domingo, 22 de maio de 2011

O QUE É BEATIFICAÇÃO E CANONIZAÇÃO?

Antes de tudo, vamos distinguir entre santos canonizados e não canonizados. Tanto estes como aqueles estão no céu.
- Santo canonizado é aquele sobre quem o Papa, baseado em depoimentos, declara oficialmente que está no céu e pode ser venerado publicamente.
- Canonizar não é fazer alguém "virar" santo, porque esse alguém já era santo quando morreu. É colocar alguém na lista (cânone) dos santos.
Santo não canonizado é aquele que está no céu, mas não houve nenhum pronunciamento oficial da Igreja sobre ele.
O que é Beatificação? É a inclusão de alguém na lista dos Beatos ou Bem-aventurados.
O que é Canonização? Repetindo: é a inclusão de alguém na lista (cânone) dos santos. - Esse processo caminha por etapas. Concedida a licença de Roma para abrir o processo, o candidato recebe automaticamente o titulo de Servo de Deus. Antigamente os santos eram canonizados pelo povo. Quando morria uma pessoa com fama de santa, o povo comentava: "Era um santo". Esta aclamação popular era confirmada pelo Papa. Estava canonizado, isto é, entrou na lista dos santos do céu.
Este modo democrático de canonizar vigorou até o século XII. Mas com o aumento de candidatos à canonização, foram surgindo vários perigos. Num momento de euforia coletiva, podia acontecer de se proclamar santa uma pessoa que não foi tão santa. Ou foi só para alguns. Outras vezes, para facilitar o andamento do processo, criavam-se lendas piedosas sobre eles, exagerando as suas virtudes.
Portanto, era preciso haver um certo controle para evitar abusos e precipitações. Pouco a pouco os bispos, e finalmente, os Papas tomaram sobre si o controle das canonizações. Com o correr dos séculos foram surgindo várias normas, cada vez mais rigorosas.

Igreja Católica beatifica a 'bem-aventurada Dulce dos pobres'

A imagem da religiosa baiana Irmã Dulce (1914-1992) foi revelada pela primeira vez como beata às 18h deste domingo, na missa de beatificação realizada no Parque de Exposições de Salvador.
Missa de beatificação de Irmã Dulce acontece no Parque de Exposições de Salvador, na Bahia
A "bem-aventurada Dulce dos Pobres" foi recebida por dezenas de milhares de fiéis, que acenaram para a imagem com lenços brancos com a imagem da nova beata.

O rito de beatificação durou exatos 20 minutos. Primeiramente, foi feito o pedido oficial de beatificação pelo Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger. Um dos religiosos presentes leu então a biografia de Irmã Dulce, nascida Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, em 26 de maio de 1914.
Cerca de 15 minutos depois, o cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, representante do papa Bento 16 e presidente da cerimônia, leu, em latim e em português, a carta apostólica assinada pelo pontífice, oficializando a beatificação da religiosa.
O omento final do rito de beatificação ocorreu às 18h, com o descerramento da imagem de Irmã Dulce pela primeira vez como "bem-aventurada Dulce dos pobres".
O papa Bento 16 fixou a data de 13 de agosto como o dia de celebração da beata.

MISSA
A celebração teve início às 17h com a presença de dezenas de milhares de fiéis. A presidente Dilma Rousseff acompanha a cerimônia, junto com os governadores da Bahia Jaques Wagner e de São Paulo, Geraldo Alckmin, além do ex-governador paulista, José Serra, o presidente do Senado, José Sarney, prefeitos da Bahia e autoridades religiosas.
Após o rito de beatificação, a sergipana Cláudia Cristiane dos Santos Araújo, agraciada com um milagre atribuído pela Igreja Católica à religiosa, subiu ao altar, onde também foram exibidos objetos pertencentes à nova beata, agora considerados relíquias.

fonte: www.uol.com.br

domingo, 15 de maio de 2011

Bahia de Feira derruba o Vitória e é campeão baiano

O Davi venceu o Golias. De forma heroica, o Bahia de Feira bateu o Vitória no Barradão por 2 a 1 e conquistou o inédito título de campeão baiano. A equipe de Feira de Santana demonstrou desde os minutos iniciais que estava disposta a fazer história. Apesar de ter saído atrás no placar, o Tremendão manteve a determinação e, após dominar completamente o Leão no segundo tempo, chegou ao triunfo. Dentro do Barradão, o Bahia de Feira impediu o inédito pentacampeonato rubro-negro.
O herói do interior foi João Neto. O atacante, que pode trocar o Bahia de Feira pelo Vitória nos próximos dias, mostrou que a negociação não o desequilibrou psicologicamente. O atacante comandou as ações do time feirense e foi decisivo na partida: deu o passe para o primeiro gol e marcou o segundo.
Com a conquista do Tremendão, o título de campeão baiano volta para Feira de Santana após 42 anos. A última vez que a segunda maior cidade baiana havia conquistado o troféu foi em 1969, com o Fluminense de Feira. A pequena torcida do Tricolor do interior fez muita festa ainda no Barradão.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

João Paulo II é beatificado diante de 1 milhão de fiéis

Em uma cerimônia solene na presença de mais de 1 milhão de pessoas que lotaram a praça de São Pedro, segundo a polícia romana, o Papa Bento XVI proclamou beato o seu antecessor, João Paulo II (1920-2005), neste domingo (1º).
A cerimônia teve início às 10 horas no horário local (5h de Brasília), pelo papa e outros 800 sacerdotes presentes. Com um cálice e mitra que foram usados nos últimos anos de pontificado de João Paulo II e com uma vestimenta que também pertenceu a seu antecessor, Bento XVI abriu a cerimônia com uma saudação em latim, que foi traduzida simultaneamente em espanhol, francês, português, francês, inglês, alemão e polonês pela Rádio Vaticano.
Retrato de João Paulo II é exposto na fachada da basílica de São Pedro, no Vaticano, durante cerimônia (Foto: Andrew Medichini / AP)Um cardeal leu um texto sobre a vida do pontífice, morto em 2005, após 27 anos de papado. Foram destacadas virtudes de João Paulo II, como seus dotes intelectuais, morais e espirituais.
Após a leitura, ocorreu o principal momento da cerimônia, em que foi descerrado um retrato de João Paulo II, a partir de então denominado beato. "Concedemos que o venerado servo de Deus João Paulo II, Papa, seja de agora em diante chamado beato", proclamou Bento XVI.
A data escolhida para a veneração do papa foi 22 de outubro, dia da primeira missa do seu pontificado.
Muitos aplausos e gritos de "Santo subito" (Santo já), como no dia do funeral de João Paulo II, foram ouvidos na praça, repleta de pessoas que exibiam bandeiras de muitos países, entre elas a polonesa e a brasileira.

A freira francesa irmã Marie Simon-Pierre Normand - cuja a cura do mal de Parkinson, a mesma doença degenerativa do papa, em junho de 2005, é tida como a primeira graça de João Paulo II- levou ao altar uma ampola contendo sangue do Papa, enquanto outra religiosa que o acompanhou durante o papado, levou algumas de suas relíquias.
O Papa polonês, nomeado Sumo Pontífice em 1978, faleceu em 2 de abril de 2005 aos 84 anos.


Fonte: g1.globo.com