sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Religião e Política


Há quatro anos, fui candidato a prefeito. E percebia que quando se falava em política, os irmãos de caminhada “torciam” o nariz. Eu percebi que nos grupos religiosos da Igreja, muitos cristãos para se livrarem do assunto política, falam mil pretextos para dizer que a política não presta. Com isso ficam livres da responsabilidade do voto, e votam sem o menor cuidado. Alguns não querem saber de política porque dizem que divide a comunidade.

Os católicos que usam esses argumentos para escapar da realidade política têm uma parcela de culpa nas corrupções da nossa política, pois, em razão desse voto descompromissado, irresponsável, políticos desonestos conseguem os mandatos. A omissão dos cristãos católicos, portanto, ajudará os desonestos a oprimir o povo. Cristão que age assim, não pode alegar ignorância, para justificar seu comportamento leviano.

De fato, a política não é fácil, é complexa. Portanto, devemos vencer a preguiça mental que leva à omissão e justifica o descumprimento de um mandamento de Deus, que é lutar pela justiça em prol de todos. Podemos buscar conhecimento político na própria Igreja. Isso mesmo, na Igreja. Nos grupos, nos Movimentos, nas revistas como: Família Cristã, Cidade Nova do Focolares, Rainha dos Apóstolos e outras.

Nesses grupos e movimentos existem os círculos Bíblicos, onde discutimos a leitura bíblica, onde rezamos juntos, onde trazemos a realidade daqueles tempos para os nossos, e verificamos que não mudou muita coisa, continua a mesma exploração. Vejam quantos Pilatos ainda existem hoje. Quantos lavam as mãos, quando ver um pobre passando fome, desempregado.

O que me incentivou na política foi justamente esses Círculos bíblicos, principalmente o Movimento de Cursilhos, onde tomei conhecimento dos documentos da Igreja, por exemplo, Puebla (Puebla foi uma Conferência dos Bispos da Igreja Católica da América Latina que aconteceu na cidade mexicana de Puebla em 1979), é um documento a favor dos pobres da América Latina, onde nos ensina a sermos líder cristão comprometido com a família e a sociedade. Abre os nossos olhos para a realidade que está a nossa volta, mesmo quando nós insistimos em não querer ver.

Sandro Oliveira
Membro do Cursilho 
Coração de Maria-Bahia-Brasil