadastrar os proprietários das barracas envolvidas e implementar medidas para recuperação do meio ambiente através de um Plano de Recuperação da Área Degradada (Prad). A ação foi proposta em 2010 e a decisão é do dia 16 de agosto.

Fonte: site Bahia Notícias 

domingo, 8 de setembro de 2013

Papa reclama de 'guerras comerciais para vender armas'

O Papa Francisco reafirmou rejeição à guerra e denunciou, neste domingo (8), o que chamou de "guerras comerciais para vender armas". A citação não estava incluída no texto preparado para a leitura. "Fica sempre a dúvida: essa guerra ali, essa guerra acolá, porque há guerras em todos os lugares, é realmente uma guerra por problemas ou é uma guerra comercial para vender essas armas no comércio ilegal?", disse o religioso. O pontífice também criticou a "proliferação" de armamentos e cobrou aos líderes políticos "encontrar uma solução justa para o conflito fratricida". As declarações foram feitas diante de uma multidão na Praça de São Pedro, no Vaticano, na celebração do Angelus. O papa argentino disse que é necessário "combater o mal". "Isso implica, entre outras coisas, dizer 'não' ao ódio fratricida, a todas as formas de violência, à proliferação de armas e ao seu comércio ilegal", disse. O pontífice agradeceu aos que contribuíram para a jornada de oração e jejum da véspera, com apoio de pequenos grupos de sírios muçulmanos e cristãos, e pediu ainda orações pelo Líbano, Egito e Iraque, assim como pelo processo de paz entre Israel e palestinos.

sábado, 7 de setembro de 2013

"Habemus presidente" Fernando Schmidt é o novo presidente Bahia

Intervenção decretada, assembleia realizada, estatuto reformado, eleição convocada, pleito concluído, votos apurados pela comissão eleitoral e o baiano Fernando Roth Schmidt, de 69 anos, depois de 35 anos, é novo presidente do Esporte Clube Bahia, inaugurando uma nova era, agora livre do atraso, para oferecer ao clube um novo rumo, desta vez, com a participação efetiva dos torcedores do Bahia, fato único e que abre perspectivas positiva de um novo horizonte para o clube mais tradicional do estado da Bahia. 

"Agora é trabalhar para não frustrar o torcedor que se associou e votou. Trabalhar para conseguir novos sócios e formar a equipe que vai gerir o Bahia. Já tenho nomes, mas não posso falar. Já existem também contatos com jogadores e vou buscar reforçar o time para sequência do campeonato". disse o novo mandatário tricolor.

Fernando Schmidt foi eleito com 3300 votos (67%) e dirige o Tricolor até dezembro de 2014, quando será convocada uma nova eleição. Em segundo lugar ficou o candidato Antônio Tillemont, com 1164 votos (22%) e em terceiro Rui Cordeiro, com 468 votos (9%) O novo presidente será empossado no cargo nesta segunda-feira (09), às 20 horas, na Arena Fonte Nova.

Hasteamento dos Pavilhões no 7 de Setembro em Coração de Maria

Na manhã deste sábado (7), em frente do Paço Municipal foi realizada a cerimônia de hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, respectivamente hasteadas pelo prefeito do município Paim da Farmácia (e o Sr. Zelito Martins), pelo vice-prefeito Luis Carlos e pelo vereador Pedro Paulo. A cerimônia foi em comemoração aos 191 anos de Independência do Brasil.

O prefeito Paim da Farmácia destacou a satisfação de está presente num evento em que se comemora uma data tão importante para todos os brasileiros, “A Independência do Brasil foi um marco importantíssimo para o país e para a população. Temos que valorizar esse evento e ensinar as crianças desde pequenas a história do nosso país”, comentou.

A Independência do Brasil

A Independência do Brasil é um dos fatos mais importantes da história deste país, e aconteceu em 1822, quando Dom Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa exigindo seu retorno a Portugal. O mesmo se negou a voltar e proclamou Independência as margens do Ipiranga, com o grito: “Independência ou Morte”. Nesta data, 07 de setembro, foi marcado o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Apaixonado marca casamento com cabra em Jundiaí (SP)

Uma noiva que não reclama de nada, não vai ao shopping, não usa cartão de crédito e não fica grávida. Esses são alguns dos argumentos repetidos à exaustão nos últimos dias pelo aposentado Aparecido Castaldo, 74, morador da região central de Jundiaí (a 58 km de São Paulo).
Seria perfeito se ela não fosse uma cabra. Castaldo diz que vai se casar com o animal no dia 13 de outubro, à meia-noite, na Igreja do Diabo, também na cidade do interior paulista, comandada pelo cineasta Antonio Aparecido Firmino, o "Toninho do Diabo".

Viúvo e pai de sete filhos, Castaldo diz estar apaixonado pela cabra há dois anos e crê na aceitação do casamento pela neta de 19 anos e pelo bisneto, de três, que dividem a casa com ele – a cabra vai dormir na cama do "marido" quando os dois estiverem casados.
A ideia de realizar o casamento foi de Toninho do Diabo, autor de filmes trash, como "O Ataque dos Pneus Assassinos" ou o mais recente, "A Fazenda do Diabo", conforme contam os dois. "Ele já foi figurante de filmes meus", afirma o dono da igreja. "Graças ao bom Pai, a organização do casamento está dando certo", diz o cineasta.

Carmelita, com cinco anos de idade, é a segunda cabra que "encantou" o aposentado. Antes, conforme conta, já havia pensado em se casar com Geroma, mas ela morreu.
Castaldo pretende fazer um churrasco para comemorar o casamento. "Mas não vai ser com carne de cabra", avisa. Para a véspera, o cineasta, que vai celebrar a união na igreja que fica na sua casa (a matriz é em Governador Valadares, em MG, conta), diz ter recebido o convite de uma casa noturna de Jundiaí para realização de uma confraternização, a "Festa da Cabra Maluca", com apresentações de bandas de rock.

Recusa de igrejas
Com fala simples, Castaldo não teme perseguição de sociedades protetoras de animais, mas confessa que tem sido cobrado por evangélicos. "Eu busquei outras igrejas para celebrar o casamento, mas nenhuma quis fazer. Por isso procurei a do Toninho do Diabo, um velho conhecido da família."

Atualmente, a Lei de Crimes Ambientais prevê detenção, de três meses a um ano, e multa para quem abusar, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados (nativos ou exóticos). A legislação em vigor estabelece o aumento da penalidade de 1/6 a 1/3 no caso de os maus-tratos resultarem na morte do animal.

Mas, segundo o delegado Marcel Fehr, titular da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Jundiaí, para a polícia agir teria de ser configurada uma denúncia de maus-tratos por meio de entidades como Zoonoses, Vigilância Sanitária ou entidades protetoras de animais. "Vê-se a prática de zoofilia [sexo com animais] livremente em filmes por aí. Não sei se será crime não havendo maus-tratos", afirma. "Legalmente, porém, essa união não existe."

Castaldo planeja ter noite de núpcias com a cabra, mas não revela como será a intimidade do casal. O aposentado está à procura de uma costureira que faça um novo vestido de noiva. Mas a cabra já comeu o véu quando estava em um programa de televisão.

Fonte: bol.com.br

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Gato sobrevive após ter corpo atravessado por flecha

Gato é levado ao veterinário com flecha atravessada em seu corpo
James Gilchrist, um veterinário da região, disse que o animal chegou à sua clínica há cerca de 10 dias levado por uma mulher que o encontrou na rua. A flecha ainda estava atravessada no abdôme do gato.

O veterinário e sua equipe se apressaram para fazer uma cirurgia para retirar o objeto. A flecha tinha atingido o baço, o fígado e o estômago.

"Duas horas de cirurgia depois e uma outra cirurgia quatro dias mais tarde, o gato finalmente está bem", disse Gilchrist ao site de notícias americano "Utica Observer-Dispatch".

Após o susto, o gato foi adotado por um dos veterinários.

Entre os nomes sugeridos para o animal estavam Robin Hood e Flecha, mas o novo dono escolheu o nome Norman.

As autoridades foram notificadas sobre o incidente e estão investigando quem pode ter atirado no gato.

Fonte: uol.com.br

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Prefeitura de Coração de Maria realiza trabalho de recuperação de estradas da zona rural

A Prefeitura Municipal de Coração de Maria, através do Departamento de Estradas e Rodagens está realizando a recuperação de todas as estradas vicinais do município. O prefeito Paim da Farmácia não tem medido esforços para que as obras de recuperação cheguem a todas as localidades da zona rural. O objetivo é deixar todas as estradas consertadas e com boa trafegabilidade. 

São duas máquinas patrol que estão realizando o trabalho em regiões diferentes para dar maior agilidade no serviço de recuperação das estradas, segundo afirmou o secretario de Obras Washington Oliveira. 

"Vamos recuperar todas as estradas da zona rural do nosso município onde assim, vamos dar melhores condições aos nossos agricultores e moradores da zona rural bem como aos alunos que utilizam os transportes escolares, para um melhor conforto das pessoas que andam todos os dias pelas nossas estradas", afirmou Paim da Farmácia.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Em vídeo, Lula conta processo de criação do Bolsa Família

Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

Todos nós já ouvimos falar deste mistério sobre o que nasceu primeiro: o ovo ou a galinha e ficamos sempre a pensar qual será a verdadeira resposta. Neste artigo vamos explicar cientificamente o que nasceu primeiro, se foi o ovo ou se foi a galinha!

O inicio do processo de formação do ovo acontece nos ovários da galinha. Por esta simples razão os cientistas deduzem que a galinha tem que nascer primeiro que o ovo, facto essencial para existir a formação do ovo!

Este estudo, realizado nas universidades de Sheffield e Warwick, no Reino Unido, dá como provado que nos ovários da galinha tem que estar presente a tal proteína que faz desencadear todo o processo que permite a formação do ovo. Esta proteína, a ovocledidina (OC-17), serve de catalisador para o crescimento cristalino essencial à constituição da casca do ovo.
Todos nós julgávamos que era o ovo que nascia primeiro, mas com este “simples” estudo, concluímos cientificamente que tem que ser a galinha a nascer primeiro.