terça-feira, 30 de julho de 2013

O IDHM de Coração de Maria é baixo 0,592, em 2010

Dos 5.565 municípios brasileiros, Coração de Maria ocupa a 4331ª cidade no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), segundo o "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013", levantamento realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com ajuda do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Coração de Maria é 0,592, em 2010. O município está situado na faixa de Desenvolvimento Humano Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599). Entre 2000 e 2010, a dimensão que mais cresceu em termos absolutos foi Educação (com crescimento de 0,235), seguida por Longevidade e por Renda. Entre 1991 e 2000, a dimensão que mais cresceu em termos absolutos foi Educação (com crescimento de 0,146), seguida por Longevidade e por Renda.

Coração de Maria ocupa a 4331ª posição, em 2010, em relação aos 5.565 municípios do Brasil, sendo que 4330 (77,81%) municípios estão em situação melhor e 1.235 (22,19%) municípios estão em situação igual ou pior. Em relação aos 417 outros municípios de Bahia, Coração de Maria ocupa a 187ª posição, sendo que 186 (44,60%) municípios estão em situação melhor e 231 (55,40%) municípios estão em situação pior ou igual.


segunda-feira, 29 de julho de 2013

Prefeitura de Coração de Maria faz entrega de ''Medicamento em Casa''

Prefeito Paim da Farmácia e dona Antonieta de Jesus (da Canabrava)
A partir de agora pacientes crônicos, diabéticos e hipertensos, atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A Prefeitura Municipal de Coração de Maria iniciou no mês passado o programa “Medicamento em Casa”, que tem a finalidade de entregar medicamentos de uso contínuo nas residências dos usuários cadastrados. Abrangendo todos os usuários da sede, bem como a zona rural. Desenvolvido pela Sesab em parceria com o Ministério da Saúde, o Programa Medicamento em Casa beneficia pacientes de baixa renda

A ação busca não só assegurar o acesso dos pacientes aos medicamentos que tanto necessitam - já que os mesmos não terão mais que se deslocar para as unidades de saúde -, mas contribuir para um melhor acompanhamento do estado de saúde de portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para ter acesso ao programa, o paciente tem que ser referenciado pela Estratégia Saúde da Família (ESF), ser atendido em uma Unidade Saúde da Família (USF), fazer um cadastro no Programa Saúde da Família (PSF) e passar por avaliação de um médico, que vai decidir pela prescrição do medicamento.
Prefeito Paim da Farmácia, Sra. Maria José e o diretor da Unidade de Saúde, Laércio  
O Prefeito Paim da Farmácia declarou que o governo municipal tem como prioridade oferecer saúde digna e de qualidade aos munícipes.

Tomar banho pode trazer danos para saúde e meio ambiente

Apesar de ser um dos hábitos clássicos mais saudáveis, tomar banho também pode ser prejudicial para a saúde e o meio ambiente. Segundo a dermatologista Daniela Landim, um dos primeiro itens que merece cuidado é o sabonete. Ela diz que os sabonetes convencionais além de não eliminar as bactérias, as espalham para outras partes do banheiro. Daniela ainda afirma que a ação antibacteriana nem sempre é 100% eficiente, e esses sabonetes ainda contêm uma substância chamada triclosan que contamina rios e lagos, além de causar vários problemas na saúde humana e na dos animais, o que inclui defeitos congênitos e cânceres. De acordo com a dermatologista, banhos demorados com água quente também agridem a pele na camada hidrolipídica, uma barreira que impede a penetração de agentes irritantes e até mesmo de microorganismos na pele. Neste caso, o ideal é usar sabonetes neutros e deixar a temperatura da água sempre morna. Esponjas e buchas deixam a derme mais sensível, informou a especialista. Outro cuidado que ela recomenda é secar o corpo com toalha macia e evitar o compartilhamento do mesmo tecido. Informação do site Ciclo Vivo.


domingo, 28 de julho de 2013

"O casamento não está fora de moda", disse Papa Francisco

Papa exalta casamento e pede que jovens se "rebelem" contra "cultura do provisório"

O papa Francisco disse neste domingo (28) que o casamento "não está fora de moda" e pediu a jovens serviram como voluntários na Jornada Mundial da Juventude se "rebelem" contra a "cultura do provisório".

Ao discursar para os voluntários da JMJ, que se reuniram com o pontífice no pavilhão 5 do Riocentro, na zona oeste do Rio de Janeiro, o chefe da Igreja Católica afirmou que os fiéis devem ter "coragem de ir contra a corrente".

"Sim, nisto peço que se rebelem. Que se rebelem contra esta cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar de verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de ir contra a corrente. Tenham a coragem de ser felizes", completou o santo padre.

Fonte: http://www.uol.com.br/

Papa emociona fiéis na Missa de Envio que encerra o último dia de evento

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, fez a saudação da missa, na sequência os cerimonialistas solicitaram que bandeiras fossem recolhidas para melhor visibilidade dos participantes. Às 10h20 o papa Francisco inicia o ritual da missa e realizou uma oração coletiva de absolvição dos pecados. Orquestra e coral realizam cânticos entoando palavras de fé.

Logo nas primeiras horas da manhã deste domingo (28) as areias da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, já recebiam um grande movimento de peregrinos que tentavam buscar o melhor lugar à espera do papa Francisco para a missa de encerramento do último dia da 38ª Jornada Mundial da Juventude.

Às 9 horas quando o papa chegou a Copacabana, cerca de 3 milhões e meio de pessoas o receberam emocionados. E às 10 horas em ponto começou o "flash mob" em homenagem ao Francisco. A multidão formada por fieis e religiosos dançavam os passos da coreografia que estava disponível no YouTube para ser ensaiada. Após a coreografia de aproximadamente, três minutos, o cerimonialista fez a abertura da Missa de Envio que começou às 10h05.

Entre os presentes na cerimônia, estão a presidenta Dilma Rousseff e os ministros de Estado juntamente com os presidentes Evo Morales, da Bolívia, Cristina Kirchner, da Argentina, Desi Bouterse, do Suriname, e Rafael Correa, do Equador, além dos vice-presidentes do Uruguai, Danilo Astori, e do Panamá, Juan Carlos Varela Rodríguez.

Programação

À tarde, o papa almoça com os cardeais e bispos no refeitório do Centro de Estudos do Sumaré. Em seguida, tem encontro com membros da Coordenação do Comitê Episcopal Latino-Americano (Celam), também no Centro de Estudos do Sumaré. Às 16h40, o santo padre deixa a residência do Sumaré, onde ficou hospedado durante a jornada.

Às 17h30, reúne-se com voluntários da jornada no pavilhão 5 do Riocentro, em Jacarepaguá. Às 18h30, participa da cerimônia de despedida na Base Aérea do Galeão e, às 19h, embarca de volta a Roma.

sábado, 27 de julho de 2013

Mais de 3 milhões de pessoas participam da vigília em Copacabana

Famosa por reunir multidões durante a festa de Réveillon, a praia de Copacabana, na zona sul do Rio, registrou este sábado (27) o maior público de sua história: mais de 3 milhões de pessoas, segundo os organizadores da Jornada. Isso significa o dobro do público recebido no Réveillon, de 1,5 milhão de pessoas, e um milhão a mais do que o público que prestigiou a edição anterior da Jornada Mundial da Juventude, na cidade espanhola de Madri.

Francisco só chegou a Copacabana às 18h40, mas desde o início da manhã milhares de pessoas já estavam na praia à espera do pontífice. Enquanto passava por entre o público, os fiéis lançaram centenas de presentes para Francisco - cartas, bonés, muitas bandeiras (de países a times de futebol), e até volumes maiores, como livros. Uma das bandeiras chegou a encobrir a cabeça do motorista, e foi retirada pelo próprio papa. Os seguranças tiveram dificuldade para impedir que os objetos acertassem o papa. Formou-se uma pilha de presentes no banco traseiro.

Em vários momentos, o papamóvel parou para que Francisco beijasse bebês e crianças. Ele também fez questão de tocar uma bandeira da Argentina. Francisco começou o desfile usando um sobretudo, para se proteger da temperatura baixa. Ao longo do trajeto, porém, ele retirou o casaco e ficou apenas com a batina branca.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Filhote híbrido de burro fêmea e zebra macho nasce na Itália

'Zonkey' chamado Ippo nasceu há três dias, em fazenda de Florença. Em imagem, bebê aparece ao lado da mãe e de proprietário do terreno.

Um filhote híbrido* de burro fêmea e com zebra macho nasceu há três dias em uma propriedade rural de Florença, na região central da Itália.

Esse tipo raro de animal é conhecido como "zonkey" (mistura das palavras inglesas "zebra" e "donkey" – burro) e foi batizado de Ippo.

Na foto acima, ele aparece ao lado da mãe e do dono da fazenda, Massimo Aglietti.

*São considerados animais híbridos os descendentes cujos pais pertencem a espécies diferentes.

Deputado quer reduzir intervalo entre eleição e posse de prefeitos e vereadores

Uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) em tramitação na Câmara pretende antecipar para 1º de novembro do ano das eleições a data de posse de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos municípios brasileiros, em caso de vitória da chapa majoritária em primeiro turno. Quando houver segundo turno, de acordo com a matéria, os eleitos tomarão posse um mês após a realização do pleito. O autor considera o o intervalo atual “muito grande” e argumenta que, como o novo detentor do cargo só assume no início do ano seguinte ao das eleições, os municípios permanecem aproximadamente três meses sem a supervisão dos eleitos. “Esse fato acarreta o desmonte das finanças, além de angústia e instabilidade para a população”, alegou, em entrevista à Agência Câmara. De acordo com o deputado, a medida não pode valer a partir da próxima eleição, já que “violaria o voto dos eleitores, porque reduziria os mandatos dos então detentores dos cargos de prefeito, cujos mandatos só poderiam terminar em 1º de janeiro do ano seguinte aos dos sucessores”. O texto terá admissibilidade analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e, se acolhida, passará por um colegiado especial antes de ser votada em dois turnos o Plenário. Para ser aprovada, precisa da confirmação de pelo menos 3/5 dos deputados em cada turno.

Fonte: Bahia Notícias

Papa Francisco rezou com cristãos evangélicos da Assembleia de Deus, durante visita a Manguinhos

Em sua caminhada pela comunidade de Varginha, no Complexo de Manguinhos, na zona norte da capital fluminense, o papa Francisco parou em uma igreja evangélica da Assembleia de Deus e fez uma oração com o pastor e os cristãos protestantes, informou o padre Márcio Queiroz, que acompanhou o pontífice na visita à favela.

"Caminhando pela comunidade, chegamos até a igreja evangélica. Eu mostrei a ele que eles estavam no templo, e ele pediu para ir até lá para cumprimentá-los. O papa falou com o pastor e com as pessoas que estavam lá, e os convidou a rezarem um Pai Nosso", disse.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, também comentou a parada do pontífice na Assembleia de Deus. "O papa parou em frente à igreja e rezou com os fiéis da Assembleia de Deus que estavam na porta. Até eles pediram bênção. Foi um momento ecumênico, espontâneo e muito bonito", ressaltou.

Os padres também deram mais detalhes da visita de Francisco à moradia de uma família da comunidade. Segundo Federico, a casa era muito pequena, de 5 por 4 metros e estava lotada, com mais de 20 pessoas da família.

"Estavam lá todas as gerações de uma família. Foi um momento de muita comoção. Uma das coisas mais bonitas foi que todas as crianças pequenas foram ao colo do papa e ele abençoou uma por uma. No fim, todos fizeram uma oração juntos. Foi um momento de muita espiritualidade”.

O padre Márcio explicou que a casa estava cheia porque a família da dona é da Paraíba, e todos tinham vindo ao Rio para a visita do papa. Segundo ele, havia uma criança de 15 dias de vida e uma idosa de 93 anos, e o pontífice perguntou o grau de parentesco de cada um. "Como tinha medo que alguém enfartasse, tive que ligar na noite anterior e avisar que aquela seria a casa escolhida. Quando contei, ouvi um silêncio e pensei que a dona da casa tinha desmaiado", brincou o padre.

Outro detalhe da passagem do papa pela favela destacado pelos sacerdotes foi a parte em que o papa entrou em uma capela local. "Ele ficou muito comovido, e tinha lágrimas nos olhos", disse o porta-voz do Vaticano.

O padre Queiroz informou que apresentou a mãe ao papa, e disse que ela rezava diariamente por todos os sacerdotes. Segundo ele, por causa disso, ela ganhou um terço de presente do pontífice. "Ele [o papa Francisco] estava saindo da capela e voltou para presenteá-la", declarou.

Panela de pressão fica presa à cabeça de criança de três anos

Wanderson Rodrigues de Almeida, de apenas 3 anos, estava brincando em sua casa de ‘robô’ e colocou uma panela de pressão na cabeça dizendo que era um capacete. Após alguns minutos percebeu que a panela estava presa à cabeça.

“Ele ficou desesperado, mas não conseguia tirar a panela. Tentei ajudar mas não consegui e tive a ideia de pedir ajudar do Corpo de Bombeiros, liguei e logo eles chegaram para ajudar”, conta Silvania Rodrigues, mãe da criança.

A guarnição do Corpo de Bombeiros foi deslocada para a residência do garoto, emAracaju, e encontrou o menino muito inquieto. “Ele estava muito agitado e por isso ficou mais difícil de fazer a retirada da panela de sua cabeça. Os bombeiros solicitaram o apoio da Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu, para que o médico pudesse sedar a criança”, explica a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros.

Os Bombeiros e o Samu decidiram conduzir a criança para o Hospital de Urgência deSergipe. “Para evitar sedá-lo, a equipe teve todo um trabalho de persuasão e brincadeiras com ele, o convencendo que estava usando um capacete (a panela) e que o ‘robô’ dos bombeiros iria salvá-lo”, conta a assessoria.

A ferramenta utilizada na ocorrência foi um desencarcerador, que é um equipamento empregado para retirar vítimas presas em ferragens ou qualquer outro ambiente. A panela foi cortada por uma das ferramentas em forma de tesoura. A força para o corte é promovida pelo bombeamento hidráulico e por um motor, controlado pelo bombeiro, que vai abrindo espaço necessário para retirada da vítima.

“Ele voltou para casa feliz e aliviado, todos estão chamando ele de ‘menino maluquinho’”, diverte-se, a mãe do garoto.

Fonte: G1

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Família encontra mais de 100 escorpiões dentro de casa em Feira de Santana

Como se fossem formigas. É assim que aparecem escorpiões na casa de Igor Araujo. O intrigante é que a região onde a família reside é totalmente urbanizada, localizada entre uma padaria e uma obra. Eles suspeitam que a lenha utilizada na padaria tenha atraído os aracnídeos.

Ao longo de 5 anos a família, que mora na rua Papa João XXIII no bairro Chácara São Cosme, afirma ter encontrado centenas de escorpiões dentro de casa. A dona Solineide Araujo, mãe de Igor, foi picada na semana passada e tia na noite de segunda-feira (22) e ainda está internada no Hospital Clériston Andrade (HGCA). 

Solineide teme que o escorpião pique seu neto. “Ando nervosa, não durmo mais de noite preocupada com os ataques”, desabafou. A picada do escorpião causa dor intensa, ardência e inflamação no local.

Magno Mercês, biólogo do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) de Feira de Santana afirma que na cidade não há registro de morte por picada de escorpião e que o caso da Chácara São Cosme chegou ao conhecimento do Centro na manha da última terça-feira (23) e será investigado. 

“Depois de encontrado o motivo vamos tomar providências e se necessário passar aos órgãos competentes e fazer dedetizações”, garante Mêrces. Ele afirma que o tipo de escorpião amarelado é comum na cidade que já registrou mais de 200 casos de picadas esse ano. “Essa picada é mais perigosa em crianças e idosos que possuem uma baixa imunidade. As pessoas, quando picadas, devem procurar o Hospital Cleriston Andrade para tomar o soro antiescorpiônico”, explicou.

Mirza Cordeiro, coordenadora do Centro de Zoonose de Feira de Santana, atribuiu o crescimento dessa população de escorpiões devido à sujeira, entulhos e desmatamento.

Quem estiver passando por uma situação parecida com a da família Araujo deve ligar para 156 ou para o numero fixo do centro que é 3614-3613 ou 3223-4673 e deve solicitar uma abertura de ordem de serviço para agendar uma visita com o biólogo responsável que dará as orientações cabíveis.

Fonte: site bomdiafeira.com.br

Cerca de 500 mil participam da missa de abertura da JMJ

"Celebro essa missa em intenção de todos os jovens do mundo", anunciou o arcebispo do Rio de Janeiro, d. Orani Tempesta, ao abrir na noite desta terça-feira (23), com uma missa solene a Jornada Mundial da Juventude. Centenas de bandeiras trazidas por delegações de 175 países se agitaram à luz dos holofotes que iluminavam o altar monumental na Praia de Copacabana, numa manifestação de euforia e entusiasmo que continuariam até o fin da cerimônia. 
Em seguida, d.Orani enumerou os jovens que mais entravam em sua lembrança, das vítimas dos massacres da Candelária e de Vigário Geral, no Rio, a todos os jovens perseguidos, os exterminados pelo vício e pela exclusão, os jovens sem pátria e os marginalizados pela vida. Citava exemplos trágicos de sua cidade, mas estendia as intenções da missa a todos os jovens do mundo. "Celebro pelos jovens que permanecem firmes na fé, enfrentando todo tipo de provocação e pelos jovens que acreditam num mundo novo", disse ainda D. Orani, antes de pedir aos participantes da JMJ que sejam missionários para levar Cristo a todos os lugares, em suas comunidades, suas cidades e seus países. A vocação missionária foi também a ênfase da homilia, na qual o arcebispo comentou os trechos das leituras que falavam do chamado feito por Deus a Samuel, ao apóstolo Paulo e ao evangelista Mateus. "Somos chamados a viver a fé nesse tempo plural de tantos questionamentos", disse d. Orani, sempre se dirigindo aos jovens. Boa parte da homilia foi para dar boas vindas aos participantes da JMJ, mais de 350 mil inscritos. "Esta Cidade Maravilhosa tornou-se mais bela com a presença de vocês e vocês estão fazendo parte de nossas famílias", afirmou d. Orani.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Dominguinhos morre aos 72 anos após luta contra câncer de pulmão

Faleceu nesta terça-feira (23) o músico Dominguinhos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O pernambucano, nascido em Garanhuns, lutava há seis anos contra um câncer de pulmão e, segundo os médicos, morreu devido a complicações infecciosas e cardíacas, às 18h. Dominguinhos estava

internado desde dezembro, no Recife, e foi transferido para a capital paulista em 13 de janeiro. Ele era considerado o ícone dos sanfoneiros brasileiros e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga. José Domingos de Morais ganhou em 2002 o Grammy Latino e já fez duetos com músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan. Desde o fim de 2012, Dominguinhos se dedicava às homenagens pelos cem anos de Luiz Gonzaga.

Secretaria Municipal de Educação faz entrega de fardamentos e mochilas para alunos da rede municipal

Secretaria Municipal de Educação de Coração de Maria faz entrega de fardamentos e mochilas para alunos da rede municipal.

A secretária municipal de educação Edineuza Cerqueira, acompanhada da primeira dama Cristiane Viana e do assessor da SEMEC Joelson Silva, entregaram nesta terça-feira (23) o fardamento e mochilas escolares para os alunos da Escola Neuza Maria. Estiveram presente os professores, servidores, pais e alunos da escola.

Durante o evento a secretária conversou com os pais e os alunos para ouvir a avaliação deles e saber se estão satisfeitos com a qualidade do ensino municipal e disse que administração vem investindo na educação do município, desenvolvendo um ensino de excelente qualidade.

A primeira dama Cristiane ressaltou a importância do uniforme escolar, enfatizando a qualidade e o empenho da Prefeitura Municipal em elevar cada vez mais o nível da educação municipal, contribuindo com qualidade e eficiência para melhorar o aprendizado e o trabalho dos educadores e o bem-estar dos alunos.

O assessor Joelson disse que nos próximos dias todos os alunos da rede municipal, de acordo a demanda de entrega do fornecedor, estarão recebendo fardas e mochilas.


Morre turista paulista vítima de ataque de tubarão no Recife

Morreu no fim da noite de segunda-feira (22) a adolescente paulista vítima de um ataque de tubarão na praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Bruna Silva Gobbi, 18 anos, que passava férias na capital pernambucana com a família, foi atacada pelo animal por volta das 13h, enquanto nadava a cerca de 20 metros da faixa de areia. O banho de mar no cartão-postal da cidade virou tragédia. E voltou a assombrar a população.

Bruna perdeu muito sangue, chegou a sofrer uma parada cardiorrespiratória e teve parte da perna esquerda amputada durante uma cirurgia realizada no Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife. De acordo com informações da assessoria de imprensa da unidade de saúde, a turista não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 23h30, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Antes de ser transferida para o HR, Bruna foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul, onde teve a parada cardiorrespiratória. Imagens do momento do ataque e do resgate dos bombeiros foram divulgadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS). A família teria sido alertada pelo Corpo de Bombeiros para não se banhar na área de risco. A mordida foi sobretudo na coxa esquerda da menina.

De acordo com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), foi o ataque de tubarão de número 59 e a 24ª morte no Estado desde que esse tipo de ocorrência passou a ser contabilizado, em 1992. Do total, 23 ocorreram em Boa Viagem. Ainda não há detalhes sobre sepultamento da vítima.

fonte: http://jconline.ne10.uol.com.br/

segunda-feira, 22 de julho de 2013

'Não tenho ouro nem prata, mas trago Jesus Cristo', diz papa no Rio

Em sua primeira manifestação pública no Brasil, o papa Francisco afirmou nesta segunda-feira (22) que pretende transferir "à inteira nação brasileira" o seu afeto durante sua estada no país, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude de 2013. Em discurso proferido no Palácio da Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro, o Pontífice afirmou que sua missão é levar a palavra de Jesus Cristo aos jovens de todo o mundo. "Peço licença para entrar e transcorrer esta semana com vocês. 
Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo! Venho em seu Nome, para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração; e desejo que chegue a todos e a cada um a minha saudação: 'A paz de Cristo esteja com vocês!'", disse Francisco, diante da presidente Dilma Rousseff, do governador do Rio, Sérgio Cabral, e diversas autoridades do Brasil e da Igreja Católica. 
O papa argentino comemorou o fato de que sua primeira viagem internacional tenha tido a América Latina como destino. "Quis Deus na sua amorosa providência que a primeira viagem internacional do meu pontificado me consentisse voltar à amada América Latina, precisamente ao Brasil, nação que se gloria de seus sólidos laços com a Sé Apostólica e dos profundos sentimentos de fé e amizade que sempre a uniram de modo singular ao Sucesso de Pedro", discursou. Francisco destacou o caráter heterogêneo do evento, que une jovens de todos os cantos do mundo. "O motivo principal da minha presença no Brasil, como é sabido, transcende suas fronteiras. Vim para a Jornada Mundial da Juventude. Vim para encontrar jovens que vieram de todo o mundo, atraídos pelos braços abertos do Cristo Redentor. Eles querem agasalhar-se no seu braço para, junto do seu coração, ouvir de novo o potente e claro chamado: 'ide e fazei discípulos em todas as nações'", citou.

Papa Francisco chega ao Rio de Janeiro

O avião que trouxe o papa Francisco ao Brasil aterrissou às 15h43 desta segunda-feira (22) na Base Aérea do Galeão, área militar que fica ao lado do aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro. O pontífice desembarcou da aeronave, um Airbus A330 da companhia italiana Alitalia, e foi recebido pela presidente Dilma Rousseff e dezenas de autoridades brasileiras. O voo partiu do Aeroporto de Fiumicino, em Roma, às 8h55 (3h55 de Brasília).

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Rede Globo será investigada por suspeita de sonegação de impostos

O Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF) abriu uma apuração criminal para investigar suspeitas de sonegação por parte da Rede Globo. A apuração preliminar começou na segunda-feira (15). Na última sexta-feira (12), 17 entidades da sociedade civil organizada pediram a abertura da investigação contra o grupo. Eles sustentam que há indícios de lesão a bens federais. Recentemente, foram divulgados documentos, que até então eram sigilosos, que apontam que a Globo tem multas de mais de R$ 600 milhões por tentar sonegar impostos relativos à exibição da Copa do Mundo de 2002. 
As entidades ainda afirmam que há suspeita de lavagem de dinheiro, de crimes contra órgãos da administração direta e indireta da União e de estelionato. O órgão tem 90 dias para investigar o caso, e o prazo pode ser prorrogado por mais 90 dias. Caso os indícios sejam confirmados, o MPF abrirá um inquérito. O MPF no Rio de Janeiro divulgou na semana passada uma nota em que informa que acompanha o caso desde 2005, e que ainda não havia sido aberto um inquérito policial por impedimentos legais relativos à restituição de valores fiscais. A Rede Globo afirma que não tem qualquer dívida em aberto com a Receita. Disse ainda, que depois de não obter sucesso nos recursos apresentados à Receita, aderiu ao Programa de Recuperação Fiscal da Receita Federal e fazer os pagamentos. 
A Globo ainda destaca que desconhece os motivos que levaram a servidora Cristina Maris Meinick Ribeiro a desviar os documentos no processo fiscal.

Prefeitura de Coração de Maria realizou audiência publica para formulação do PPA

Na noite de ontem (16) a Prefeitura de Coração de Maria realizou a primeira audiência pública para elaboração do Plano Plurianual, na Escola David Mendes no Retiro. O PPA estabelece as metas, ações, indicações e prioridades no orçamento que o município vai executar entre o ano de 2014 e 2017.

Durante o evento realizado, as especialistas em Gestão Pública Helca Lícia, e a senhora Maria da Purificação, fizeram a apresentação do plano e explicou a importância da população no processo de formulação do projeto. 
Estiveram presente na audiência publica o prefeito Paim da Farmácia, o chefe de gabinete Sandro Oliveira, o vice prefeito Luis Carlos, os secretários Washington Oliveira (Obras),  José Maurílio (Agricultura), José Eduardo (Administração), Alexandro Oliveira (controlador Interno), da vereadora Tany, da população e representantes de comunidades e entidades.

O prefeito Paim, destacou a importância da participação da população. "A participação popular é essencial, aqui estamos apresentando o PPA que trata das ações que serão realizadas pela administração, e o ideal é que a população participe dessas audiências. Amanhã será no São Simão e quinta-feira na sede", disse o prefeito.

PPA

O Plano Plurianual no Brasil é previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998. É um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.

sábado, 13 de julho de 2013

Tumulto em corrida de touros deixa 23 feridos na Espanha

A penúltima corrida de touros do Festival de São Firmino na Espanha deixou pelo menos 23 pessoas feridas neste sábado (13), quando aventureiros que fugiam dos animais foram esmagados na estreita entrada para a praça de touros, disseram autoridades /á Associated Press. Ao invadirem a entrada do túnel, os enormes animais foram bloqueados por dezenas de pessoas que haviam caído e estavam empilhadas em cima umas das outras. Um touro que tinha caído antes da entrada levantou-se e foi em direção à passagem obstruída. 
Dois bois saltaram sobre a pilha de pessoas enquanto elas começavam a se levantar e a fugir. A porta normalmente utilizada para deixar a polícia regional em boa posição para observar o evento foi aberta por uma enxurrada de corredores, causando uma obstrução para os outros que tentavam entrar na arena principal, disse o porta-voz do Ministério do Interior regional, Javier Morras. "Nós todos sabemos que a pista é um funil e um ponto extremamente perigoso na entrada para a arena", disse Morras. "A aglomeração é um dos maiores riscos que podem ocorrer na corrida dos touros", acrescentou. O bloqueio terminou após funcionários conseguirem deixar os animais escaparem através de um porta lateral normalmente reservada para matadores. O porta-voz do serviço de saúde da província de Navarra, Javier Sesma, disse que duas das 23 pessoas feridas foram chifradas pelos touros e que as outras ficaram feridas no tumulto.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

A influência da televisão nas famílias

SINTO falta daqueles tempos em que a televisão tinha programas que podiam assistir juntos pais e filhos. Hoje em dia com a tal da globalização e com a falta de censura, não temos mais esse direito. Um dia desses assistíamos televisão eu, minha esposa e minhas filhas. E de repente, fomos surpreendidos com uma cena em que um homem vestido de Papai Noel com um revólver na mão atirava em um homem.

DIAS depois estava próximo do Natal, fomos ao shopping. Lá encontramos "Papai Noel". Minha filha menor, na época com 3 anos, começou a chorar por ter visto Papai Noel. Não entendiamos por que ela estava chorando. Geralmente crianças gostam de ver a figura do Papai Noel, querem até tirar foto. Mas foi aí, que me lembrei da tal cena da televisão. Depois de muito conversarmos consegui convencê-la do contrário.

POUCO tempo depois, a televisão anunciava uma reprise de uma minissérie que tinha passado antes no horário das 23h, só que desta vez ia passar às 15h. Essa tal minissérie tinha cenas de sexo em pleno horário de criança assistir televisão, achei uma falta de respeito. Não muito tempo depois à mesma emissora de TV passou outra cena que me chocou. Estavam discutindo a mãe com a filha, e a filha partiu para agredir a própria mãe, uma cena triste.

POIS É, eu não sou a favor da censura, longe disso, mas penso que deve haver mais respeito para com as famílias. Invadem os nossos lares sem a menor cerimônia e levam através da televisão, cenas de violência, imoralidades, sexo sem compromisso e outros exemplos ruins que vão contra os bons princípios. Por outro lado, cabe a nós pais e mães, fiscalizar o que os nossos filhos assistem na televisão e também na internet. Não podemos proibir que os nossos filhos usufruem desses meios, que de certa forma, quando bem bem utilizados são bastante benéficos para todos.  

Sandro Oliveira

Governador Wagner entrega 800 imóveis do Minha Casa, Minha Vida

O governador Jaques Wagner esteve em Feira de Santana na manhã desta sexta (12) em solenidade para a entrega de imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida.  Quase mil famílias foram contempladas e receberam as chaves no Residencial Vida Nova Aeroporto I e Vida Nova Aeroporto II.

Os dois residenciais totalizam um investimento de R$ 41 milhões, em uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal.

O governador também entregou três viaturas novas para a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Feira. A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, também participou da solenidade. 

Nessa primeira etapa dos residenciais Vida Nova Aeroporto foram entregues 800 casas. Outras unidades serão entregues após a liberação da documentação dos demais beneficiários pela Caixa Econômica Federal.
Feira de Santana é uma das cidades mais beneficiadas pelo Minha Casa, Minha Vida, e já conta com 30 mil unidades contratadas, o que beneficia cerca de 120 mil pessoas.

Secretaria de Educação abre processo seletivo para níveis médio e superior

As vagas são para profissionais de nível médio e superior e os salários variam de R$ 1.144,38 a R$ 2.422,03.

A Secretaria de Educação da Bahia abre na segunda-feira (15), as inscrições para o processo seletivo simplificado, para a contratação temporária de 92 profissionais. As vagas são para profissionais de níveis médio e superior e os salários variam de R$ 1.144,38 a R$ 2.422,03, mais auxílio refeição no valor de R$ 9,00 e auxílio transporte.

As inscrições devem ser realizadas no período das 10h do dia 15 até às 10h do dia 22 de julho de 2013, através do site selecao.educacao.ba.gov.br.

O seleção será composta de Análise Curricular, eliminatória e classificatória, aplicada a todas as funções. O Resultado Final e a Homologação do Processo Seletivo Simplificado, serão publicados no Diário Oficial do Estado da Bahia.

O prazo de validade será de um ano, contado da data da Homologação do seu Resultado Final, prorrogável por igual período, a critério da Administração, por ato expresso do Secretário da Educação. As contratações serão em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). As informações são do Correio.

Cigarro mata quase 6 milhões de pessoas por ano, alerta OMS

Apesar das campanhas de saúde pública, o fumo continua liderando as causas de mortes evitáveis no mundo inteiro, matando quase seis milhões de pessoas por ano - a maioria em países de baixa e média renda-, anunciou a Organização Mundial de Saúde nesta quarta-feira.

Se essa tendência se mantiver, o número de mortes ligadas ao cigarro deve subir para oito milhões por ano em 2030, declarou a OMS, acrescentando que pelo menos 80% dessas mortes serão nos países de baixa e média renda.

"Se não fecharmos fileiras e banirmos a publicidade, a promoção e o patrocínio por parte da indústria do tabaco, adolescentes e adultos jovens continuarão a ser atraídos pelo consumo de cigarro por uma indústria cada vez mais agressiva", alertou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

"Cada país tem a responsabilidade de proteger sua população das doenças, incapacidades e mortes relacionadas ao tabaco", acrescentou.

Este ano, pelo menos cinco milhões de óbitos foram de fumantes ou ex-fumantes e, desses, mais de 600 mil eram fumantes passivos, de acordo com a OMS.

Acredita-se que o cigarro tenha causado a morte de mais de 100 milhões de pessoas no século XX.

"Sabemos que apenas a total proibição de publicidade, promoção e patrocínio de cigarro é efetiva", insistiu Douglas Bettcher, um dos diretores da OMS.

Fonte: AFP.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

São Paulo 1 x 2 Bahia - Campeonato Brasileiro da Série A



Bahia vence o São Paulo e é 3º colocado

O Esporte Clube Bahia enfrentou hoje à noite o São Paulo, vivendo um momento turbulento, acentuado com a demissão de Ney Franco e a má fase vivida dentro de campo, com seis jogos sem vencer e soube aproveitar, fez uma partida razoável, jogou para o gasto e depois de 90 minutos de um jogo sem qualquer predominância para qualquer dos lados, acabou conquistando um triunfo valoroso ao vencer de virada por 2 x 1, o afamado time da capital paulista. 

Realizada em Coração de Maria a 1ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável


A Prefeitura Municipal de Coração de Maria, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou na tarde desta quarta-feira (10), 1ª Conferencia de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com as presenças do Chefe de Gabinete Sandro Oliveira; do vice prefeito Luis Carlos; dos Secretários: Agricultura, José Maurílio; Ação Social, Edlene Paim; Administração e Finanças José Eduardo; dos vereadores Marivaldo, Pedro, Jean e Bainho; do representante da Comissão Ecumênica dos Direitos da Terra (CEDITER) Flávio, Wilma Pacheco (APLB), dona Bernadina, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais;  além da sociedade civil organizada.

A conferência teve como objetivo o debate de Políticas Públicas para o meio rural.  As propostas foram construídas com a participação de representantes do poder público e de representantes da sociedade civil organizada que participaram do encontro, por meio dos eixos temáticos, e serão apresentadas na conferência territorial que objetiva a construção de um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

O chefe de Gabinete Sandro Oliveira (representou o prefeito Paim que está em Brasília) falou da importância da conferência como planejamento em busca da consolidação das Políticas Públicas do meio rural.

“Por isso a importância de se realizar a 1ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável. Devemos reconhecer os benefícios da tecnologia agrícola, mas não podemos destruir a sabedoria do homem do campo. Que aos poucos vem perdendo o conhecimento passado de geração a geração. Como os saberes populares, sua cultura, sua religiosidade. Principalmente num País em que 70% dos produtos agrícolas são oriundos da Agricultura Familiar e que é responsável por uma boa parte da renda gerada no município”.  Disse o chefe de Gabinete.   
Para o Secretário de Agricultura, José Maurílio, a conferência é de extrema importância para desenvolvimento do município.

“Essa conferências mostra cada vez mais a necessidade de debatermos políticas públicas voltadas para a Agricultura Familiar. A elaboração de um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário é o primeiro passo para que tenhamos uma agricultura cada vez mais forte”, disse o secretário.

Centrais sindicais farão paralisação conjunta amanhã



As principais centrais sindicais do país vão fazer uma paralisação nacional amanhã. Além de CUT e Força Sindical, participarão dos protestos UGT, CTB e Nova Central, CSP-Conlutas, CGTB e outras categorias. 
As centrais reivindicam mudanças na política econômica do governo federal, combate à inflação, o fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e regulamentação da terceirização, entre outros pontos. Também participará do protesto o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que pretende ocupar rodovias no interior do país a favor da reforma agrária e contra os pedágios.

Você sabe como uma lei é criada e aprovada?

1. O projeto pode partir de deputados federais, senadores, presidente da República, ministros do STF, procurador-geral da República e até do povo - é o caso do Ficha Limpa -, desde que seja assinado por, no mínimo, 1% do eleitorado nacional, de cinco estados (com ao menos 0,3% dos eleitores de cada um).

2. O texto é enviado a uma das casas legislativas (se for do Senado, vai para lá, caso contrário vai para a Câmara dos Deputados) para ser analisado por comissões temáticas. Se é sobre imposto de renda, por exemplo, vai para a Comissão de Finanças e Tributação. Depois, passa pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que avalia se o texto está de acordo com a Constituição.

3. Aprovado pelas comissões parlamentares, o projeto segue para discussão e votaçãono plenário, que é o conjunto de legisladores da casa. Se o projeto for para uma lei ordinária (tipo mais comum), a maioria dos legisladores presentes na votação precisa concordar para ele seguir adiante. Senão o projeto é arquivado.

4. Tudo ok na Câmara, o projeto segue para revisão no Senado, onde também será analisado por comissões técnicas e por uma CCJ. Se tudo estiver dentro da lei, o texto final é votado de novo. Caso seja aprovado, vai para o poder executivo. Se for alterado, volta para nova análise da Câmara. Se for rejeitado, vai pro arquivo.

5a. A palavra final é do presidente da República. Se ele discordar do texto, pode vetar total ou parcialmente. Quando isso acontece, o texto volta para a casa de origem. Lá, se a maioria absoluta dos legisladores discordar do presidente, o executivo tem o veto descartado (e o presidente aprova a lei a contragosto).

5b. Se for favorável o projeto de cara, o presidente pode aprová-lo sem modificar. Nesse caso, o texto final é sancionado e promulgado pelo executivo, e a lei segue para a publicação no Diário Oficial da União para que entre em vigor e a população fique ciente da nova legislação.

Fonte: Mundo Estranho.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Prefeitura de Coração de Maria recebe retroescavadeira do Governo Federal

A Prefeitura de Coração de Maria foi contemplada no último mês de junho com uma patrol do Governo Federal. E nesta quinta- feira (04/07), o prefeito Paim da Farmácia (PT) recebeu das mãos da presidenta Dilma Rousseff (PT) uma retroescavadeira.

“Essas máquinas vieram em boa hora e com certeza terão uma boa aplicação no nosso município, principalmente nesse período de chuvas em que as estradas ficam intransitáveis, sem elas, nós teríamos que viabilizar recursos para alugá-las sempre que fosse necessária, agora com essa doação do Ministério do Desenvolvimento Agrário a viabilidade vai ficar bem melhor”, comemorou o prefeito Paim da Farmácia.


Presidenta Dilma lança Plano Safra Semiárido em Salvador

A presidenta Dilma Rousseff anunciou, nesta quinta-feira (4), o Plano Safra Semiárido 2013/2014, que contará com R$ 7 bilhões disponíveis em crédito para a agricultura da região. Serão R$ 4 bilhões para custeio e investimento, com taxas de juros de 1% a 3% ao ano para custeio, e 1% a 1,5% ao ano, para investimento.

» BNDES apoia com R$ 210 milhões projeto de acesso à água para produção de alimentos no Semiárido
“Essa reivindicação do Plano Safra do Semiárido é um reconhecimento de duas questões. Primeiro, que é possível conviver com a seca. E quando a gente fala conviver, nós estamos querendo dizer: a seca não pode virar uma catástrofe. (…) A seca pode ser perfeitamente controlada”, afirmou Dilma.

Já o microcrédito rural tem taxa de 0,5% ao ano, com rebate de 40%. Para compras públicas da agricultura familiar na região será destinado R$ 1,3 bilhão, sendo R$ 700 milhões pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e R$ 600 milhões pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O Plano Safra Semiárido pretende garantir segurança produtiva, impulsionando sistemas de produção adaptados à realidade do clima da região. Será o primeiro plano safra voltado especificamente para a região do semiárido nordestino.

Outras medidas

Além do lançamento do Plano Safra Semiárido, a presidenta Dilma fez a entrega de 323 máquinas retroescavadeiras e motoniveladoras a 269 municípios baianos, além de ônibus escolares do Programa Caminho da Escola.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Prefeitura de Coração de Maria comemora o sucesso do São João 2013

A economia no período junino cresce bastante em relação aos meses anteriores no município Coração de Maria. Além do comercio local, um dos setores responsáveis pela injeção de recursos na cidade é o de aluguel de imóveis. Esse ano os valores variaram de acordo com o tamanho de cada casa e vão de R$ 800,00 a R$ 2.000,00.

A dona de casa, Edilene Barbosa, alugou casa esse ano e afirma que a chegada do São João é esperada com muita ansiedade porque é um período certo para uma renda extra.

"Há muitos anos que alugo minha casa, é um bom dinheiro que entra, fico torcendo todos os anos para a prefeitura realizar o São João porque nós moradores somos os maiores beneficiários. E esse ano foi muito bom”, disse dona Edilene.
Outros segmentos que também ficaram satisfeitos com a movimentação foram os supermercados, restaurantes, bares e barraqueiros, que comemoram e muito as vendas durante a festa. Esse ano houve um aumento significativo nas vendas.
“O período das festividades juninas, no município, não representa apenas uma época de festa. Em meio às bandeirolas, os marienses aproveitam o momento para ganhar um dinheiro extra. Porque nesses locais não é só festa. O São João significa geração de emprego e renda. Lembro que esse ano a administração promoveu festejos juninos além do São João da sede, a Festa de Santo Antônio no Distrito do São Simão e o São Pedro no Distrito do Retiro.”, disse o prefeito Paim da Farmácia.