terça-feira, 4 de agosto de 2009

Vocação para ser pai

ESTE mês de agosto é o mês dedicado as vocações, e é um mês muito especial pra mim, vou dizer por quê... Sempre quando estou preparando o artigo para ser divulgado no blog, a minha filha Marcelle fala assim pra mim: - Ah Pai! Eu gosto de ler “folha de oliveira" quando tem histórias da tua vida ou da nossa família. – Pensando nisso resolvi atender o seu pedido.

QUANDO eu era criança eu queria ser padre, até brincava de celebrar missa. Com o passar do tempo, fui descobrindo que não teria vocação para o sacerdócio, principalmente quando descobri que padre não pode namorar e se casar. Hoje eu tenho consciência de que a minha principal vocação é o matrimônio. Sinto esta vocação naqueles dias em que as meninas estão fazendo bagunça, e às vezes tenho que arrumar a sala os brinquedos e livros espalhados… e quando estou deitado penso comigo mesmo: “É bom ser casado e ser pai”. A vida em família ensina-nos a cultivar a paciência, a negar com carinho as nossas vontades pessoais, a ter tempo, tempo para ouvir, para dar colo, para amar...

NO DIA 9 de agosto será o dia dos pais e nesse mesmo dia a minha filha Marcelle estará completando 15 anos de vida, ou seja, há quinze anos que sou pai. Esses quinze anos tem sido o período mais feliz da minha vida, pois ser pai é mais do que eu imaginava que fosse, é uma dádiva de Deus. E Marcelle tem me ensinado a ser pai. Estou aprendendo com ela que ser pai é mais do que gerar um filho, é uma missão, a missão de ensinar aos filhos a serem melhores, e melhores que nós mesmos.

TORNAR-SE pai começa antes de gerarmos um filho, é uma vocação que nasce conosco. Quem tem a vocação de pai, pode não ser pai natural, mas ele será sempre pai, alguns vão adotar filhos, outros vão orientar... Muitos pais deseja que seu filho(a) seja um médico(a), professor(a), advogado(a) etc. não há nada de errado nisso. Mas do fundo do meu coração, desejo que minha filha escolha uma profissão que ela goste de verdade, mas antes de tudo eu quero que ela seja cristã de verdade, esse título deve vim antes de qualquer outro, que ame o próximo como a si mesma (Mat. 22,34-40).

SINTO uma alegria enorme quando estou na procissão da Eucaristia junto com a minha filha, sempre desejei isso, educar na fé e educar para o mundo... Não tenho dúvida, ser pai é a melhor coisa do mundo!

A TODOS os pais, desejo felicidades! E nunca se esqueçam da importância que é ser pai. A minha filha, toda felicidade do mundo pelos seus quinze anos de vida! Que Deus o abençoe!

Sandro Oliveira