quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Oração e Fé

OUTRO dia li uma pequena estória que dizia assim:
Há algo mais importante que a oração?
- Perguntou o discípulo ao mestre.
- O mestre pediu que o discípulo fosse até uma árvore próxima e cortasse um ramo. O discípulo obedeceu.
- A árvore continua viva? – perguntou o mestre. - Tão viva como antes – respondeu o discípulo.
- Então vá até lá e corte a raiz – pediu o mestre. - Se eu fizer isto, a árvore morrerá – disse o discípulo. – O mestre então disse: - As orações são os ramos de uma árvore, cuja raiz se chama fé. Pode existir fé sem oração, mas não pode existir oração sem fé.
ORAÇÃO é encontro com Deus. É, sobretudo, um gesto de entrega, fé, humildade, escuta e compromisso. Mas por que será que as pessoas rezam tão pouco hoje em dia? O nosso mundo hoje é muito materialista. As pessoas pensam mais nas coisas materiais, como o dinheiro, os bens, os compromissos sociais, o status, os prazeres. Onde está o teu tesouro, está o teu coração disse Jesus. (Mt 6, 21)
POIS quando nosso tesouro passa a residir nas coisas materiais, fúteis e supérfluas da vida humana, aos poucos essas coisas vão se tornando divindades, e nós vamos deixando Deus de lado. Ora, se eu tenho um deus (ou vários deuses) que é minha posição social, coloco o dinheiro em primeiro lugar, e isso me basta, que necessidade eu tenho de outro deus? Vamos nos afastando, deixando a oração em segundo plano, até que um fato da vida nos faça ver que aqueles falsos deuses de nada adiantam.
PARA que nossa oração não seja um simples guarda-chuva (a gente só abre na hora da necessidade), é preciso que ela se torne diária. É um equívoco falar sobre o poder da oração. A oração, por si mesma, não tem poder nenhum. Quem tem poder é Deus, na fé, acessamos através da oração. Se a oração tivesse um poder isolado, fora de Deus, ela seria superstição.
ÀS VEZES acontece comigo e com muitas pessoas a distração no momento da oração. As pessoas se queixam que a distração as faz perder o rumo, durante a oração. A distração de fato acontece, é uma contingência humana, e não nos deve assustar. Para que se possa orar caindo o mínimo possível em distrações, é importante que a gente se coloque em espírito de oração.
EM ESPÍRITO de oração é procurar esvaziar-se das preocupações, dores e dúvidas, não é fácil, mas possível. É bom orar em qualquer momento: nas alegrias, nas tristezas, na dúvida, nas horas vagas, antes de dormir, ao acordar, nos momentos de espera, nas refeições, em visitas ao sacrário...
ORAR é comunicar-se com Deus.
Sandro Oliveira