sexta-feira, 24 de setembro de 2010

SIMULAÇÃO de acidente chama atenção no centro de Coração de Maria

A RETRAN de Coração de Maria em parceria com a Auto Escola Tropical, realizou na manhã desta sexta-feira, 24, a distribuição de materiais informativos aos motoristas e pedestres que passavam pela Praça Araujo Pinho no centro de Coração de Maria encerrando as atividades da Semana Nacional de Trânsito, iniciada no sábado (18).
Na sequência, por volta das 10h, teve início a simulação de um acidente de trânsito e resgate das vítimas, que foi realizado pela equipe do Grupamento de Bombeiros/Salvar de Feira de Santana. O resgate chamou a atenção de muita gente.
NA PRAÇA foi colocado um carro simulando uma batida, onde o motorista teria ingerido bebida alcoólica. O resultado foi um trágico acidente. Num outro simulado envolveu um acidente com motociclistas, onde em alta velocidade a moto derrapou e bateu em um carro, deixando os motociclistas com ferimentos graves.
O RESGATE foi real. Bombeiros imobilizaram os acidentados, que estavam aparentando ferimentos graves. Foi usado equipamentos, disponíveis em uma situação real e encaminhados ao hospital local. Quem passava pelo local e desconhecia que se tratava de uma simulação, chegou a acreditar que se tratava de um acidente real. Também estiveram envolvidos nesta atividade, Polícia Militar de Coração de Maria, Coopercar Seguros e Secretaria de Saúde.
OS ACIDENTES envolvendo motocicletas têm crescido muito no país. Pela flexibilidade que a motocicleta oferece, o condutor acaba abusando disso e se envolve, geralmente, em acidentes graves, muitas vezes levam a óbito, conforme explicou o Capitão Moreira do Grupamento de Bombeiros Militares de Feira de Santana.
“A intenção do simulado foi mostrar aos condutores de veículos a importância de dirigir com atenção, respeitando as normas estabelecidas para estes tipos de veículos, principalmente os motociclistas onde há número bastante elevado de motociclistas conduzindo motos sem os equipamentos necessários e obrigatórios, inclusive crianças conduzindo moto, mostrar a essas crianças e aos jovens o que acontece quando se mistura bebida com direção, e quando não está devidamente habilitado.
Afinal eles são os futuros motoristas, que vão estar no trânsito daqui alguns anos. Outros adultos até já dirigem, então devem ter essa consciência e devem repassar isso aos pais e filhos. Escolhemos um local onde várias pessoas principalmente as crianças pudessem observar a ação de atendimento e resgate das vítimas, na tentativa de que elas possam evitar esses acidentes”.


Sandro Oliveira
Coordenador da 5ª RETRAN
Coração de Maria-Ba.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Não venda seu VOTO!

OUTRO dia ouvi de um político que já foi prefeito a seguinte frase: “O político que não comprar voto não se elege”. Diante dessa cruel, nefasta e repugnante frase, tive vontade de nunca mais falar em política. Mas é justamente isso que políticos que agem dessa maneira querem. Que as pessoas percam a esperança e achem que não tem mais jeito. Eu pergunto a você: “Você já vendeu o seu voto?”.

PEÇO desculpas por essa pergunta tão nojenta e vergonhosa. Porém o cidadão que graças a Deus nunca se prestou a esse absurdo (de vender o voto), fica indignado com isso. O eleitor que pede e requer algo em troca do seu voto, é tão corrupto quanto os políticos que roubam. E o interessante disso tudo, é que muitos eleitores fazem isso sem um pingo de vergonha na cara, pensam que não estão fazendo nada de errado.

QUANDO me candidatei ao cargo de prefeito de minha cidade, ouvi coisas absurdas. Eleitores que diziam que só votaria em mim caso lhes desse algo do tipo: um saco de cimento, bloco, dinheiro ou até um copo de cerveja. Resultado, como não me sujeitei a cometer esse ato, não consegui o voto dessas pessoas. E o pior disso tudo é que muitos desses eleitores são jovens sem nenhuma perspectiva de vida, que vende seu voto por um copo de cachaça. É triste, mas é verdade.

HÁ POUCOS dias um jovem aproximou-se e disse: “eu só vou votar em deputado se me ajudar com dez reais para colocar gasolina na moto”, outra pessoa “religiosa” disse que “só votaria se alguém lhe ajudasse”. Esses são alguns dos pedidos absurdos que as pessoas fazem para exercer esse ato tão importante de cidadania, VOTAR! Depois, quando surgem os casos de corrupção entre os políticos, essas mesmas pessoas são as primeiras a criticar e dizerem que todos os políticos roubam.

O ELEITOR precisa saber que assim como comprar, vender o voto também é crime, está escrito no Código Eleitoral, art. 299: “Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita” cabe uma pena de “reclusão até quatro anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa”.

PESSOAS que falam assim: “o deputado conseguiu uma cirurgia pra mim, por isso vou votar nele”, “o vereador me deu dinheiro para comprar meu botijão de gás só voto no deputado dele”... Ora meus irmãos, o dever do estado, do governante é muito mais que isso. É dar educação, gerar emprego, posto médico, beneficiar a comunidade num todo, não só a um grupinho de amigos e correligionários.

É VERGONHOSO, votar em político que compra seu voto, é eleger alguém que não tem compromisso com a comunidade. E se o cidadão depois cobrar desse tipo de gente vai ouvir coisas que não gostariam como: “eu não lhe devo nada, comprei seu voto”. QUANDO votar no dia 03 de outubro lembre-se que: O seu voto deve ser responsável, consciente, sincero e honesto. Não venda seu voto!

Sandro Oliveira