quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A influência da televisão nas famílias

SINTO falta daqueles tempos em que a televisão tinha programas que podiam assistir juntos pais e filhos. Hoje em dia com a tal da globalização e com a falta de censura, não temos mais esse direito. Um dia desses assistíamos televisão eu, minha esposa e minhas filhas. E de repente, fomos surpreendidos com uma cena em que um homem vestido de Papai Noel com um revólver na mão atirava em um homem.

DIAS depois estava próximo do Natal, fomos ao shopping. Lá encontramos "Papai Noel". Minha filha menor, na época com 3 anos, começou a chorar por ter visto Papai Noel. Não entendiamos por que ela estava chorando. Geralmente crianças gostam de ver a figura do Papai Noel, querem até tirar foto. Mas foi aí, que me lembrei da tal cena da televisão. Depois de muito conversarmos consegui convencê-la do contrário.

POUCO tempo depois, a televisão anunciava uma reprise de uma minissérie que tinha passado antes no horário das 23h, só que desta vez ia passar às 15h. Essa tal minissérie tinha cenas de sexo em pleno horário de criança assistir televisão, achei uma falta de respeito. Não muito tempo depois à mesma emissora de TV passou outra cena que me chocou. Estavam discutindo a mãe com a filha, e a filha partiu para agredir a própria mãe, uma cena triste.

POIS É, eu não sou a favor da censura, longe disso, mas penso que deve haver mais respeito para com as famílias. Invadem os nossos lares sem a menor cerimônia e levam através da televisão, cenas de violência, imoralidades, sexo sem compromisso e outros exemplos ruins que vão contra os bons princípios. Por outro lado, cabe a nós pais e mães, fiscalizar o que os nossos filhos assistem na televisão e também na internet. Não podemos proibir que os nossos filhos usufruem desses meios, que de certa forma, quando bem bem utilizados são bastante benéficos para todos.  

Sandro Oliveira

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

IGREJA MATRIZ DE CORAÇÃO DE MARIA-BAHIA-BRASIL


Eu vim de lá do interior.
Aonde a religião ainda é importante.
Lá se alguém passa em frente matriz,
Se benze e pensa em Deus,
E não sente vergonha de ter fé.
Eu vim de lá do interior.
E sei que a religião já não influi mais tanto nas pessoas
Sei que a televisão, o rádio e o jornal,
Convencem mais que o padre no altar.
Mas deixa eu lhe dizer,
Que eu ainda creio e quero crer,
Que sem religião não sei viver!

(Padre Zezinho)

TÁ AÍ UMA COISA que me corta o coração. Ver crianças sendo exploradas no trabalho, muitas delas trabalhando para sustentar a família.
SÓ SEREMOS um País civilizado, mais humano, mais rico, quando as crianças estiverem na escola estudando para ter um futuro melhor.
VEJA se esta foto não dá vontade de chorar...
PARECE QUE está longe de nós, mas a miséria está tão perto, está ao nosso lado. Mas, apesar de tudo, eu ainda acredito, tenho fé e esperança que e o nosso mundo será melhor... Só depende de nós.

Sandro Oliveira
...Precisamos nos unir em prol de um transporte escolar digno para os estudantes da zona rural... Chega de sofre nas estradas à espera de carro para levar os nossos estudantes à escola... É hora de mudanças, de responsabilidade com o dinheiro público, de respeito para com o cidadão... Basta de corrupção, de impunidade, de fortunas fáceis, basta de mentir ao povo, basta de mentir à juventude... Este é meu desejo, esta é a minha luta...

(TRECHOS DO DISCURSO DE SANDRO OLIVEIRA NA MANIFESTAÇÃO COM OS ESTUDANTES DA ZONA RURAL – Setembro 2004)

Casamento é loteria?

OUTRO dia eu estava conversando com algumas pessoas sobre casamento. Conversa vai, conversa vem, um rapaz falou assim: "se eu pudesse voltar no tempo eu não teria casado". – Ele falou isso com um sentimento de raiva e decepção. E por um instante todos ficaram em silêncio. Teve uma mulher que disse assim: “casamento é loteria”. E começou as lamentações, casamento é isso, é aquilo... Eu pergunto: será que casamento é mesmo loteria? Será que você também pensa assim?
PENSO que casamento não é loteria. Casamento é diálogo, respeito, renúncia, perdão, amor. Um dos grandes problemas dos casais é a falta do diálogo. O homem conversa com os amigos sobre política, futebol, mas em casa não conversa nada com a esposa. Por sua vez, a mulher no salão de beleza conversa demais, mas em casa, da a atenção às novelas. Bem verdade que não existe casamento perfeito, sem problemas, mas todo casamento exige renúncia e adaptação, se não for assim fica complicado.
CASAMENTO é perdão, nenhum casamento sobrevive sem perdão, muitas pessoas hoje estão discutindo e procurando divorciar antes de entender o que a Bíblia nos ensina sobre casamento. Casamento não é uma união experimental, a aliança conjugal não termina quando as crises chegam. Quando os casamentos vão bem, quando são estáveis, a Igreja e a sociedade andam maravilhosamente bem. 
A SOLUÇÃO para o casamento e para a família não está nos modelos falidos da sociedade de hoje, que só pensa no bem de si próprio e no dinheiro acima de tudo. E sim, na eterna e infalível palavra de Deus, que é amor acima de tudo.
O AMOR no casamento é primordial, se não existe amor entre um homem e uma mulher, é melhor não se casarem. O amor, o verdadeiro amor advinha, descobre, simpatiza, faz suas as aflições do outro, dá ao outro suas próprias alegrias. Não se pode casar só pra um ser feliz, e sim os dois. Também é verdade que o amor não deve estar só no casal, ele deve expandir-se por toda a família.
PORTANTO, casamento não é loteria. Faça como Maria, confie em Deus e dê a Ele o “Sim” que um dia Maria deu.


Sandro Oliveira
Membro da Pastoral Familiar 
Paróquia de Coração de Maria